Importar carro - conselhos de quem já lá foi

Alguém não está a ver bem a questão.
Uma viatura de Dez de 2019 com 1950cc e emissões de CO2 de 123g/Km, segundo o simulador do autodoc, para ser legalizado em Portugal pagará de ISV €3.420 se o cálculo das emissões tiver sido feito pelo método WLTP, mas já pagará €4.980 se as emissões tiverem sido calculadas pelo método NEDC. Ora pagar mais €1.500 pode tornar o negócio desinteressante.
 
E o engraçado da questão é que, estive a perguntar a todos os usados que estão no standvirtual com a motorização que tenho em vista, qual o valor de iuc (pois é uma forma de saber qual o valor que terá sido pago na legalização), e todos eles, com a excepcao de 1, pagam 230€ (o da excepcao paga 270€).

Tive o cuidado de perguntar apenas aos que tinham a mesma tracao, mesma potencia, mesmo diametro roda, com as gramas de 121g/km, que pelo que me apercebo, na COC esses 121 sao de NEDC (em WLTP o valor é superior a 150g/km > isto é, leva a ser taxado pelo valor mais alto).


Ora isto leva-me a uma conclusão. No momento da legalização, para este caso, vai depender bastante de quem está no outro lado da AT.
A AT tem uma tabela "padrão" para os carros mais corriqueiros. Se o carro estiver nessa tabela (e por acaso o que tenho em vista até está, com um valor abaixo do que vem no COC - deve ter sido copiado o valor do motor ultra, ou então com jante mais pequena), e se quem está a preencher o formulário, colocar o valor mais baixo, que corresponda com essa tabela, pode ter a sorte de ser taxado pelo valor mais baixo.
Dá a entender desta forma. Para um stand é naquela, mais milena menos milena é o cliente final que paga a fava. Agora para quem, a titulo pessoal está interessado em saber com o que pode contar, vai um bocado à sorte.


Ora vamos lá actualizar isto.
Afinal a AT usa o CO2 combinado. Quando estão os dois NEDC e WLTP disponíveis, a AT usa o valor do WLTP.
E para a importação, o valor do COC é o que está no item 48:
co2.JPG

Neste examplo, será 116g/km. Por acaso até bate certo com a pagina https://www.ultimatespecs.com/car-specs . website com uma base de dados bastante actualizada.

Dito isto, parece-me que estão reunidas as condições para se importar sem surpresas. :D
 
Last edited:
E o engraçado da questão é que, estive a perguntar a todos os usados que estão no standvirtual com a motorização que tenho em vista, qual o valor de iuc (pois é uma forma de saber qual o valor que terá sido pago na legalização), e todos eles, com a excepcao de 1, pagam 230€ (o da excepcao paga 270€).

Tive o cuidado de perguntar apenas aos que tinham a mesma tracao, mesma potencia, mesmo diametro roda, com as gramas de 121g/km, que pelo que me apercebo, na COC esses 121 sao de NEDC (em WLTP o valor é superior a 150g/km > isto é, leva a ser taxado pelo valor mais alto).


Ora isto leva-me a uma conclusão. No momento da legalização, para este caso, vai depender bastante de quem está no outro lado da AT.
A AT tem uma tabela "padrão" para os carros mais corriqueiros. Se o carro estiver nessa tabela (e por acaso o que tenho em vista até está, com um valor abaixo do que vem no COC - deve ter sido copiado o valor do motor ultra, ou então com jante mais pequena), e se quem está a preencher o formulário, colocar o valor mais baixo, que corresponda com essa tabela, pode ter a sorte de ser taxado pelo valor mais baixo.
Dá a entender desta forma. Para um stand é naquela, mais milena menos milena é o cliente final que paga a fava. Agora para quem, a titulo pessoal está interessado em saber com o que pode contar, vai um bocado à sorte.


Ora vamos lá actualizar isto.
Afinal a AT usa o CO2 combinado. Quando estão os dois NEDC e WLTP disponíveis, a AT usa o valor do WLTP.
E para a importação, o valor do COC é o que está no item 48:
View attachment 71951

Neste examplo, será 116g/km. Por acaso até bate certo com a pagina https://www.ultimatespecs.com/car-specs . website com uma base de dados bastante actualizada.

Dito isto, parece-me que estão reunidas as condições para se importar sem surpresas. :D

Eu sempre que vejo um carro importado dos países do costume, Alemanha, Bélgica, França, vêm todos podres por baixo.. parafusos podres, eixos e charriots cheios de ferrugem.
É raríssimo o carro importado que não esteja assim.Seja Mercedes, BMW, Audi, Renault, Peugeot, Mini, Nissan, é tudo igual.
Carro importado pra mim só se for um semi novo e de uma zona onde não neve e não seja mesmo à beira mar..
 
Eu sempre que vejo um carro importado dos países do costume, Alemanha, Bélgica, França, vêm todos podres por baixo.. parafusos podres, eixos e charriots cheios de ferrugem.
É raríssimo o carro importado que não esteja assim.Seja Mercedes, BMW, Audi, Renault, Peugeot, Mini, Nissan, é tudo igual.
Carro importado pra mim só se for um semi novo e de uma zona onde não neve e não seja mesmo à beira mar..
Não digo que é mentira , que sei bem que é o caso, no entanto não se pode generalizar.
O meu A3 vinha "limpo" , tive sorte ? Não, simplesmente era uma das coisas que se viu antes de comprar.
O português vai lá fora buscar o "Barato" porque é bom...mas muitas vezes esses carros são esses que estão carregados de corrosão.
A minha A6 e a A4 também já comeram muito sal, e estão "normais" para carros com 14 anos e 23 respetivamente, claro que tenho sempre o cuidado de dar uma lavagem a parte inferior do carro no final do inverno , mesmo para evitar esses problemas.
E aqui na Suiça acontece o mesmo , quem não os lava, ao fim de 10 anos os carros estão podres.

Continuo a ser apologista de ir buscar um carro a Alemanha...é preciso é ir com tempo e procurar o carro que esteja bem estimado.
Basta ver as m.. de estradas que temos em Portugal.
 
Não digo que é mentira , que sei bem que é o caso, no entanto não se pode generalizar.
O meu A3 vinha "limpo" , tive sorte ? Não, simplesmente era uma das coisas que se viu antes de comprar.
O português vai lá fora buscar o "Barato" porque é bom...mas muitas vezes esses carros são esses que estão carregados de corrosão.
A minha A6 e a A4 também já comeram muito sal, e estão "normais" para carros com 14 anos e 23 respetivamente, claro que tenho sempre o cuidado de dar uma lavagem a parte inferior do carro no final do inverno , mesmo para evitar esses problemas.
E aqui na Suiça acontece o mesmo , quem não os lava, ao fim de 10 anos os carros estão podres.

Continuo a ser apologista de ir buscar um carro a Alemanha...é preciso é ir com tempo e procurar o carro que esteja bem estimado.
Basta ver as m.. de estradas que temos em Portugal.

Talvez tenhas tido sorte, mas a sorte também dá trabalho.. é preciso procurar e analisar bem o carro que se traz.. um carro que pernoite sempre em garagem e tenha o devido tratamento periodicamente estará à partida bom do ponto de vista da corrosão.
Eu tenho um cliente que tem um B6 de 2001, Matricula "TC", tem apenas uns meses a menos que o meu "RE".. eu julgo que esse TC não seja nacional, tenha sido importado com 1 ano ou 2? De qualquer das formas o carro tá impecável..
 
Nem de propósito, instalei há 3 ou 4 dias atrás, sensores de estacionamento num Renault twingo importado. Tem 4 anos.
Quando removi o parachoques, tirei de la 5kg de terra e o carro por baixo está já todo carregado de ferrugem e algumas zonas já com verdadeiros podres. Posso dizer com certeza, que esse renault não vai durar outro 4 anos caso não seja todo reparado e pintado por baixo. Fora muitos parafusos que acho que deveriam ser trocados. Uma boa caca
 
Não sei se ainda ajuda, mas obtive a informação da Alemanha que o valor de emissões de CO2 (117g/Km) indicado para o mercedes c220 diesel de 2021 é calculado pelo método mais antigo (NEDC), o que significa maior valor de ISV e, provavelmente, IUC.
 
O que consta no COC, que é "pessoal" e "intransmissível", ou seja é só para aquele carro é que conta no Calculo do ISV e IUC.
 
Nem de propósito, instalei há 3 ou 4 dias atrás, sensores de estacionamento num Renault twingo importado. Tem 4 anos.
Quando removi o parachoques, tirei de la 5kg de terra e o carro por baixo está já todo carregado de ferrugem e algumas zonas já com verdadeiros podres. Posso dizer com certeza, que esse renault não vai durar outro 4 anos caso não seja todo reparado e pintado por baixo. Fora muitos parafusos que acho que deveriam ser trocados. Uma boa caca

Não é só nos carros importados ..... é também os carros que circulam à Beira-mar e Ilhas !!!!!!!!!
 
Tu parece que vês algo do gênero SAL=Ferrugem...
Na tua ideia todos os carros de países frios estão todos podres...
Não todos. So os que sofrem o inverno com neve e muito sal. Já lá vivi, e é o que vejo na maioria dos carros importados com já alguns anos. Até molas a apodrecer. É mato. Não significa que um bem protegido e tratado, assim como que não tenha estado muitos anos la fora nas más condições, não chegue cá direito.
O comum é virem cheios de ferrugem e podres.

Eu não vejo sal=ferrugem
Vejo sal, água e vários invernos passados nestas condições = a ferrugem e podres.

E não digas que não, pois é evidente no que se vê por aí.
Aliás, da Alemanha, basta veres os carros em manutenção nos vídeos do autodoc (por exemplo) para ver como fica um simples parafuso e ver como é ca.
 
Sério?
Generalizando, qd ainda por cima nos últimos 4, aliás, até diria, nos últimos 6 anos não tem nevado rigorosamente nada na europa central.
Qd se fala em importar, diria que são carros com menos de 6 anos, máximo. E ainda por cima, sendo da Alemanha, as estradas são mil vezes superiores em qualidade que o queijo suíço que temos em Portugal.

Será que alguém compra com mais de dez anos?
Obviamente, que é preciso avaliar caso a caso. Onde se encontra, mas não adivinhando por onde tem andado dá para detectar pontos de ferrugem. Parafusos, travões, etc..

Já agora,
Na minha perspectiva um carro que viva nas primeiras linhas junto ao mar sofre muito, mas muito mais.
Basta circular um pouco nas estradas junto à costa, diria que até 1km de distância e repararem em como estão tão podres carros com mais de dez anos.

Por essas e por outras é que para a construção, em moradias, nesses locais mais agressivos, se usa aço inoxidável 316 invés do 304 (que é bem mais barato).
 
Como há aqui pessoal com experiência recente na importação de carros, gostava de saber se, com a matrícula/seguro provisórios com um mês de validade emitidos pelo país de origem (Alemanha), uma pessoa que não o comprador pode conduzir o carro. Obrigado e bfs
 
Back
Top