Lisboa - Algarve >>> Nacional ou AutoEstrada???

Opinião minha que faço esse trajecto varias vezes, nacional claro!!

1º a estrada é uma maravilha tirando ali uns 10 km perto de grandola, depois passas apenas por 5 ou 6 localidades e é entrar e sair , transito é muito reduzido , ultrapassagens? tens muito por onde ultrapassar por acaso nisso a nacional po algarve tá mt bom.

Se me disseres, lisboa porto, sem olhar a dinheiro, AE sem duvida...

Agora mesmo sem olhar a dinheiro ( que olhamos sempre um pc ) , lisboa algarve, Nacional. posso dizer q em vel cruzeiro de turista tipo 80 90, fiz 3 h e pc daqui a portimao... e a estrada da bem para andar a 120 ou + á noite entao é um mimo..

Camioes, poucos ou nenhuns ves.. nao perguntes porque mas em comparaçao com lisboa porto é 10% do nr de camioes a circular.

Também já fiz esse troço algumas vezes, o ano passado Lisboa - Algarve fiz por dentro, foi na boa, mas o pessoal ás vezes esquece-se e quando dá conta já vai duas vezes a velocidade permitida no local... LOL Camiões também apanhamos poucos Cardoso, lembro-me é de apanhar radares e quase me meter na tua traseira de travares tanto a fundo :D :lol:
Eu prefiro auto estrada, velocidade cruzeiro aos 130, Ac On e ir no relax.
 
Nacionais em relação a AE digam o que disserem poupa-se dinheiro. Dou o exemplo Lisboa-Porto que a portagem já anda pelos 20€ (pela A1). Mal será se pela nacional se gasta o mesmo que pela AE, para isso acontecer só se se fosse com o pé no fundo o tempo todo. É mais cansativo viajar pela nacional? É sim senhor! Demora mais tempo pela nacional? Demora sim senhor! Causa mais desgaste no carro? Acredito que sim, porque é necessário travar, reduzir, etc etc. No entanto acho que isso é uma pentelhice, porque é uma coisa insignificante. Ah e tal travei mais 1 vez do que o costume, quem é que contabiliza isso? Ninguém! Até em AE, o facto de parares na área de serviço 1, 2 ou 3 vezes vai influenciar, mas ninguém conta com isso. Também acredito que seja mais perigoso.

Já fiz viagens só pela AE, como já as fiz só pela nacional, no entanto a escolha depende de vários factores. Viagens só pela nacional agora não faço. Prefiro fazer combinado. Dou o exemplo de Lisboa-Viana do Castelo que por norma é AE até ao carregado, nacional até ao Porto e do Porto para Viana AE. Poupo dinheiro, mas só o faço quando tenho tempo. Se tiver pressa vou só pela AE.

Depois ainda há outra coisa engraçada! Por 2 anos consecutivos que fui para Celorico da Beira. No primeiro ano fui só pela AE, no segundo ano fui só pela nacional e no fim de contas tinha poupado mais de 20€ em portagens e só demorei mais meia hora do que no 1º ano. Às vezes o facto de abrandar uma ou outra vez, dá-nos a sensação que nunca mais chegamos ao destino, porém olhando para o relógio pouca diferença faz.
 
Last edited:
Obrigado a todos pelas opiniões!...

A minha opinião é que não compensa ir pela Nacional!...

Escolheria sempre a AE!...

Mas vamos experimentar a coisa!

Pra lá vamos pela Nacional! Pra cá logo analisamos se vale a pena regressar por o mesmo caminho!... ;)
 
Obrigado a todos pelas opiniões!...

A minha opinião é que não compensa ir pela Nacional!...

Escolheria sempre a AE!...

Mas vamos experimentar a coisa!

Pra lá vamos pela Nacional! Pra cá logo analisamos se vale a pena regressar por o mesmo caminho!... ;)

isso, segue o concelho aqui do Ti Garcia... :D

para tirares as tuas dúvidas, nada como tu experimentares.. ;)
 
Obrigado a todos pelas opiniões!...

A minha opinião é que não compensa ir pela Nacional!...

Escolheria sempre a AE!...

Mas vamos experimentar a coisa!

Pra lá vamos pela Nacional! Pra cá logo analisamos se vale a pena regressar por o mesmo caminho!... ;)

O compensar é muito relativo. Em termos de dinheiro compensa sempre, porque gastas mais 5€ de gasóleo (que não gastas!) e ainda ficas com mais 15 ou 20 no bolso.

Agora se estás a olhar em termos de tempo e do cansaço que ia ser ir na nacional em vez de AE, aí estou contigo, compensa-te a AE. Agora é como tudo, uns compram carros de 20, outros só compram de 10, por mais que compense ficar com o de 20! Desde que haja massa, as coisas fazem-se.
 
O compensar é muito relativo. Em termos de dinheiro compensa sempre, porque gastas mais 5€ de gasóleo (que não gastas!) e ainda ficas com mais 15 ou 20 no bolso.

Agora se estás a olhar em termos de tempo e do cansaço que ia ser ir na nacional em vez de AE, aí estou contigo, compensa-te a AE. Agora é como tudo, uns compram carros de 20, outros só compram de 10, por mais que compense ficar com o de 20! Desde que haja massa, as coisas fazem-se.
Claro isso é óbvio!!
Se não fossem os euros duvido que houvesse alguém que preferisse andar de nacional :-D

Eu, falando por mim, não fossem os euros das portagens e no sábado estava no Porto, e no domingo ia beber um café ao Algarve :-D

Ainda hoje tenho um primo que se lhe disser para ir beber um copo ao Algarve ele só não vai se a vida profissional não lhe permitir! Se estiver de férias é na hora! Mas pronto euros não faltam. E são mais de 400km lol
 
Back
Top