Falta de pagamento do IUC

Também recebi ontem uma cartinha com os 15€ para pagar de 2010...
A carta tem a data de 1 de Dezembro...
 
Errado!!!
A data que conta é a que o carteiro deixa a carta em tua casa, só apartir dai contam os 15 dias corridos, pelo menos esta foi a info que me deram na repartição de finanças, ou seja, depois do carteiro entregar a carta faz um registo nos CTT para comunicação às financas, e só depois disso é que conta os 15 dias, que andam por lá escritos de uma forma muito pecuniar para ninguem dar por ela.

Mas na carta diz no prazo de 15 dias a contar da data da notificação...
 
Mas na carta diz no prazo de 15 dias a contar da data da notificação...

Exacto, eles contam os 15 dias depois de seres notificado, ou seja, depois da entrega do carteiro, se a lês logo ou não isso para eles já não interessa, o carteiro deixa-te a carta e anota o dia e, que a recebes-te comunicando depois às finanças e eles fazem a contagem desde esse dia.
 
Desenterrando o topico :D

Tenho um amigo meu que tem a seguinte situação:

Em 2006 teve um acidente no seu carro (a culpa não foi dele) e foi dado como perda total pelos peritos.
Entregou o carro a uma sucata com o intuito de abater o carro e ficar tudo resolvido (2006).
Recebeu uma carta como muita gente para pagar o IUC de 2008. Estranhou visto na ideia dele o carro já não existir, mas pagou para não andar com chatices.
Agora em 2013 pediu-me para tirar o IUC pela net para ele (do atual carro). Quando entro no portal das finanças, vejo que ainda esta em seu nome o carro que ele supostamente tinha dado para abate :eek:

Resumindo: Tem um carro em seu nome que já não existe. E tem o IUC de 2007, 2009, 2010, 2011, 2012 para pagar.

O que fazer agora e qual o melhor procedimento a ter? :S
 
Desenterrando o topico :D

Tenho um amigo meu que tem a seguinte situação:

Em 2006 teve um acidente no seu carro (a culpa não foi dele) e foi dado como perda total pelos peritos.
Entregou o carro a uma sucata com o intuito de abater o carro e ficar tudo resolvido (2006).
Recebeu uma carta como muita gente para pagar o IUC de 2008. Estranhou visto na ideia dele o carro já não existir, mas pagou para não andar com chatices.
Agora em 2013 pediu-me para tirar o IUC pela net para ele (do atual carro). Quando entro no portal das finanças, vejo que ainda esta em seu nome o carro que ele supostamente tinha dado para abate :eek:

Resumindo: Tem um carro em seu nome que já não existe. E tem o IUC de 2007, 2009, 2010, 2011, 2012 para pagar.

O que fazer agora e qual o melhor procedimento a ter? :S
pagar tudo o que está em atraso e ir ás finanças dar baixa do carro.
 
Da para ir pagando os IUC em atraso normalmente tirando o impresso pelo portal das finanças?
Ou o melhor é ir as finanças saber o total e pagar tudo?
 
Da para ir pagando os IUC em atraso normalmente tirando o impresso pelo portal das finanças?
Ou o melhor é ir as finanças saber o total e pagar tudo?
Penso que dá,mas a esses valores ainda vais pagar multa pelo não pagamento dentro do prazo.
 
pagar tudo o que está em atraso e ir ás finanças dar baixa do carro.

Pagar o que está em atraso vai ter que ser mas o "dar baixa" do carro é no IMTT/Registo automóvel.

Da para ir pagando os IUC em atraso normalmente tirando o impresso pelo portal das finanças?
Ou o melhor é ir as finanças saber o total e pagar tudo?

Isso depende da disponibilidade de cada um e se pretende não pensar mais nisso ou não. Neste momento, não tenho 100% de certeza mas penso que dá para tirar um a um. Pode ser que tenha sorte, o teu amigo, e ainda caduque alguma das liquidações que não pagou. Eu pagaria o que estiver dentro do prazo e cancelava a matrícula e aguardava que me enviassem as contas = imposto por cada ano (vêm separadas) + 15€ por cada ano e convém não deixar passar os 15 dias dados porque nesse caso a conta cresce para cerca de 45€.

O teu amigo tem algum comprovativo do abate? É que se tiver, eu no lugar dele ia ao Serviço de finanças e reclamava do IUC dizendo que o veículo pertence a quem o destruiu (ou não) desde a data do documento pelo que é a ele que devem pedir o imposto ;) Não sei é se "cola" este argumento e depende do que disser o comprovativo.
 
Back
Top