Duvida na troca d turbo!!!???

ola amigos...

Mt sinceramente tou a ficar 1pouco confuso com td isto :evil: :x

Ja nem sei o que fazer, uns dizem ser mt fiaveis, outros que partem mt :!: :?: eu tou disposto a investir m em algo que nao dê problemas futuros....

help me :roll:
 
zinka disse:
eu tou disposto a investir m em algo que nao dê problemas futuros....
Metes um igual ao de origem e deixas a carrinha tar stock!

Assim garantidamente ( ou quase , sim porque eles de origem tambem partem e tb prendem geometrias e afins ) que nao tens problemas.

eu penso da mesma forma que tu no que diz respeito a problemas futuros, como tal mantenho o carro stock e nao me aborreco com esse tipo de coisas, " repros, ic, embraiagem que patina bla bla "
 
só para que se conste o vnt15 é um vnt17v é exactamente igual, um vnt1749va(130cv), é que já é outra coisa, e o vnt1749vb é dos leon e dos golf de 150 cv, mas só naquela, que tal se mandasses hibridar o teu para vnt1852??? as empresas de turbo pegam num garret vnt15 igual ao que tens e transformam-no num 1852, por um preço bem mais baixo, e ainda te mudam segmentos, ou seja, ficas com o turbo novo, como se o tivesses acabado de comprar(pronto, reparar), agora essa história de um turbo mais potente(um turbo não é potência, propriamente dito), isso faz-me uma certa confusão, é claro quanto maior for o turbo, maior é a potência que podemos dar(teoricamente, claro, depois ainda tem a ver com os materiais dos quais o turbo é feito), mas para que é que alguém quer um turbo que o motor só o deixa em carga ás 4000rpm's vocês vão andar sempre acima dos 180 na autoestrada?querem um carro atmosférico quando andam em modo de passeio?quanto mais pequeno for um turbo menos potência, mas disponível mais cedo, arranque, quanto maior, mais potência, mas disponível consideravelmente mais tarde, top speed, ah e mudando o turbo sentes logo a diferença, o carro até pode ficar com a mesma potência, mas todo o funcionamento vai mudar.
acho que o melhor compromisso é mesmo o 1852v porque é pouco maior que um 1749vb, ou seja graças á gv em baixas são praticamente iguais e em altas vais deixar de sentir aquele arrastar que sentes agora, isto se andares acima dos 160km/h, agora se as tuas aspirações forem andar a u máximo de 160, mas queres mais um pouco de pica, porque simplesmente não fazes uma repro? como já disse o vnt15 é praticamente um vnt17, é um bom turbo, se um dia começares a deitar fumo azul...fazes a hibridação, e aí fazes nova repro, mas isto era eu, já arranjas repros com garantia abaixo dos 300 euros, acho que ficavas melhor servido, se queres um carro para picanços, opá não estragues um audi, lol, ou então vais buscar um pd130, só de repro deixa-lo com 175 cv e não te deita fumo, com um cheirinho aqui e ali já vi muitos em portugal a chegar aos 300cv, mas como já disse antes, um carro não é só acelerar. os turbos se forem da garret, são todos muito fiaveis, só tens de os tratar bem, é óbvio que nunca vais parar e desligar o carro imediatamente depois de teres puxado por ele, só para teres ideia o turbo atinge rotações dezenas de vezes superiores ao do motor, por isso precisam de óleo, e por deixares de acelerar o turbo não deixa de rodar, se desligares o motor com o turbo a rodar ás 10.000rpm's que seja, adivinha o que acontece, o turbo deixa de ter óleo e a turbina fica a rodar em seco, esse é um dos conselhos
 
DanielS5 disse:
Tenho algum pessoal conhecido que diz que parte muito.
Atenção se for uma repro como deve ser qualquer turbo e bom


Cumps

Se o VB parte muito o dos 2.0 de 140 parte o quê? Muitíssimoissimoissimo? Partem quando não sabem cuidar deles, mas aí qualquer turbo parte...



vemanuel disse:
só para que se conste o vnt15 é um vnt17v é exactamente igual, um vnt1749va(130cv), é que já é outra coisa, e o vnt1749vb é dos leon e dos golf de 150 cv, mas só naquela, que tal se mandasses hibridar o teu vnt1852??? as empresas de turbo pegam num garret vnt15 igual ao que tens e transformam-no num 1852, por um preço bem mais baixo, e ainda te mudam segmentos, ou seja, ficas com o turbo novo, como se o tivesses acabado de comprar(pronto, reparar), agora essa história de um turbo mais potente(um turbo não é potência, propriamente dito), isso faz-me uma certa confusão, é claro quanto maior for o turbo, maior é a potência que podemos dar(teoricamente, claro, depois ainda tem a ver com os materiais dos quais o turbo é feito), mas para que é que alguém quer um turbo que o motor só o deixa em carga ás 4000rpm's vocês vão andar sempre acima dos 180 na autoestrada?querem um carro atmosférico quando andam em modo de passeio?quanto mais pequeno for um turbo menos potência, mas disponível mais cedo, arranque, quanto maior, mais potência, mas disponível consideravelmente mais tarde, top speed, ah e mudando o turbo sentes logo a diferença, o carro até pode ficar com a mesma potência, mas todo o funcionamento vai mudar.
acho que o melhor compromisso é mesmo o 1852v porque é pouco maior que um 1749vb, ou seja graças á gv em baixas são praticamente iguais e em altas vais deixar de sentir aquele arrastar que sentes agora, isto se andares acima dos 160km/h, agora se as tuas aspirações forem andar a u máximo de 160, mas queres mais um pouco de pica, porque simplesmente não fazes uma repro, como já disse o vnt15 é praticamente um vnt17, é um bom turbo, se um dia começares a deitar fumo azul...fazes a hibridação, e aí fazes nova repro, mas isto era eu, já arranjas repros com garantia abaixo dos 300 euros, acho que ficavas melhor servido, se queres um carro para picanços, opá não estragues um audi, lol, ou então vais buscar um pd130, só de repro deixa-lo com 175 cv e não te deita fumo, com um cheirinho aqui e ali já vi muitos em portugal a chegar aos 300cv, mas como já disse antes, um carro não é só acelerar. os turbos se forem da garret, são todos muito fiaveis, só tens de os tratar bem, é óbvio que nunca vais parar e desligar o carro imediatamente depois de teres puxado por ele, só para teres ideia o turbo atinge rotações dezenas de vezes superiores ao do motor, por isso precisam de óleo, e por deixares de acelerar o turbo não deixa de rodar, se desligares o motor com o turbo a rodar ás 10.000rpm's que seja, adivinha o que acontece, o turbo deixa de ter óleo e a turbina fica a rodar em seco, esse é um dos conselhos

Fiquei abismado com este comentário. :eek:
 
Makaveli disse:
Se o VB parte muito o dos 2.0 de 140 parte o quê? Muitíssimoissimoissimo? Partem quando não sabem cuidar deles, mas aí qualquer turbo parte...



Fiquei abismado com este comentário. :eek:

porque ficaste abismado???? se for por já teres visto tdi vp de 110 com mais de 240cv, tb já vi, mas para mim por exemplo, preferia um pd com uma repro, eu tenho um A3 tdi ALH, e sinceramente a nível de motor é o melhor carro que já tive, estou satisfeito, o turbo é um gt(garret) vnt15 com os colectores agarrados, se se poder dizer assim, e sou sincero, se tivesse hipótese financeira para ter um carro para picanços, não era o meu, porque quase todas as alterações são consideravelmente mais caras do que para um ASZ, por exemplo.
 
Voltanto à questão do topico...

Se meteres por exemplo um VNT1749VB e o turbo ficar a fazer pressões "normais" sem grandes picos em prencipio nao vais ter problemas com o turbo! E já ficas com um bom turbo se mais tarde quiseres dar carga ao carro! ;)
 
Gente eu sou um gajo mt cuidadoso nesse aspecto, todos os dias antes de sair de casa ponho o carro +ou- 5minutos a trabalhar, e sendo uma viagem longa ou curta fica sempre a acalmar os cavalinhos antes de o desligar....chego msm a levar tanga dos meus colegas de trabalho por fazer isso :p :D mas o carro é meu e eu é que pago os estragos :D por isso por ai acho que o outro nao deve escaxar :evil:

E aproveito para dizer que só quero mesmo conseguir tirar mais partido do turbo, nao quero ter nenhum A3 com 300cv, ou um A3 para picanços, longe disso....o meu carro para ja fica dificil de chegar aos 200km :oops: nao sei s por ter jante 17 com pneus 225??? mas a verdade é essa, nao digo com isto q a culpa seja do turbo, nao so que em vez d gastar 200€ para descarbonizar um gasto 300€ e compro um Garret GT1749V NOVO......mt bom o preço....!

So nao ouvi quase ninguem a falar na ref do turbo q vou adquirir "em principio" é só VTN VA sei la....! nao me deixei mais confusos amigos

So queria saber s é viavel ou nao, nao vou abusar do carro q tenho, para ter 300cv nun carro é preciso abrir mt os cordoes a bolsa :twisted: e eu nao quero por falta de T€MPO :twisted: :D

Mas agradeço a disponibilidade de todos voces....
 
zinka disse:
Boas amigos argoleiros :D

Bem eu crio este tópico no sentido de saber s vale apena trocar o turbo original de um A3 8l 1.9 TDi 110cv de 1998 por este modelo:

- GARRET GT1749V "dos ibizas de 150 CV, foi o que vendedor disse"

Tá aqui uma confusão... GT1749V equipa vários carros de 110cv's entre outros, é igual ao VNT15 , apenas muda o nome. VNT15 é o teu turbo de origem, ou seja, vais ficar com um turbo precisamente igual...

O turbo do Leon 150cv's esse sim é o VNT1749VB o que duvido muito que se arranje um NOVO pelo preço que indicas-te! E já nao tem nada a ver com o GT1749V

Corrijam-me se estiver algo errado... :D
 
zinka disse:
Gente eu sou um gajo mt cuidadoso nesse aspecto, todos os dias antes de sair de casa ponho o carro +ou- 5minutos a trabalhar, e sendo uma viagem longa ou curta fica sempre a acalmar os cavalinhos antes de o desligar....chego msm a levar tanga dos meus colegas de trabalho por fazer isso :p :D mas o carro é meu e eu é que pago os estragos :D por isso por ai acho que o outro nao deve escaxar :evil:

E aproveito para dizer que só quero mesmo conseguir tirar mais partido do turbo, nao quero ter nenhum A3 com 300cv, ou um A3 para picanços, longe disso....o meu carro para ja fica dificil de chegar aos 200km :oops: nao sei s por ter jante 17 com pneus 225??? mas a verdade é essa, nao digo com isto q a culpa seja do turbo, nao so que em vez d gastar 200€ para descarbonizar um gasto 300€ e compro um Garret GT1749V NOVO......mt bom o preço....!

So nao ouvi quase ninguem a falar na ref do turbo q vou adquirir "em principio" é só VTN VA sei la....! nao me deixei mais confusos amigos

So queria saber s é viavel ou nao, nao vou abusar do carro q tenho, para ter 300cv nun carro é preciso abrir mt os cordoes a bolsa :twisted: e eu nao quero por falta de T€MPO :twisted: :D

Mas agradeço a disponibilidade de todos voces....

Não deves deixar o carro a trabalhar 5 minutos antes de andares com ele, isso só te prende o motor e promove com o trabalhar achincalhado das 900 rpm's para aumentar folgas e cuspir óleo, simplesmente quando começares a andar com ele não deves deixar carga no turbo, ou seja andar com ele até ás 2000rpm's até te dar sinal de temperatura acima dos 60ºc, a partir daí já não à risco, se quiseres é a dar carga, como muita gente já disse antes(inclusive eu) o vnt1749va ou vb vai dar-te diferença o vnt1749v é igual ao vnt15, mas para teres praticamente as mesmas baixas e chegares aos 200 com muito mais facilidade sem teres de alterar a injecção de gasóleo, mas tens de fazer repro a melhor hipótese é sem dúvida o vnt1852(para o va ou o vb, também tens de fazer repro), mas se não fizeres repro, o vnt15 que tens é um óptimo turbo.
Já agora para descarbonizar como dizes, na zona norte em albergaria no turbolenhas fica-te pela módica quantia de 160€, mas atenção, não é só descarbonizar, o turbo é todo, mas mesmo todo revisto e recalibrado e mudam-te segmentos, parafusos, etc... ou seja o turbo fica praticamente como se tivesse acabado de sair da fábrica, mas como todos os turbo garret têm a base comum, pelos 300eur que tu falas conseguem pegar no teu turbo e transforma-lo num vnt1852, sem teres de andar a alterar os teus colectores, pois o teu turbo é feito na mesma peça que os teus colectores, ou seja, se quiseres mudar o teu turbo para outro, vai ser longe de ser plug'n play, vais gastar fortunas em torneiro mecânico e vais ter o clássico problema de o trabalho nunca vai ficar tão bem feito como se fossem os colectores de origem(sem falange), o turbo lenhas faz esse trabalho todo, mas para teres uma ideia, acho que não gastas menos de 800 euros, pensa nisto.
Já agora gostava de saber o que decidiste.
só mais uma coisas para te mudarem um turbo nenhum mecânico de cobra menos de 100 eur pela mão de obra, e posso-te garantir que para seres tu a muda-lo é preciso teres um considerável conhecimento de causa, não é o mesmo que mudar uma suspensão, eu já mudei os dois(suspensão e turbo) no meu A3, e o turbo é realmente um bico de obra, só mesmo mais uma coisa, quando o desmontares tens de limpar todas as tubagens, num gajo que lave radiadores, isso nunca te fica menos de 60 eur, faz as contas e tu é que sabes, se quiseres poupar esta pipa de massa, fazes uma repro na pke e mantens o comportamento de não passares das 2000 rpm's a frio, e sempre antes de desligares andares um minuto abaixo das 1400 rpm's ou um minuto parado antes de desligares e a fiabilidade mantém-se(além disso a repro tem garantia). é a experiência que eu tenho... é aquilo que faria para não perder muito tempo, e segundo me parece acho que ficas com 140cv e 320nm, muito mais poder de acelaração que os teus 110cv e 250nm
 
Fuc** :eek: tou admirado com tamanha explicação, sim senhor Sr. Vemanuel, tou vendo que realmente é conhecedor da causa :twisted:

Sempre m disseram para deixar o carro um pouco a trabalhar antes de arrancar com ele, e é isso que faço desde que me conheço como gente :D tambem tento sempre nao abusar com o carro a frio, mas o meu carro deve ter a valvula da temperatura danificada, pois o meu ponteiro da temperatura raramente vai aos ditos normais de 90ºc, nao mexe msm, volta e meia la sobe mas baixa logo....

a mim custa-me a entender como é q um turbo 17 consegue ser igual a um 15 :eek: , mas eu nao sou mt entendido na matéria...

E essa historia da hibridação do turbo é seguro, nao é por os dias contados do mesmo???

Em relação á mao de obra, tb nao sou eu que desmonto o meu carro em questões mecanicas, deixo isso para o sr. berto, meu mecanico, dou-m super bem com ele ao ponto de passar na casa dele quando quiser conviver com ele e a sua mulher e filho....ao ponto mesmo de ele fazer coisas no meu carro e nao m levar nada por isso...cmo é obvio dou-lhe sempre algo pois eu tb nao gosto de trab para aquecer :evil:

Ainda estou mt indeciso, tenho que ponderar mt esta historia toda, mas s alguém souber de um trubo vnt1852 que diga para ver o que s pode fazer????

Agradeço desde já a informação de todos vocês, e continuem a dar ideias……

Cump.
 
o meu carro também não chega aos 90º, mas para isso ter acontecido das duas uma, ou tens o termostato furado, ou ausência deste e a água do radiador está sempre a passar por todo o circuito, ou cortaram-te a refrigeração por água que os carros do grupo vag fazem no junto ao filtro do óleo, se a tua válvula da temperatura está ligada é porque está a funcionar, isso não é de preocupar, o carro praticamente não te aquece mesmo, posso-te dizer que tenho um furo no meu termostato(feito por mim) e vim de lisboa com um tubo do radiador roto e o carro não aqueceu, só te faço esta pergunta, à quanto tempo não ouves o teu carro a ligar as ventoinhas? para ligar as ventoinhas existe uma válvula termoeléctrica, se a água ultrapassar x temperatura esta começa a deixar passar corrente para activar a ventoinha.
De qualquer forma se o teu carro não está a aquecer nada, mais um bom motivo, para lhe dares carga, acredita que uma repro seria uma boa hipótese, mais que isso, só te ia levar a quereres ainda mais, nós na nossa condição humana queremos sempre mais, mas se mesmo assim quiseres insistir em dar carga, porque não dás o teu á troca mais 2000 ou 3000 eur e vais a um concessionário audi e vês se não existe para lá um 130cv oriundo de uma retoma? acredita numa coisa, melhor que isso a gasóleo, muito poucos.
 
ai sim o teu tb nao aquece :eek: a mim sempre m dissere, pá para esperar que o carro chega-s aos 90ºc a partir dai era so dar calor :D mas o meu raramente sai do minimo, a maioria das vezs nem mexe msm, faço uma viagem de braga ao porto e nem mexe o ponteiro.....eu axo isso estranho.....em rela~çao a ventoinha há pouco tempo ouvi-a a trab, mas foi a primeira vez, aquilo tb faz um barulho quase nem s ouve :D :roll: ao contrario do saxo 1.1 da minha sogra, aquilo quase q s desfaz :p :D

Quando dizs para lhe dar carga referes-t á repro certo???

Ai um 130cv, tenho este a um ano e para ja tem q ser este, mas era uma optima ideia um 130cv isso é q era....e ainda por cima o meu é importado, dai ja vale menos um pouco...axo eu claro, e com alguma logica....!

Olha isso da hibridação do turbo, ao fazr uma ja leva descarbonização e hibridaçao ou so hibridação??

Cump....
 
vemanuel disse:
Não deves deixar o carro a trabalhar 5 minutos antes de andares com ele, isso só te prende o motor e promove com o trabalhar achincalhado das 900 rpm's para aumentar folgas e cuspir óleo, simplesmente quando começares a andar com ele não deves deixar carga no turbo, ou seja andar com ele até ás 2000rpm's até te dar sinal de temperatura acima dos 60ºc, a partir daí já não à risco, se quiseres é a dar carga, como muita gente já disse antes(inclusive eu) o vnt1749va ou vb vai dar-te diferença o vnt1749v é igual ao vnt15, mas para teres praticamente as mesmas baixas e chegares aos 200 com muito mais facilidade sem teres de alterar a injecção de gasóleo, mas tens de fazer repro a melhor hipótese é sem dúvida o vnt1852(para o va ou o vb, também tens de fazer repro), mas se não fizeres repro, o vnt15 que tens é um óptimo turbo.
Já agora para descarbonizar como dizes, na zona norte em albergaria no turbolenhas fica-te pela módica quantia de 160€, mas atenção, não é só descarbonizar, o turbo é todo, mas mesmo todo revisto e recalibrado e mudam-te segmentos, parafusos, etc... ou seja o turbo fica praticamente como se tivesse acabado de sair da fábrica, mas como todos os turbo garret têm a base comum, pelos 300eur que tu falas conseguem pegar no teu turbo e transforma-lo num vnt1852, sem teres de andar a alterar os teus colectores, pois o teu turbo é feito na mesma peça que os teus colectores, ou seja, se quiseres mudar o teu turbo para outro, vai ser longe de ser plug'n play, vais gastar fortunas em torneiro mecânico e vais ter o clássico problema de o trabalho nunca vai ficar tão bem feito como se fossem os colectores de origem(sem falange), o turbo lenhas faz esse trabalho todo, mas para teres uma ideia, acho que não gastas menos de 800 euros, pensa nisto.
Já agora gostava de saber o que decidiste.
só mais uma coisas para te mudarem um turbo nenhum mecânico de cobra menos de 100 eur pela mão de obra, e posso-te garantir que para seres tu a muda-lo é preciso teres um considerável conhecimento de causa, não é o mesmo que mudar uma suspensão, eu já mudei os dois(suspensão e turbo) no meu A3, e o turbo é realmente um bico de obra, só mesmo mais uma coisa, quando o desmontares tens de limpar todas as tubagens, num gajo que lave radiadores, isso nunca te fica menos de 60 eur, faz as contas e tu é que sabes, se quiseres poupar esta pipa de massa, fazes uma repro na pke e mantens o comportamento de não passares das 2000 rpm's a frio, e sempre antes de desligares andares um minuto abaixo das 1400 rpm's ou um minuto parado antes de desligares e a fiabilidade mantém-se(além disso a repro tem garantia). é a experiência que eu tenho... é aquilo que faria para não perder muito tempo, e segundo me parece acho que ficas com 140cv e 320nm, muito mais poder de acelaração que os teus 110cv e 250nm


Repro com garantia ?? Onde é isso? :eek: :D

zinka disse:
ai sim o teu tb nao aquece :eek: a mim sempre m dissere, pá para esperar que o carro chega-s aos 90ºc a partir dai era so dar calor :D mas o meu raramente sai do minimo, a maioria das vezs nem mexe msm, faço uma viagem de braga ao porto e nem mexe o ponteiro.....eu axo isso estranho.....em rela~çao a ventoinha há pouco tempo ouvi-a a trab, mas foi a primeira vez, aquilo tb faz um barulho quase nem s ouve :D :roll: ao contrario do saxo 1.1 da minha sogra, aquilo quase q s desfaz :p :D

Quando dizs para lhe dar carga referes-t á repro certo???

Ai um 130cv, tenho este a um ano e para ja tem q ser este, mas era uma optima ideia um 130cv isso é q era....e ainda por cima o meu é importado, dai ja vale menos um pouco...axo eu claro, e com alguma logica....!

Olha isso da hibridação do turbo, ao fazr uma ja leva descarbonização e hibridaçao ou so hibridação??

Cump....

O turbo quando é hibridado é como se fosse "reconstruido" , porque tem de levar algumas peças novas. E é descarbonizado.

Carga entende-se por tudo o que dê mais cv's ao carro lol
 
BrunoA3 disse:
Porquê uma Repro na PKE quando à tantos sitios, no meu ver, melhores ?

Repro com garantia ?? Onde é isso? :eek: :D

Era melhor não enveredar por esse "caminho" .. já se sabe ao que leva ...
 
boost disse:
Era melhor não enveredar por esse "caminho" .. já se sabe ao que leva ...

Ok, editado... Agora não venham é dizer ao rapaz que à repros com garantia! Porque depois se ele partir o turbo ou assim duvido muito que lhe metam um novo sem ele pagar nada... ;)
 
Back
Top