Equipamento automático de fotografia de automóveis na IC17

Não, nada disso. Sou eletrotécnico e gosto de estar por dentro destes assuntos. Quando encontro alguma coisa que sei o que faz mas não percebo qual a intenção, tento aprofundar para perceber o que se passa.

Se fosse assim não andada com telemóveis com GPS, GPS no carro, não utilizada a internet, etc... É apenas para perceber o que se passa.

Quando comecei a ver os detetores de via verde na cidade pensei logo que poderia ser utilizado para cobrar uma taxa de utilização de zonas mais congestionadas da cidade... podia ser que por aqui alguém já tivesse conhecimento interno dessas situações (atualizei o post embaixo com as imagens do google com os detetores da via verde).

Compreendo perfeitamente o teu motivo de desconfiança...eu ficaria na mesma! 8)
 
Tenho ideia que, por lei, todos os radares fixos têm de estar identificados.

Se forem radares acabam por estar identificados, pois nesse troço, onde aparece a indicação de velocidade máxima de 70 km/h, aparece o outro sinal novo retangular azul a informar que a velocidade é controlada eletronicamente. A partir daí podemos considerar que estamos avisados.

Acontece que os radares típicos que todos devemos conhecer são identificáveis em alguns pórticos (acho que existem 2 num sentido e 3 no outro). São aquelas caixotes com o visor circular onde está a câmara e o flash. Esses só disparam quando passamos pelo menos acima de 80 km/h (uma vez distraime e em vez de deixar o cruise control a 70 deixei a 80 e não fez disparar nada).

Estes que falo, tanto as outras câmaras como as antenas, são diferentes... Este troço da IC17 deve ser o laboratório do pessoal das estradas... devem ter instalado todos os sistemas para compararem fiabilidades...
 
Posso-te dizer que aquilo na entrada do túnel é um radar!! Foi-me confirmado agora de fonte seguríssima que aquilo é um radar de velocidade! 8)
 
Já tinha dito isso logo na 2ª resposts

Preparem a carteira se passam la a mais de 70, ha um caso de um carro que foi so apanhado 72 vezes nesse mesmo sitio
 
passo la todos os dias com a carrinha do trabalho, e até aos 90kmh nunca deu flash nenhum, e tb sou daqueles que veem a 1xx kmh e reduz so na zona dos tais radares desde k akilo abriu, ate hoje ainda nao recebi nenhum postal e espero nao receber lol.
 
Isto é tão suspeito como os detetores de via verde que estão colocados em algumas zonas da cidade de Lisboa (não sei se estarão noutras cidades também). Já os vi pelo menos na Praça de Espanha (quem vai da praça para a Av. do El Corte Inglês) e em Entrecampos (mesmo em frente ao Modelo num poste idêntico ao dos semáforos). Também ainda não repararam nestes detetores de via verde em Lisboa? (é possível vê-los no Google Maps em:

entrecampos - Google Maps
e
praça de espanha - Google Maps


Nos Túneis do Campo grande também já vi esses detectores de ViaVerde.

Na iC17 passo sempre a 70 ou pelo menos tento :)
 
Hoje passei por lá e filmei com o telemóvel todo o percurso, apontando para os referidos equipamentos. Mal tenha oportunidade retiro algumas fotos do filme que fiz e coloco aqui para poder claramente referenciar cada um dos equipamentos a que me refiro e em especial ao que me está a gerar mais curiosidade.
 
Esses detetores de "via verde" já uns 10 anos pelo menos desde que trabalho em Lisboa sempre vi esses detetores de Via Verde, de facto já me ocorreu a ideia quando queriam meter a pagar para entrar dentro de Lisboa...
 
Bom, já aqui tenho as fotos. Como referi à pouco, hoje passei por lá de manhã com o telemóvel a filmar. Coloco em baixo as imagens que tirei do filme. A qualidade não está grande coisa (são imagens tiradas de filme) e poderei tentar futuramente fotografar algum dos equipamentos especificamente, mas acho que já é suficiente para fomentar uma discussão.

Segue a legenda:

Foto 1 - Sinal que informa que se trata de um troço em que a velocidade é controlada eletronicamente;
Foto 2, 5, 6 e 7 - Os tais equipamentos a que eu chamo "antenas" o qual não faço ideia qual seja a função (é o que existe na maioria dos pórticos... quase todos os têm);
Foto 3 e 4 - As tais câmaras que ao passarmos e se olharmos para a própria câmara, vemos um pequeno flash independentemente da velocidade (eu passei a cerca de 50 km/h e filmei o velocímetro, apesar de estar apenas a colocar as fotos).
Foto 8 - Também não sei muito bem o que serão mas existem pelo menos dois nos túneis. Serão radares de parede?
Foto 9 - Este é o normal radar e equipamento fotográfico que conheço e onde o pessoal costuma reduzir a velocidade. Eu pensava que só estes é que mediam e davam origem a multas. Será?

A dúvida que deu origem a este posto deve-se apenas às fotos 3 e 4 que são os que realmente me causam curiosidade por causa do referido flash que me leva a pensar que tira uma foto a todos os carros que passam. Existem na entrada de quem vai de Odivelas para Algés e no sentido contrário também (num dos pórticos antes da entrada dos túneis).

Seguem as fotos. Fico a aguardar comentários.

Foto 1:
01sinalizaoderadar.jpg


Foto 2:
02antenas.jpg


Foto 3:
03cmaras1.jpg


Foto 4:
04cmaras2.jpg


Foto 5:
05antenasnaentradadotne.jpg


Foto 6:
06antenasbemvisveis.jpg


Foto 7:
07antenasvisveisnoporti.jpg


Foto 8:
08radarnaparedefo.jpg


Foto 9:
09radaresdevelocidade.jpg
 
Já recebi a resposta das Estradas de Portugal. Não ajuda muito muito não referem especificamente o aparelho que eu refiro e tal como já percebi que existe alguma confusão, parece-me que o equipamento fotografa sempre quem passa seja a que velocidade for (foto 4):

Resposta:
Exmo. Sr.

Queremos desde já agradecer o vosso contacto.

Relativamente à sua questão, informo que o túnel de Benfica e Venda Nova está equipado com radares de controlo de velocidade, monitorizados pela PSP.

Sempre ultrapasse o limite de velocidado permitido no local, o radar é acionado e é fotografada a matrícula da viatura, como já referi este controlo é feito pela PSP.

Caso pretenda alguma informação adicional, deve consultar a Divisão de Trânsito da PSP.

Atentamente,

Divisão do Utente
Portal Tráfego
 
Já recebi a resposta das Estradas de Portugal. Não ajuda muito muito não referem especificamente o aparelho que eu refiro e tal como já percebi que existe alguma confusão, parece-me que o equipamento fotografa sempre quem passa seja a que velocidade for (foto 4):

Resposta:
Exmo. Sr.

Queremos desde já agradecer o vosso contacto.

Relativamente à sua questão, informo que o túnel de Benfica e Venda Nova está equipado com radares de controlo de velocidade, monitorizados pela PSP.

Sempre ultrapasse o limite de velocidado permitido no local, o radar é acionado e é fotografada a matrícula da viatura, como já referi este controlo é feito pela PSP.

Caso pretenda alguma informação adicional, deve consultar a Divisão de Trânsito da PSP.

Atentamente,

Divisão do Utente
Portal Tráfego


Exactamente...isso são radares e é a PSP que faz a cobrança das multas! 8)
 
Exactamente...isso são radares e é a PSP que faz a cobrança das multas! 8)

Ok.

Sendo assim, fica o aviso ao pessoal: os radares que existem no túnel da IC17 não são apenas os que se vêm nos pórticos da foto 9 (que são só 2 ou 3 em cada sentido), mas sim todos os outros equipamentos que também conseguem registar a velocidade, inclusivamente os do pórtico da foto 03 e 04 que aparentemente tiram fotos a todos os veículos que passam mesmo que estejam dentro do limite de velocidade para esse local.
 
Last edited:
boas

e sera que esses radares estao a funcionar? é que passo la todos os dias +/- a 80 km/h e vejo carros a passar por mim a cima desta velocidade e não noto nenhum flash....ao principio sim via se bem os flash agora nada...dai a duvida
 
Back
Top