Inspecção Automóvel em país da União Europeia

Eu estou neste momento no luxemburgo, embora em termos práticos não seja cá cidadão, porque ainda não me registei, ou seja, estou como se estivesse de férias. O que queria saber é se eu posso ou não fazer cá a inspecção ao meu carro, é que em Janeiro acaba o prazo. Alguém me sabe tirar esta duvida?
 
armageddon disse:
Podes fazer a vontade, ou melhor, tens que fazer, mas se voltares a Portugal tens de fazer nova inspecção cá

Também era essa uma das minha duvidas. Ou seja então faço inspecção, e enquanto aqui estiver estou descansado.

Obrigado pelo esclarecimento 8)
 
armageddon disse:
Podes fazer a vontade, ou melhor, tens que fazer, mas se voltares a Portugal tens de fazer nova inspecção cá

Tens a certeza do que escreveste? Absoluta? É que podes estar a dar uma informação errada a outra pessoa.

É que se fosse assim, eu também ia ao Luxemburgo, Alemanha ou Espanha comprava aí um carro e deixava-me estar por cá em Portugal e fazia aqui a minha inspecção e borrifava-me no IVA de cá, no IA de cá, etc......

Por alguma razão entre os estados membros da UE existe um prazo (nuns de 3 noutros de 6 meses) de permanência de viaturas matriculadas noutro estado membro. Depois disso, têm de ser "importados" e matriculados nesse pais.

Se o carro está matriculado em Portugal é aquí que o mesmo deve ser inspeccionado, se passar da data devida, é cá que estará em falta e "sofre" as devidas consequências.
 
ELFuracon disse:
Tens a certeza do que escreveste? Absoluta? É que podes estar a dar uma informação errada a outra pessoa.

É que se fosse assim, eu também ia ao Luxemburgo, Alemanha ou Espanha comprava aí um carro e deixava-me estar por cá em Portugal e fazia aqui a minha inspecção e borrifava-me no IVA de cá, no IA de cá, etc......

Por alguma razão entre os estados membros da UE existe um prazo (nuns de 3 noutros de 6 meses) de permanência de viaturas matriculadas noutro estado membro. Depois disso, têm de ser "importados" e matriculados nesse pais.

Se o carro está matriculado em Portugal é aquí que o mesmo deve ser inspeccionado, se passar da data devida, é cá que estará em falta e "sofre" as devidas consequências.

Em relação a questão da legalização eu já estou mais ou menos esclarecido, se bem que aqui nem tenho de me preocupar muito, pois eles têem alguma dificuldade em controlar o tempo que o carro já está no país, devido a imensidão de viaturas que entram e saiem todos os dias do país.

Agora em relação a inspecção é que não faço ideia de como as coisas se processam. Para efeitos legais, visto eu ainda não ter arranjado trabalho, e como tal não me posso registar aqui, portanto, é como se estivesse de férias. Numa conversa de café, com o diz que disse do costume também já me tinham dito algo parecido com o que o user armageddon postou. :S
 
armageddon disse:
Podes fazer a vontade, ou melhor, tens que fazer, mas se voltares a Portugal tens de fazer nova inspecção cá
Informações erradas... Não inventem !
Va la meu... a inspeçao e um acto de fiscalização
Rege-se por normas europeias.
Nada tem a ver com impostos, Iva e afins...
Pode ser feita em qualquer estado membro e é valida por um ano.
 
Eu só vou escrever isto:

Como é que uma inspecção, homolgada para esse Pais, é válida noutro :?: :?: :?: :?:

Ou seja, se tirares o selo da inspeção no parabrisas, os Luxemburgueses, não vao saber se tens ou nao a inspeção valida. Eventualmente poderás ter problemas quando entrares em PT, com a carrinha sem inpecção e fores fiscalizado.
 
lucianorato disse:
Eu só vou escrever isto:

Como é que uma inspecção, homolgada para esse Pais, é válida noutro :?: :?: :?: :?:

Ou seja, se tirares o selo da inspeção no parabrisas, os Luxemburgueses, não vao saber se tens ou nao a inspeção valida. Eventualmente poderás ter problemas quando entrares em PT, com a carrinha sem inpecção e fores fiscalizado.
Alguem leu o que escrevi ?
 
ELFuracon disse:
Tens a certeza do que escreveste? Absoluta? É que podes estar a dar uma informação errada a outra pessoa.

tenho

É que se fosse assim, eu também ia ao Luxemburgo, Alemanha ou Espanha comprava aí um carro e deixava-me estar por cá em Portugal e fazia aqui a minha inspecção e borrifava-me no IVA de cá, no IA de cá, etc......

nada tem a ver com o assunto em questao

Por alguma razão entre os estados membros da UE existe um prazo (nuns de 3 noutros de 6 meses) de permanência de viaturas matriculadas noutro estado membro. Depois disso, têm de ser "importados" e matriculados nesse pais.

segundo percebi o user rcmatias está ilegal

Se o carro está matriculado em Portugal é aqui que o mesmo deve ser inspeccionado, se passar da data devida, é cá que estará em falta e "sofre" as devidas consequências.

a inspecção é válida em qualquer estado membro, por isso mesmo tem de a fazer lá ou cá(não sei é se valerá a pena vir a Portugal só para fazer inspecção)
 
Então assim sendo, para não haver mais contendas, vamos ás leis:

As perguntas (disponiveis em Português) efectuadas á comissão:
http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//TEXT+WQ+E-2008-3802+0+DOC+XML+V0//PT

As respostas (apenas disponiveis em inglês):
http://www.europarl.europa.eu/sides/getAllAnswers.do?reference=E-2008-3802&language=PT

Destaco:
"Against this background, the provision of Council Directive 96/96/EC(3) stipulating that roadworthiness tests (the so-called Ministry of Transport (MOT) tests in UK) must be carried out in the Member State where the car is registered"

"From the general perspective of freedom of movement for EU citizens, mutual recognition of roadworthiness testing (i.e. the possibility to take a roadworthiness test and to obtain a certificate in any Member State) would be desirable, but could only be achieved after further harmonisation"

Apenas o DL n.º 112/2009, de 18/05
(que Transpõe para a ordem jurídica portuguesa a Directiva n.º 96/96/CE, do Conselho, de 20 de Dezembro de 1996, alterada pela Directiva n.º 1999/52/CE, da Comissão, de 26 de Maio de 1999, relativa ao controlo técnico dos veículos e seus reboques, e regula as inspecções técnicas periódicas para atribuição de matrícula e inspecções extraordinárias de automóveis ligeiros, pesados e reboques)

Nomeadamente o nº4 do artº8 refere que:
"4 - O documento que comprova a realização das inspecções periódicas dos veículos matriculados noutro Estado membro da União Europeia, a circular legalmente em Portugal, é reconhecido, para todos os efeitos, pelas autoridades fiscalizadoras competentes. "

Isto é: reconhece validade ás inspecções de veiculos noutro estado membro e que estejam matriculados nesse estado membro.

Concluindo: Veiculo matriculado em Portugal -> IPO em Portugal
 
ELFuracon disse:
........
Concluindo: Veiculo matriculado em Portugal -> IPO em Portugal

......

Tambem partilho essa opinao.

O melhor que tens a fazer, é tirares o fusivel XPTO e ligares para a Assistencia em viagem para te repatriarem o carro, e compras ai um melhor.
Ca vendes o teu carro ou guardas-o para quando vieres de Ferias de Aviao e teres ca um meio de transporte legal para poderes utilizar.
 
lucianorato disse:
Tambem partilho essa opinao.

O melhor que tens a fazer, é tirares o fusivel XPTO e ligares para a Assistencia em viagem para te repatriarem o carro, e compras ai um melhor.
Ca vendes o teu carro ou guardas-o para quando vieres de Ferias de Aviao e teres ca um meio de transporte legal para poderes utilizar.

Eu ja tenho programado vendê-lo, até porque com a quilometragem que o carro já tem, aqui não me dão mais que uns miseros 3000€, o que me está a lixar, é que eu estava a prever ír aí levá-lo em Março, talvez Abril, e assim, vou ter de antecipar, mas vamos ver. O ideal era que podesse fazer aqui para andar descansado cá, e assim que chegasse fazia novamente aí, assim sendo acho que não vou ter alternativa. :S
 
continuo a dizer que podes fazer a inspecção aí, mas para tirares as dúvidas passas num centro de inspecções aí e ficas logo esclarecido
 
Boas amigo

Eu estive em espanha uns meses e fiz a inspecçao la e depois quando cheguei a portugal fiz a inspecçao ca acho que em luxemburgo deve dar tambem....

Informa-te no centro de inspecçoes ai é a melhor opçao ;)
abraço
 
Back
Top