"Ó Bazinho"
@CutKiller , acabei de sair de uma aventura dessas
No meu caso, foi mobile.de durante meses à procura de viatura. Tens lá desde stands da marca que te dá veículo ainda com garantia de fábrica (+ a garantia normal de 1 ou 2 anos, consoante o que ficar acordado - EM ALEMÃO!!) a verdadeiros ciganos de esquina.
Depois, contactos para a frente e para trás (maioritariamente em inglês) para fazer negócio. Assinei um contrato em alemão, que basicamente me garantia o preço por 2 semanas. Tenho um amigo cá, com o irmão lá e lá se viu se era gente "boa" ou ciganos de primeira. Como a informação foi positiva, lá comprei bilhetes de avião e levei o meu amigo comigo (fala alemão, uma grande mais valia porque assim nem tentam aldrabar-te).
Chegado lá, foi esperar por matrículas para 30 dias (de um dia para o outro na maior parte das vezes, dependendo do sitio e dos despachados consegues no mesmo dia mas se for à 5ª feira pois fecha mais tarde o IMTT do sitio) que trás seguro contra terceiros pelo mesmo período de tempo. Há umas matrículas de 5 dias mas depois não consegues ter tempo para legalizar e ficas sem carro para andar e se tiveres ainda a inspecção B por fazer tem que ir de reboque.
Na alemanha, os carros todos trazem o COC (documento obrigatório) junto com os restantes documentos do carro, se não tiver alguém ficou com ele e estarão a tentar aldrabar-te.
Depois, cá tens que ir ao IMTT, levas o modelo 9 já impresso para te darem o número da legalização nacional da viatura; 2º passo é a inspecção B (fazes na que agora há a uns 5 kms de tua casa, fiz lá a minha); 3º passo - alfandega, podes fazer tudo na net embora não seja fácil e pagas o imposto. Um dia ou 2 depois tens matrícula nacional e podes fazer o antepenúltimo passo; 4º passo - voltar ao IMTT e entregar os documentos da matrícula estrangeira, Modelo 9, DAV da alfandega e inspecção B do veículo; 5º passo - quando estiver comunicado entre o IMTT e a conservatória do registo automóvel, pedes o DUA (documento único automóvel); 6º e último passo normalmente - pagar o IUC nas finanças.
Ainda me faltam os dois últimos passos mas está tudo controlado
:twisted: