Medidor massa de ar

Tópico em 'Motor' iniciado por Jff, 24 Mai 2020.

  1. Jff

    Jff

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    Boas a todos...

    Desculpem falar deste tópico onde já há muitos, mas não vi nenhum com a minha dúvida.
    Tenho um A6 c5 2.5 tdi 150cv...
    Retirei a ficha do medidor de massa de ar e fui dar uma volta, para espanto meu o argolas ficou mais rápido o turbo dispara mais cedo, mais velocidade de ponta enfim, mais potente... Não era previsível que o carro ficasse mais fraco!!, motor com mais falhas...
    Mesmo assim não acho o carro como era, mas ficou melhor.
    Agradeço a quem me puder dar um concelhos...


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  2. nuno.ribeiro977

    nuno.ribeiro977

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    Fizeste o teste correcto e como viste que o carro tem melhor desempenho já sabes onde está a avaria
    É só substituir o medidor massa de ar
    Quando está com avaria a centralina regula automaticamente um valor padrão para não danificar o motor e fica sem o desempenho correto agora já sabes o que fazer
     
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  3. madlima29

    madlima29

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    Antes de gastar dinheiro, ligava o vagcom a ver erros e se os valores lidos da maf estão fora de padrão ou não.
    Não vás tu comprar uma maf e ficar na mesma, e ser outro problema, como contactos, ficha ou fios.
     
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  4. audia32002

    audia32002

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    Só ficou mais rápido porque deve ser de certeza um turbo de geometria fixa. Se fosse variável o teu carro entrava logo em safe mode. Quando desligas a ficha do MAF os valores ficam a (0) e por isso é que o teu carro está a andar mais com ela desligada.
     
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  5. Jff

    Jff

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    Mas o turbo por volta das 1700/1800 ou menos não sei bem, dá ares da sua graça e depois por volta das 2500 mais coisa menos coisa, volta a sentir-se outra vez a dar mais um ar da sua graça, isso não quer dizer que é de geometria variável?


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  6. zefern

    zefern

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    O turbo nos 2.5 v6 é de geometria variável a menos que tivessem andado a "inventar". O da minha é´, e é o OEM (de 98).
    Por causa de um MAF duvidoso já passei por isso e muito mais. E sim, se estiver avariada ou se houver falha de comunicação com a ECU, se for desligada nota-se melhoria. Agora, se puxares por ele até perto do red line vais ver que entra logo em safe.
    Por isso é imprescindível ligar o vagcom e analizar tudo, incluindo teste em estrada (como diz @madlima29).
     
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  7. Jff

    Jff

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    E estes carros já teem egr???


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  8. audia32002

    audia32002

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    Daí eu dizer que os turbos com geometria variável quando a MAF está desligada entra em safe. Tenho sérias dúvidas que isso só acontece em regime de redline...
     
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  9. zefern

    zefern

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    Têm,claro!
    Ora bem, cada caso é um caso. No meu entrava em safe com a maf desligada, por volta das 3.200 outras conseguia até 3.800 rpm.
     
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  10. moralez

    moralez

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    O meu é de geometeia variável, fiz esse teste e não entrou em safe.
    Com a MAF desligada os calores não ficam a 0, mas a máquina assume que os valores estão exatamente a meio dos valores padrão. Ou seja, em baixas vai ser mais acelerado, mas em altas será menos.
     
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  11. zefern

    zefern

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    No meu, além de prestações baixarem, o consumo ainda subia quase 1L/100.
    @moralez atenção que falamos do 2.5 v6 geração antiga. Maf ou comunicação desta defeituosa nestes motores atrofia mais sistemas que no 4 cil. No meu atrofiou o sistema asr/esp, acendendo a luz aviso. Mas no vag não acusava nenhum erro nesse sistema, a não ser " falha comunicação com ecu", não tenho agora presente o código erro.
     
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  12. audia32002

    audia32002

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    Claro... Há mais fluxo de ar e faz com que tenha uma mistura mais rica
     
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  13. Black Drako

    Black Drako

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    Porque é que desligaste a ficha da maf?
     
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  14. Black Drako

    Black Drako

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    Existem carros que sem maf entram em safe, outros que nao, a centralina assume um valor de referencia, intermedio.
    Podes sentir o carro a andar mais um pouco porque é injectado mais combustivel para uma massa de ar que nao existe. Ficando a mistura mais rica.
    Mas sentiras o carro em altas perder rendimento.
    Desligar a maf é um teste de despiste mas nao chega. Tens de verificar se a egr nao tá presa, borboleta, verificar cablagem, sinais etc...
    Se as maquinas de diagnostico fossem uma bola de cristal os mecanicos nunca falhavam.
     
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  15. Jff

    Jff

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    Porque já tinha ouvido falar, que para ver se está boa... desliga-se e se o carro falhar é porque está boa.


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