IPO's a partir de 1 de Agosto de 2018

Tópico em 'Consultório Jurídico' iniciado por moralez, 26 Jul 2018.

  1. moralez

    moralez

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    (...)
    1 - Os centros de inspeção técnica de veículos, devem respeitar nas inspeções realizadas,o seguinte:

    a) Integração automática dos resultados dos ensaios realizados;
    b) Aquisição automática da fotografia dos veículos estacionados;
    c) Aquisição e registo do número de rotações do motor e da sua temperatura no âmbito do ensaio do sistema de controlo das emissões poluentes;
    d) Utilização do equipamento fotométrico, na medição do índice de transmissão luminosa dos vidros.
    e) (...)
    f (...)
    g (...)

    2 - O disposto no número anterior entra em aplicação no dia 1 de agosto de 2018, (...)

    Atenção aos veículos com repro, rebaixamentos exagerados e não homologados, jantes de tamanho exagerado e não homologado e películas não averbadas (ou a sua opacidade superior à averbada)
    Fica o conselho, pois o Xuning não vai passar e as Inspeções pela "porta do cavalo" vão acabar. Fica tudo registado em sistema para, a qualquer momento, os engenheiros do IMT fiscalizarem os Centros de Inspeção.
     

    Ficheiros Anexados:

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  2. BlueA4

    BlueA4

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    Repros? Vão fazer diagnóstico por OBD?
    Tenho 2 carros mexidos...mas uma coisa soft nada de abusos...
    O centro onde vou já faz aquilo tudo que está nesse documento...e já há uns 2 anos, e até ver não me disseram nada
     
  3. moralez

    moralez

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    Sim repros. Se não for nada exagerado, é possível que passe. Mas se for para comparar com valores de fábrica, vai acusar qualquer coisa certamente.
    Não sei se será por OBD, mas não me admirava nada...
    Até agora, o controlo do IMT nos Centros foi nulo. Mas consta que vão apertar os Centros.
     
  4. perkes

    perkes

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    Aonde vou já para aí ha dois anos que tiram fotos e nem por isso tenho tido problemas nos meus carros. Vejo lá carros ligeiramente mexidos de colegas e eles continuam a ir lá e sem queixas.... Quem conhece sabe bem onde ir para passar pela porta do cavalo ;););)......
     
    ptfuzi gostou disto.
  5. madlima29

    madlima29

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    Isso só afeta os caga fumo e xuning ilegal com vidros, jantes e rebaixamento.
     
    moralez gostou disto.
  6. moralez

    moralez

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    Foi exatamente isso que eu escrevi.
     
  7. madlima29

    madlima29

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    Ou seja, nada de novo excepto as fotos.
     
  8. moralez

    moralez

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    Fotos e registos. Nada ficava registado, o inspetor chava que estava bom e passava.
    Agora fica registado para o IMT fiscalizar os Centros.
    E deve dar para fazer mais umas quantas brincadeiras.
     
  9. perkes

    perkes

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    No fim desta nova brincadeira quem se vai lixar mais vão ser os inspetores que as vezes dão só um aviso e deixao passar. Se o IMTT achar que determinado veículo não deveria ter passado, lá vai o inspetor levar multa e não são tão pequenas como isso, com a possibilidade de nunca mais poder inspecionar... Também sei que as vezes há alguns que também abusam.....
     
  10. ptfuzi

    ptfuzi

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    se ha porta do cavalo vai continuar a haver.. Se deixam passar deviam ser mais rigorosos, é o trabalho deles
     
    madlima29 gostou disto.
  11. moralez

    moralez

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    Sendo porta do cavalo ou não, é bom que haja registos e controlo sobre isso. Uma Inspeção não pode nem deve ficar ao livre arbítrio do inspetor.
    Serve também para o consumidor se poder queixar caso ache que o seu veículo reprovou ou ficou com anotação sem motivo.
    Mas no fim de contas, esta política é toda a mesma que tem sido há anos implementada em vários setores relacionados com a circulação rodoviária e que valentes multas da UE dá ao Estado Português: reduzir a poluição e a sinistralidade rodoviária.
     
  12. lofoscopico

    lofoscopico

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    Ainda gostaria de ver como é que o IMTT teria capacidade (recursos humanos) para operacionalizar a fiscalização dos veículos... só se for por denúncia específica...
     
  13. moralez

    moralez

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    As fiscalizações sempre ocorreram. Co pouca frequéncia e raio de ação mas aconteceram.
    Agora, essa fiacalização pode ocorrer à distância.
     
  14. madlima29

    madlima29

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    Para mim, pouco muda.
    A telefiscalizaçao nunca será eficaz.
    Seja como for, não vejo grandes diferenças. Quem mais deve ter cuidado, é quem rebaixa ou tem o veiculo alterado ou danificado.
     
  15. moralez

    moralez

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    Indiretamente poderá ser eficaz, uma vez que qualquer falha do inspetor do veículo poderá ser alvo de inspeção do IMT ou até de empresas independentes.
    Poderá ter um efeito dissuasor nos Centros.
    Haverá mais coisas que também não terão hipótese, barras AA, swaps de motor, repros com grandes alterações nos regimes de motor, catalisadores anulados, vidros escurecidos...
    Coisas que simples fotos e com as medições serão facilmente apuradas.
    Mas também estou de acordo que quem mais sofrerá serão aqueles que têm os carros basrante azeitados ou aquelas sucatas a cair de maduro que já nem a prendinha ao inspetor os vais safar.
     

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