Medidor de massa de ar ou Turbo carbonizado? Audi A4 Avant 2.0tdi B7

Boa noite.

Gostaria de ter uma opinião de quem é mais entendido, ou quem ja tenha passado pela mesma situação.

Tenho uma audi a4 avant 2.0tdi (140cv) B7, e desde a algum tempo para cá as vezes na 5ª mudança (aos 120km sensivelmente) sentia que perdia força na carrinha, e tinha que desligar e voltar a ligar para ter força. Falei com quem tinha me vendido a carrinha e dizia que era o MMA que possivelmente estava avariado.
Fui a uma oficina bosh car service e detetaram na maquina que o turbo não estava a debitar o que devia, e que possivelmente seria a causa de perda de força e teria que levar um turbo reconstruido.
Entretanto para descargo de consciencia retirei o MMA e limpei-o, e notei uma diferença no disparo da carrinha, mas no entanto voltei a ter falta de força, e ultimamente até em várias mudanças tenho se não puxar pelas mudanças, principalmente mais altas.
Enquanto não perde força noto o turbo a entrar entre as 2000 e 3000 rotações, o que antigamente era mal pisava no acelerador. Hoje só para testar, puxei as mudanças e levei a carrinha aos 200km/h, sem perder força.

A minha duvida é: será que vale a pena tentar mudar de MMA para ver se é mesmo do medidor, ou será o turbo que está carbonizado? Valerá a pena descarbonizar o turbo?

Obrigado desde já pela vossa ajuda.

Um abraço
 
Boas, tive um golf 4 com o mesmo problema, limpei o turbo e não tive mais problemas mas pode ser do medidor
 
já não me lembro , já foi a algum tempo , não deve de passar de 100€ , é o trabalho de tirar o turbo e fazer uma limpeza geral mas como o meu mecânico não faz limpezas de turbos visto ser material com zonas sensíveis teve que levar a um especialista ( só trabalha com turbos)
 
isso pode ser tanta coisa... começa por ligar o VAG e vê se tens erros relacionados com o problema...
 
No meu caso dava-me um erro ( já não me lembro pois já faz tempo)e de inicio pensava que era o medidor e troquei por outro e continuou igual depois limpei o turbo e ficou ok, mas pode ser até de um tubo que liga as válvulas furado, como é tu dizes pode ser muita coisa.no meu caso foi só limpar o turbo.
 
desliga o MAF (medidor de massa de ar) e vai dar uma volta. se for só dai a carrinha vai cair para os mapas de carga para se orientar e puxar mais ou menos OK. olha também aos valores do MAP. um MAP quinado faz-te ficar sem resposta. Turbo com carvão so se te tiver a prender a geometria mas isso normalmente apresenta esticoes na dinamica.

se os erros voltarem coloca aqui

Boa noite.

Gostaria de ter uma opinião de quem é mais entendido, ou quem ja tenha passado pela mesma situação.

Tenho uma audi a4 avant 2.0tdi (140cv) B7, e desde a algum tempo para cá as vezes na 5ª mudança (aos 120km sensivelmente) sentia que perdia força na carrinha, e tinha que desligar e voltar a ligar para ter força. Falei com quem tinha me vendido a carrinha e dizia que era o MMA que possivelmente estava avariado.
Fui a uma oficina bosh car service e detetaram na maquina que o turbo não estava a debitar o que devia, e que possivelmente seria a causa de perda de força e teria que levar um turbo reconstruido.
Entretanto para descargo de consciencia retirei o MMA e limpei-o, e notei uma diferença no disparo da carrinha, mas no entanto voltei a ter falta de força, e ultimamente até em várias mudanças tenho se não puxar pelas mudanças, principalmente mais altas.
Enquanto não perde força noto o turbo a entrar entre as 2000 e 3000 rotações, o que antigamente era mal pisava no acelerador. Hoje só para testar, puxei as mudanças e levei a carrinha aos 200km/h, sem perder força.

A minha duvida é: será que vale a pena tentar mudar de MMA para ver se é mesmo do medidor, ou será o turbo que está carbonizado? Valerá a pena descarbonizar o turbo?

Obrigado desde já pela vossa ajuda.

Um abraço
 
Vou comprar um cabo vagcom 12.12 e vou fazer o diagnostico. Depois coloco aqui os erros que aparecem, para ver se me podem orientar melhor. Eu fico um pouco indeciso que seja o turbo, porque embora sinta o turbo a puxar mais tarde que o que devia, mas puxando bem as mudanças a carrinha vai aos 200km na boa.
 
experimentaste dar uma volta com MAF desligada?

Vou comprar um cabo vagcom 12.12 e vou fazer o diagnostico. Depois coloco aqui os erros que aparecem, para ver se me podem orientar melhor. Eu fico um pouco indeciso que seja o turbo, porque embora sinta o turbo a puxar mais tarde que o que devia, mas puxando bem as mudanças a carrinha vai aos 200km na boa.
 
Por acaso ainda não. Meti o cabo vcds e deu me o erro 16683/P0299/000665 - Boost Pressure Regulation: Control Range Not Reached. Fiz teste ao motor, e a MAF embora normalmente estivesse nos 300, as vezes passava para 490. Mas como tava com um mecanico ele diz k n deve ser da maf. Eu em 3ª se meter o pe a fundo, ela puxa bem e dispara o turbo as 2500 rotaçoes.

Alguem me sabe dizer o que possa ser o erro?
 
esse erro dá em casos de underboost ou overboost

Possible Symptoms
Reduced Power Output
Limp Mode
Possible Causes
Hoses/Pipes incorrect connected, disconnected or leaking
Charger Pressure Control defective
Turbocharger faulty
Diverter Valve faulty
Possible Solutions
Check Hoses/Pipes to/between Components
Check / Clean / Replace Charge Pressure Control
Check Turbocharger
Check Diverter Valve

presta atenção ao bloco 115 do vag-com, lá tens o boost solictado pela ECU e o boost real. se o bosst real não acompanhar o solicitado estás com underboost, caso seja ao contrário e exceda está com overboost. depois verifica do mais barato para o mais caro

0. pode acontecer mas raramente e teres um filtro de gasoleo entupido, então se tiver na altura aproveita e muda
1. desligar MAF e dar uma volta - podes sempre pedir uma emprestada para testar
2. desligar MAP e dar uma volta - podes sempre pedir uma emprestada para testar
3. tubos de vacuo
4. DV - podes sempre pedir uma emprestada para testar
5. N75 - podes sempre pedir uma emprestada para testar
6. verificar o valor diferencial de pressão no fiiltro de particulas caso o tenhas. uma restrição de escape fora do normal dificulta a criação de pressão
7. reza para que não chegues a este ponto pois é quando mandas sacar o turbo para procurar por uma geometria presa

Por acaso ainda não. Meti o cabo vcds e deu me o erro 16683/P0299/000665 - Boost Pressure Regulation: Control Range Not Reached. Fiz teste ao motor, e a MAF embora normalmente estivesse nos 300, as vezes passava para 490. Mas como tava com um mecanico ele diz k n deve ser da maf. Eu em 3ª se meter o pe a fundo, ela puxa bem e dispara o turbo as 2500 rotaçoes.

Alguem me sabe dizer o que possa ser o erro?
 
O que me dá ao certo é isto:

1 Fault Found:
16683 - Boost Pressure Regulation
P0299 - 000 - Control Range Not Reached - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 2163 /min
Torque: 202.0 Nm
Speed: 87.0 km/h
Load: 51.4 %
Voltage: 14.21 V
Bin. Bits: 00101000
Absolute Pres.: 2091.0 mbar
Absolute Pres.: 1601.4 mbar

Vou deixar isto ao meu mecânico, ver o que ele consegue fazer! Porque eu de mecânica sou um 0 à esquerda!
Obrigado pelo conselho ;)
 
O que me dá ao certo é isto:

1 Fault Found:
16683 - Boost Pressure Regulation
P0299 - 000 - Control Range Not Reached - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 2163 /min
Torque: 202.0 Nm
Speed: 87.0 km/h
Load: 51.4 %
Voltage: 14.21 V
Bin. Bits: 00101000
Absolute Pres.: 2091.0 mbar
Absolute Pres.: 1601.4 mbar

Vou deixar isto ao meu mecânico, ver o que ele consegue fazer! Porque eu de mecânica sou um 0 à esquerda!
Obrigado pelo conselho ;)

se meteste pela mesma ordem (em relativo ao bloco 115) o primeiro valor (2091) é o valor requisitado pela ECU mas o valor a ser medido pelo MAP está bem abaixo, se bem que um log (30 segs) seria melhor devido aos intervalos de atualizaçao. só com freeze frame só da para ver esse instante.

FYI

 
Last edited by a moderator:
Problema resolvido (espero eu).... Fui ao mecanico para tratar da minha caixa de direçao (teve k levar uma outra), pedi lhe para ver o que se passava ao certo com o turbo.
Ele ao ligar à maquina não detetou nenhum erro (porque eu tinha limpo com o vcds 12.12 na sexta passada, e nao tinha aparecido mais).
Mas ele começou por verificar toda a tubagem k liga ao turbo, e deteta um pequeno corte num dos tubos pequenos que fazem a passagem de ar. Trocou esse pequeno tubo, e apartir daí a carrinha voltou ao seu estado normal!!! Não sabemos ao certo se é disso, mas que ao ter trocado esse tubo, ela começou a puxar bem de novo, la isso voltou!! Agora tenho k ir testar uma viagem longa em AE para verificar se nao acontece de novo!! Como uma pequena coisa faz estes sintomas todos num veículo!!! Fui a uma bosch car service à um mes e queriam me levar 2000€ por uma caixa de direçao e turbo, e com 300€ resolvi (espero eu) a questão no mecanico amigo!!

Obrigado pela ajuda e disponibilidade!!
 
por vezes é inevitavel trocar peças para fazer testes.

1. começar das mais baratas para as mais caras
2. arranjar alguem com carro igual se forem peças faceis de trocar
3. ha mecanicos que só vêm $$. conheço gente que no teu caso taxavam o turbo e tudo mesmo q fosse so o tubo, pq o dono n sabe. eu se for comprar tachos e panelas qq vendedor me enrola :lol:

é por isso que este forum é importante. pq há quase sempre alguem que se ja teve o mesmo problema ou similar

Problema resolvido (espero eu).... Fui ao mecanico para tratar da minha caixa de direçao (teve k levar uma outra), pedi lhe para ver o que se passava ao certo com o turbo.
Ele ao ligar à maquina não detetou nenhum erro (porque eu tinha limpo com o vcds 12.12 na sexta passada, e nao tinha aparecido mais).
Mas ele começou por verificar toda a tubagem k liga ao turbo, e deteta um pequeno corte num dos tubos pequenos que fazem a passagem de ar. Trocou esse pequeno tubo, e apartir daí a carrinha voltou ao seu estado normal!!! Não sabemos ao certo se é disso, mas que ao ter trocado esse tubo, ela começou a puxar bem de novo, la isso voltou!! Agora tenho k ir testar uma viagem longa em AE para verificar se nao acontece de novo!! Como uma pequena coisa faz estes sintomas todos num veículo!!! Fui a uma bosch car service à um mes e queriam me levar 2000€ por uma caixa de direçao e turbo, e com 300€ resolvi (espero eu) a questão no mecanico amigo!!

Obrigado pela ajuda e disponibilidade!!
 
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