Equipamento automático de fotografia de automóveis na IC17

Caros,

Não encontro outro tópico mais indicado para lançar este assunto.

Moro em Odivelas e todos os dias percorro a IC17, incluindo os novos túneis, para de seguida utilizar a IC19, em Lisboa.

Tenho reparado que um dos pórticos anterior à entrada do primeiro túnel (para quem vem de Odivelas) possui uns equipamentos que dão um flash luminoso à passagem de cada veículo, incluindo o meu. Não é o pórtico exatamente antes do túnel mas no anterior que parece ter umas câmaras de filmas.

Cada vez que passamos por baixo, se olharem pelo vidro para cima (ou tentarem reparar quando outro carro estiver a passar), notarão que o equipamento dá um flash como se tivesse a tirar uma fotografia.

Já alguém mais reparou nisso?

Sabem qual é a utilidade desse equipamentos/flashes? Será que todos os automóveis que passam nessa via são registados? Será apenas uma contagem?

Alguém conhece outros troços que utilizem os mesmos aparelhos?

E já agora, e os outros equipamentos que parecem antenas a apontar para baixo (vários em vários pórticos). Serão aqueles dispositivos de controlo de velocidade através da via verde? Por vezes vejo pessoal a passar por lá a abrir e apenas abranda junto dos radares, mas se tiverem estes equipamentos que medem a velocidade média por todo o túnel, isto não valerá de nada e serão multados também... mas será multado apenas quem tem via verde (já que as antenas só detetam as vias verdes)?

Fica aqui o assunto para debate. Eu sinceramente só sei o que vejo por lá e depois aproveito para conjeturar, uma vez que não conheço a função desses equipamentos nem encontrei qualquer referência a isto na internet.
 
Não, não é o radar. É antes de entrar nos túneis (sentido Odivelas Algés) e aquilo dá o flash a todos os carros. Hoje passei por lá a uns 20 km/h (pára - arranca) e estive a atento para confirmar que aquilo pisca em todas as faixas e a todos os carros que passam.

Eu faço os túneis com o cruise control ligado nos 70 km/h. Acho que até agora ainda não apanhei nenhuma aí (mas já vi pessoal a passar por mim feito maluco e levar com os flashs do radar mas isso dentro do túnel e é um flash do caraças). Este flash que eu digo só se nota na "objetiva" da câmara e tens de estar a olhar para ela quando passas (só pisca mesmo quando estás a passar por baixo, por isso só notas no último momento em que deixas de ver o aparelho pelo pára-brisas quando ficas a olhar para cima).

A primeita vez que reparei estava parado por causa de um acidente, no sentido contrário e era de noite. Comecei a reparar que cada carro que passava no outro lado fazia com que um pequeno flash acontecesse nesse pórtico. Na altura até pensei que podia ser o ângulo de onde eu estava a ver e que em determinado momento da passagem do carro via o reflexo dos faróis.

Comecei a dar mais atenção e então reparei que acontece sempre, a qualquer velocidade e em qualquer faixa.

Já enviei a questão para o site do Portal das Estradas mas ainda não me responderam.
 
Não será apenas um sensor de movimento ou algum tipo de contador de passagens?

Tipo os sensores luzes que se utilizam nos parques de estacionamento para sinalizar lugares livres/ocupados?
 
Basta pensar que nas ex-scuts as portagens são cobradas com base em fotografia tirada aquando da passagem...

Eu também acredito que seja uma fotografia que é tirada ao carro, apesar do flash não "iluminar o ambiente" como um flash de uma máquina fotográfica, mas apenas ser visível ao olhar para o aparelho.

De qualquer forma, não sendo uma scut nem ex-scut, para que é que andam a tirar fotografias ao pessoal?

Por outro lado, ou ainda não reparei muito bem ou apenas existe na entrada do primeiro túnel. No sentido contrário não existe e para quem entra já depois desse túnel ou entra diretamente para o 2º túnel mais longo também não passa por nenhum equipamento idêntico.

Ainda estou na esperança que apareça por aqui alguém que tenha mais informações sobre esta situação. Era também porreiro que aparecesse alguém que confirmasse esta situação ou que também já tenha reparado.

Não será apenas um sensor de movimento ou algum tipo de contador de passagens?

Tipo os sensores luzes que se utilizam nos parques de estacionamento para sinalizar lugares livres/ocupados?

Inicialmente pensei nisso, mas se assim fosse, qual a razão do "flash"?
 
Vou tentar tirar uma fotografia tanto ao pórtico que tem esses aparelhos como ao outro que tem as tais antenas "suspeitas".

Assim que conseguir coloco aqui no Post.
 
Todas as ex-scuts antes de terem os porticos a "facturar" já lá os tinha a analisar taxas de passagem, pelos menos durante uns meses...
 
O troço da CRIL (IC 17) entre a Pontinha e a Buraca dispõe de 16 radares em funcionamento nomeadamente nos túneis de Benfica e da Venda-Nova (Amadora).

Isto ajuda? 8)
 
Todas as ex-scuts antes de terem os porticos a "facturar" já lá os tinha a analisar taxas de passagem, pelos menos durante uns meses...

Isto é tão suspeito como os detetores de via verde que estão colocados em algumas zonas da cidade de Lisboa (não sei se estarão noutras cidades também). Já os vi pelo menos na Praça de Espanha (quem vai da praça para a Av. do El Corte Inglês) e em Entrecampos (mesmo em frente ao Modelo num poste idêntico ao dos semáforos). Também ainda não repararam nestes detetores de via verde em Lisboa? (é possível vê-los no Google Maps em:

http://maps.google.com/maps?q=entre...LCUS0AYcI9QpKMfqL57UTA&cbp=12,191.76,,0,-4.68
e
http://maps.google.com/maps?q=praça...=2FEHTD9lsvealIuuzizcHQ&cbp=12,104.06,,0,3.46
 
Last edited:
Isto é tão suspeito como os detetores de via verde que estão colocados em algumas zonas da cidade de Lisboa (não sei se estarão noutras cidades também). Já os vi pelo menos na Praça de Espanha (quem vai da praça para a Av. do El Corte Inglês) e em Entrecampos (mesmo em frente ao Modelo num poste idêntico ao dos semáforos). Também ainda não repararam nestes detetores de via verde em Lisboa?

Tou a ver que tens a mania da perseguição :D
 

Não, nada disso. Sou eletrotécnico e gosto de estar por dentro destes assuntos. Quando encontro alguma coisa que sei o que faz mas não percebo qual a intenção, tento aprofundar para perceber o que se passa.

Se fosse assim não andada com telemóveis com GPS, GPS no carro, não utilizada a internet, etc... É apenas para perceber o que se passa.

Quando comecei a ver os detetores de via verde na cidade pensei logo que poderia ser utilizado para cobrar uma taxa de utilização de zonas mais congestionadas da cidade... podia ser que por aqui alguém já tivesse conhecimento interno dessas situações (atualizei o post embaixo com as imagens do google com os detetores da via verde).
 
Back
Top