IPO's a partir de 1 de Agosto de 2018

(...)
1 - Os centros de inspeção técnica de veículos, devem respeitar nas inspeções realizadas,o seguinte:

a) Integração automática dos resultados dos ensaios realizados;
b) Aquisição automática da fotografia dos veículos estacionados;
c) Aquisição e registo do número de rotações do motor e da sua temperatura no âmbito do ensaio do sistema de controlo das emissões poluentes;
d) Utilização do equipamento fotométrico, na medição do índice de transmissão luminosa dos vidros.
e) (...)
f (...)
g (...)

2 - O disposto no número anterior entra em aplicação no dia 1 de agosto de 2018, (...)

Atenção aos veículos com repro, rebaixamentos exagerados e não homologados, jantes de tamanho exagerado e não homologado e películas não averbadas (ou a sua opacidade superior à averbada)
Fica o conselho, pois o Xuning não vai passar e as Inspeções pela "porta do cavalo" vão acabar. Fica tudo registado em sistema para, a qualquer momento, os engenheiros do IMT fiscalizarem os Centros de Inspeção.
 

Anexos

  • Deliberação - adaptação Port.221-2012.pdf
    41,5 KB · Visualizações: 6
Repros? Vão fazer diagnóstico por OBD?
Tenho 2 carros mexidos...mas uma coisa soft nada de abusos...
O centro onde vou já faz aquilo tudo que está nesse documento...e já há uns 2 anos, e até ver não me disseram nada
 
Sim repros. Se não for nada exagerado, é possível que passe. Mas se for para comparar com valores de fábrica, vai acusar qualquer coisa certamente.
Não sei se será por OBD, mas não me admirava nada...
Até agora, o controlo do IMT nos Centros foi nulo. Mas consta que vão apertar os Centros.
 
Aonde vou já para aí ha dois anos que tiram fotos e nem por isso tenho tido problemas nos meus carros. Vejo lá carros ligeiramente mexidos de colegas e eles continuam a ir lá e sem queixas.... Quem conhece sabe bem onde ir para passar pela porta do cavalo ;););)......
 
No fim desta nova brincadeira quem se vai lixar mais vão ser os inspetores que as vezes dão só um aviso e deixao passar. Se o IMTT achar que determinado veículo não deveria ter passado, lá vai o inspetor levar multa e não são tão pequenas como isso, com a possibilidade de nunca mais poder inspecionar... Também sei que as vezes há alguns que também abusam.....
 
se ha porta do cavalo vai continuar a haver.. Se deixam passar deviam ser mais rigorosos, é o trabalho deles
Sendo porta do cavalo ou não, é bom que haja registos e controlo sobre isso. Uma Inspeção não pode nem deve ficar ao livre arbítrio do inspetor.
Serve também para o consumidor se poder queixar caso ache que o seu veículo reprovou ou ficou com anotação sem motivo.
Mas no fim de contas, esta política é toda a mesma que tem sido há anos implementada em vários setores relacionados com a circulação rodoviária e que valentes multas da UE dá ao Estado Português: reduzir a poluição e a sinistralidade rodoviária.
 
Ainda gostaria de ver como é que o IMTT teria capacidade (recursos humanos) para operacionalizar a fiscalização dos veículos... só se for por denúncia específica...
 
Ainda gostaria de ver como é que o IMTT teria capacidade (recursos humanos) para operacionalizar a fiscalização dos veículos... só se for por denúncia específica...
As fiscalizações sempre ocorreram. Co pouca frequéncia e raio de ação mas aconteceram.
Agora, essa fiacalização pode ocorrer à distância.
 
Para mim, pouco muda.
A telefiscalizaçao nunca será eficaz.
Seja como for, não vejo grandes diferenças. Quem mais deve ter cuidado, é quem rebaixa ou tem o veiculo alterado ou danificado.
 
Para mim, pouco muda.
A telefiscalizaçao nunca será eficaz.
Seja como for, não vejo grandes diferenças. Quem mais deve ter cuidado, é quem rebaixa ou tem o veiculo alterado ou danificado.
Indiretamente poderá ser eficaz, uma vez que qualquer falha do inspetor do veículo poderá ser alvo de inspeção do IMT ou até de empresas independentes.
Poderá ter um efeito dissuasor nos Centros.
Haverá mais coisas que também não terão hipótese, barras AA, swaps de motor, repros com grandes alterações nos regimes de motor, catalisadores anulados, vidros escurecidos...
Coisas que simples fotos e com as medições serão facilmente apuradas.
Mas também estou de acordo que quem mais sofrerá serão aqueles que têm os carros basrante azeitados ou aquelas sucatas a cair de maduro que já nem a prendinha ao inspetor os vais safar.
 
Back
Top