Inspecções a motociclos e quadriciclos

alguem está informado sobre isto? já saiu em diario da republica:x mas pormenores ainda nao há muitos...
pois, pois...

lá vou eu ter que por piscas e espelhos na minha XR650R... :mad:

(...)
Conforme a MOTOCICLISMO adiantou em primeira mão a 23 de Maio, as Inspeções Periódicas Obrigatórias (IPO) serão alargadas a veículos de duas rodas (motos acimas dos 250 cc) já a partir do mês de Agosto.

O Conselho de Ministros tinha aprovado a nova lei e, faltava apenas a sua publicação em Diário da República – após promulgação do Presidente da República Cavaco Silva -, o que aconteceu hoje, quarta-feira 11 de Julho de 2012, para tornar as IPO oficiais para motociclos.

O Decreto de Lei nº144/2012 – que poderá consultar em formato PDF clicando aqui – refere que as IPO serão obrigatórias para todos os motociclos acima dos 250 cc e, os proprietários dos motociclos têm de visitar um centro de inspeções passados quatro anos da data da primeira matrícula, seguindo-se um período de dois anos, novamente outros dois anos e, quando o veículo tiver 8 anos de idade, terá de realizar uma IPO anualmente.

As inspeções, realizadas por técnicos especializados do Instituto de Mobilidade e Tranportes (com necessária certificação), poderão ser realizadas nos já conhecidos centros de inspeção de automóveis e os pontos que obrigatoriamente serão verificados são os seguintes:

- Identificação do veículo;
- Equipamento de travagem;
- Direção;
- Visibilidade;
- Equipamento de iluminação e componentes do sistema elétrico;
- Eixos, rodas, pneumáticos e suspensões;
- Quadro e acessórios do quadro;
- Equipamentos diversos;
- Emissões.

As eventuais deficiências que um motociclo acima dos 250 cc apresente na respetiva Inspeção Periódica Obrigatória, estão divididas em três tipos, tal como nos automóveis, e que podem significar apenas um “aviso” - deficiência tipo 1, ou no caso mais grave, a paralisação do veículo - deficiência tipo 3, sendo que nestas situações o veículo apenas poderá deslocar-se até ao local de reparação das deficiências detetadas, devendo apresentar-se depois das reparações a nova IPO para aprovação.

A fiscalização do cumprimento desta nova lei que alarga as inspeções a motociclos acima dos 250 cc ficará a cargo da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública, do Instituto de Mobilidade e Transportes, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e ainda de qualquer outra entidade a quem seja legalmente atribuída estas funções.

Esta lei entra em vigor a partir de Agosto de 2012 e, será objeto de avaliação por parte do organismo responsável I.M.T. ao longo dos próximos cinco anos, altura em que será elaborado um relatório e, caso seja necessário, serão efetuados ajustes ao decreto de lei atual.

Fique atento a MOTOCICLISMO.pt - Site oficial da revista MOTOCICLISMO - Homepage e à próxima edição da sua revista MOTOCICLISMO para saber tudo sobre a aprovação das Inspeções Periódicas Obrigatórias para motociclos acima dos 250 cc. Não perca!
(...)
http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5522&Itemid=51
 
xii, pois eu tenho um raptor 660 e ... nada de espelhos, piscas, minimos, buzina... e folgas um moto4 anda 2 ou 3 vezes no mato ganha logo folgas , enfim tudo para encher a peidola aos chulos ....
 
Desculpem qualquer coisa, mas tal como sou contra não ser preciso carta para os mata-velhos, tambem era contra nao se fazer IPO´s ás motas.

Até digo mais, andam na estrada como os carros, tão ou mais alteradas que os carros, e provocam o mesmo perigo ou mais ainda, portanto a unica coisa que acho mal foi não serem obrigadas a IPO á muitos anos logo quando os carros foram, e quando falo de motas falo de todas, por mim até 50cc faziam IPO, ou essas não andam na estrada?

E não pensem que não gosto de motas ou que tenho algo contra os motards, se pudesse até eu tinha uma, mas acho muito bem esta medida.
 
isso é tudo muito bonito...mas se é para umas é para todas! porquê só apartir de 250cc? os centros vão ter pessoas habilitadas para fazer estas inspecções? o pessoal vai ter por piscas, buzinas etc nao tendo os veiculos saido de fabrica como isso e estando homologadas como estao???

isto vai dar agua pela barba....
 
Nao vai nada, parece que nem te lembras em que país estás... como tud nesta ***** de país, vão-se fazer IPO´s como eles querem e bem entenderem, tal como foi com os carros, queres só um exemplo entre muitos???

Experimenta só ir á IPO com um Audi A4 com a direcção alinhada como vem de fábrica pa veres o desfecho, sais de lá de folha vermelha, e agora eu pergunto, andaram engenheiros tempos e tempos a estudar e chegaram á conclusão que os carros deviam andar assim, quem é o inspector pra dizer que tá mal??? Quando se começaram a fazer IPO´s e a dar cursos para esses instrutores já se fazia carros á muito tempo...

A parte de que devia ser pra todas, estou completamente de acordo, se fosse eu a mandar era tudo o que andasse na estrada, fosse uma 50cc ou uma 1000cc.
 
yah essa é verdade...
agora quero ver se metem um artolas qualquer a fazer a inspecção a uma mota e ele cai com a mota...
 
Desculpem qualquer coisa, mas tal como sou contra não ser preciso carta para os mata-velhos, tambem era contra nao se fazer IPO´s ás motas.

Até digo mais, andam na estrada como os carros, tão ou mais alteradas que os carros, e provocam o mesmo perigo ou mais ainda, portanto a unica coisa que acho mal foi não serem obrigadas a IPO á muitos anos logo quando os carros foram, e quando falo de motas falo de todas, por mim até 50cc faziam IPO, ou essas não andam na estrada?

E não pensem que não gosto de motas ou que tenho algo contra os motards, se pudesse até eu tinha uma, mas acho muito bem esta medida.


LOL

Não digo que não tenhas um bocadito de razao mas entao diz-me: e os tractores? e as maquinas agricolas e industriais e as carroças... e o carai****????

Queres que vah fazer 60km de motorizada para a levar à IPO??? Para ver o que???


Nem tudo é lisboa...;)

Contudo, motociclos concordo.......

- - - - - - - - - -

Gostava de saber o que se poderia ver numa motorizada na IPO... LOLOL Honestamente essa era o cúmulo da macacada, e quem defende tar coisa não pode ter noção do que está a dizer... LOLOL

Para vocês 50cc são scooters e DT's... mas o mundo é muito mais vasto do que voces imaginam......
 
LOL

Não digo que não tenhas um bocadito de razao mas entao diz-me: e os tractores? e as maquinas agricolas e industriais e as carroças... e o carai****????

Queres que vah fazer 60km de motorizada para a levar à IPO??? Para ver o que???


Nem tudo é lisboa...;)

Contudo, motociclos concordo.......

- - - - - - - - - -

Gostava de saber o que se poderia ver numa motorizada na IPO... LOLOL Honestamente essa era o cúmulo da macacada, e quem defende tar coisa não pode ter noção do que está a dizer... LOLOL

Para vocês 50cc são scooters e DT's... mas o mundo é muito mais vasto do que voces imaginam......

Tractores, maquinas agricolas, carroças etc se andam na estrada tem de sujeitar ao que os outros sujeitam, tambem fazem manobras estupidas que provocam acidentes, andam a 30km/h a criar filas enormes nas estradas nacionais e muitas das vezes circulam em condiçoes degradantes, e ainda por cima são viaturas de trabalho, portanto é bom que nem se faça muito barulho sobre esse tipo de viaturas senão ainda os obrigam a IPO´s de 6 em 6 meses como as ambulancias e as carrinhas funerárias.:lol:

Oh meu, os km que fazes pra ir ao centro de IPO não tem nada a ver com isso, quem te manda morar onde as cabras se escondem?:p

Na minha opinião, e volto a frisar na minha opinião, se é pra uns é para outros, pois muitos falam e apontam o dedo a quem anda em excesso de velocidade de carro, e criticam quem mexe nos motores pa andar mais, quem mete escapes pa fazer barulho, quem deixa andar os carros sem manutenção devida até cair po lado etc, mas então e então e as motas??? É que as motas alem de serem máis rapidas que muitos carros, são bem mais perigosas e maior parte delas andam alteradas tal como os carros ou mais ainda, portanto desculpa lá mas acho muito bem, estiveram foi habituados á mama de poder fazer o que queriam e lhes apetecia nas motas que ninguem fiscalizava isso e agora puseram-se aos gritos porque lhes vai sair do bolso, temos pena, a mim já me sai á muitos anos.

Já nem vamos falar do que aí anda de falcatruas, motas inteiras que desaparecem e outras que são construidas com quadros daqui e motores dali e documentos de além.

Nem tudo é Lisboa aí tens uma certa razão mas ainda bem pra ti em algumas coisas, nem vamos falar muito nisso mas posso-te dar um exemplo, deves saber ou se não sabes pergunta a um mediador de seguros por exemplo, se não existe diferenças no valor do seguro consoante a zona onde moras, quanto mais povoado mais pagas...portanto como podes ver em algumas coisas tens vantagem sobre Lisboa.;)

A tua ultima pergunta é que sinceramente me deixou de boca aberta, vinda dum gajo como tu que até é instruído :D e tal nem parece teu ó Pedro, o que se pode ver numa motorizada??? Atão o que se pode ver num carro???

Luzes
Gases
Suspençao
Direcção
Folgas na suspenção
Pneus
Travoes

Queres ver que as motas não trazem nada disto de fabrica?

Eu percebo a tua parte claro, teres de te deslocar bastante secalhar com mais que uma motorizada, e com tractores e maquinas que tenhas, mais os custos relativos a essas IPO´s todas ao final do ano faz moça, mas é assim migo, não podemos fazer nada.
 
Last edited:
amigo BrunoA3 ta aqui o decreto lei que ja foi aprovado

http://www.legix.pt/IncmRedirect.asp?dd=11-07-2012&n=133&se=I&sup=0&pr=3606&pult=3625&prs=0&pults=0

as motas sao todas 2, 3 e 4 rodas

nas moto 4 vai ser engracado... como anotam eles os km´s se grande parte delas nao o traz de origem?

e nas motas de 2 rodas como vai ser nos rolos de teste dos travoes? se uma tombar a responsablidade é de quem?

isto ainda tem mtas arestas para serem limadas

Isso é verdade, ainda muito se vai ter de falar e decidir sobre como é que se vai fazer certas coisas claro.

Os incidentes que falas, tipo a mota cair ou coisa do genero, o regulamento é o mesmo que serve para os carros, tudo o que aconteça dentro do centro nas mãos do tecnico é imputado ao centro...digo eu!!!

Partindo do principio que as maquinas e os rolos serão os mesmos com que se faz IPO a um carro né, mas nem isso se sabe ainda.
 
Isso é verdade, ainda muito se vai ter de falar e decidir sobre como é que se vai fazer certas coisas claro.

Os incidentes que falas, tipo a mota cair ou coisa do genero, o regulamento é o mesmo que serve para os carros, tudo o que aconteça dentro do centro nas mãos do tecnico é imputado ao centro...digo eu!!!

Partindo do principio que as maquinas e os rolos serão os mesmos com que se faz IPO a um carro né, mas nem isso se sabe ainda.

Vai ser bonito....a motinha no rolo...e bai de travar...e sai mota disparada...lolol se com os carros eles já saltam...lolol....
Isto é um País de treta....Quem tem um barco que custe 1 milhão,na doca porque é que paga gasoleo,ou gasolina mais barato....há não é um artigo de luxo...porque não paga o selo....portagens......Oki
 
Bem... Eu perdoo algum tipo de ignorancia pois fui obrigado a conviver no meio dela durante alguns anos e estou preparado para isso... Razao pela qual chego mesmo a por vezes compreender algum tipo de legislaçao tomada ...

É mais um topico que não vou responder porque seria obrigado a chamar nomes a alguns e creio que não vale a pena pois no fundo estou-me ca****do para a vossa falta de conhecimento...

No que respeita a maquinas agricolas, nem vale a pena prosseguirmos com a conversa pois tudo o referido pelo amigo Tdi, demonstra a enorme ignorancia deste na area... Eu perdoo, nao chamo nomes, mas não me obrigues a prosseguir com a conversa;)

Relativamente a critica ao que referi, de ser impossivel, e reformo IMPOSSIVEL levar alguns exemplares à IPO, esta é mais uma estupidez tipica de quem não encherga mais que o caminho entre casa, o trabalho, a padaria e a costa da caparica...
A realidade é que ha pessoas a morar a centenas de kms dos centros e simplesmente nao tem como levar alguns veiculos la... Ate porque estes nao o podem fazer...

Mas não complicando, e continuando com a conversa pelo basico, uma vez que o a seguir é demasiado comPlexo para algumas cabeças...

O que faz uma motorizada na IPO?!?! Diz-me...
Ve os gases?!?! Quais gases?!?! Aqueles que eu aumento ou diminuo conforme a relaçao da mistura que faço no garrafao?!?!
Os pneus?!?! O que queres ver?! Medidas não ha definidas na maioria, e o estado deles a GNR vê nas operaçoes...
As folgas?!?! Quais?! As 3 rolamentos que o quadro tem na totalidade que alem de serem irremoviveis, não causam qualquer tipo de embaraço no correcto funcionamento do sistema...?! Ou nos rolamentos das rodas?! Valerá a pena IPO para confirmar 2 rolamentos?!
O oleo babado?!?! Como se resolve?! Lololololololol este nem explico...
O travao?! Que tem afinaçao igual ao de uma bicicleta... Ou sEja, nenhum parametro logico?!
As luzes?!?! Quais?! A traseira que não tem como se manter acesa por mais de 50km e a GNR avisa quando esta fundida?!?! Ou a da frente que não tem intensidade nem direcçao certa?!?!

Que mais queres ver?! Posso continuar...

Alem disto tudo, nao existe parametros para analisar estes vEiculos... E nao ha como fazer IPO...


Curem-se;)
 
Last edited:
Back
Top