Venho abrir este projeto, como objectivo de criar um diário de bordo e também ajudar e ser ajudado nos problemas que vão surgindo. Na verdade este é o carro da minha Maria, foi comprado por ela após tirar a carta, este carro foi adquirido como carro de serviço na altura ainda não tinha feito um ano de matriculado. Modelo: Ibiza 6L Fresc Motor: 1.2 12v 3 Cilindros Ano: 07/2005 Cor: Cinza - Prata km: 74.000 Equipamento: ABS Faróis de Nevoeiro Banco condutor regulável em altura Faróis com regulação eléctrica Climatronic Volante multifunções regulável em altura e profundidade Cruise Control Radio Alana MP3 Vidros eléctricos 2 Jantes especiais Este carro antes dos 73.000KM nunca tinha dado dores de cabeça, de manutenção apenas tinha sido mudado óleo, filtros, pastilhas e reparação de uma fuga de escape... Ups, afinal aconteceu um incidente, a boba de gasolina partiu os bicones e puff lá se foi o encaixe, resultado bomba de gasolina nova Após o 73.000 começam os problemas um deles derivado a minha esposa andar com água no circuito de refrigeração, o radiador da soufagem tinha ficado entupido; foi feita a devida limpeza, meteu-se G12 e termostato novo e ficou impecável nesse ponto. O pior vem a seguir, o carro andava a consumir gasolina desalmadamente e faltava-lhe força embora seja pouca, mas notava-se a falta de potencia e depois começou a soluçar, engasgar-se e a ir a baixo. Ligou-se ao VAG e apresentou falha no cilindro do meio; apresentado esses sinais meti velas novas e o carro pareceu impecável tanto em altas como em baixa, passado um dia os mesmo sintomas de avaria e luz do motor acesa :'( no dia seguinte o Sr. RicardoEV limpou as bobines com limpa carburadores e o carro supostamente voltou a ficar bom :roll:, mas não, no dia seguinte voltou a apresentar os mesmo sintomas de avaria e eu tomo a decisão de trocar as bobines e compro logo a 3 novas da bougicord. Ufa finalmente o carro parecia bom, mas a andar devagar... Passado uns dias vou para a AE experimentar o bicho sempre a esgalhar, resultado luz do motor acessa, seguindo de safe e engasgamento tipo motor a trabalhar a 2 cilindros, encosta para o lado deixa descansar e vamos lá chatear o Ricardo para ligar o Ibiza o Vag. Aparece esta lista de erros: Se for a EGR, pronto lá se gasta t€mpo mas estou safo e o carro fica impecável... Mas só espero que o motor não tenha descomandado... Atualmente ando com o carro diariamente e em cidade e andar devagar ele porta-se, por isso confirma-se a necessidade de trocar velas e bobines porque o problema em baixas desapareceu; agora falta resolver o problema em altas. Ainda não consegui resolver o problema do cruise control que deixou de funcionar, se alguém perceber do assunto agradecia uma ajudinha... Obrigado.
Nos já lhe tratamos da saúde, quase de certeza que a egr está a provocar isso tudo, parece ser um problema crónico desses motores, para além das bobines e de a corrente saltar dentes, mas era nos mais antigos
Só posso dizer que estás em boas mãos e bem acompanhado amigo. Vais ver que tudo se vai resolver. Abraço
Informação para registo: Wideband lambda on 1.2 12v AZQ (EGR valve in the end) - Skoda Fabia I - BRISKODA.net - The Skoda Forum and Community
Apos algum tempo com isto parado e apos vários testes e perder tempo de volta do carro, decidi levar a maquina a um mecânico da minha confiança. O Resultado, foi o problema mais comum do AZQ, a corrente passou um dente, finalmente tenho o carro arranjado e o motor já tem força e não entra em safe Aproveitei e levou a mudança de óleo e filtro, levou Shell Helix Ultra 5w-40 Também foi trocado o brake switch e as lampadas de STOP
Só para isto não morrer... O motor voltou a descomandar tenho mesmo que comprar um kit novo para montar e durar mais uma porrada de quilômetros espero eu.:roll: Na segunda feira passada o ibiza foi a IPO no estado em que se encontra e sem uma luz de presença, fiz um scan e limpeza com o VAG.COM e siga com ele, resultado vim para casa com uma folha verde e limpinha. Ricardo o vag.com 409.01 dá para fazer o essencial no ibiza mesmo tendo canbus, serve bem para o efeito.
Não presta...? Tenho usado algumas peças desta marca e nunca me dei mal. Achas que é material duvidoso?
Acho... Coisas de suspensão e assim ainda vá que não vá. Faz barulho, mete-se de novo e pronto. Ficamos lixados, mas pronto. Agora distribuição desse carro? Que já de origem não é grande coisa... Eu não metia nada que não fosse o original, sinceramente não sei quem fabrica, talvez a INA ou assim.