[DIY] -> Pinturas interiores - Pianno Black

Tópico em 'DIY' iniciado por AgA, 7 Abr 2010.

  1. AgA

    AgA

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    Estava a navegar e vi uma duvida de um user, logo me lembrei que contráriamente ao que tinha prometido á tempos, tenho de fazer um DIY deste "serviço"

    nada de complicadissimo, algo que com tempo e paciência se faz, o ideal é ter o material desmontado e não stressar com pressa de voltar a meter tudo ao sitio, se assim for, mais vale mandarem um pintor fazer o serviço e pagarem €€€€€€ :D

    ora aqui vai, isto até certo ponto aplica-se seja a pegas das portas, trims, consola central, etc...
    neste caso as fotos que tenho são das pegas das portas e pontualmente tenho uma ou outra pic dos trims e do cinzeiro..

    MATERIAL NECESSÁRIO:

    :arrow: material a pintar :lol:
    :arrow: Lixas com fartura, normal P400 e de água P600; P800; P1000; P2000 (na casa dos 0,20 a 0,40€ cada folha - comprem isto em casas de pintura!!)
    :arrow: tinta da cor que querem pintar, em spray (preto semi gloss da MOTIP 7,50€ na norauto)
    :arrow: verniz MOTIP CLEAR VANISH (entre 9,5 a 11€ na norauto ou stationmarché)
    :arrow: desengurdorante (aqui aparece o MOTIP mas em casa de tintas encontra-se mais baratos na casa dos 4€ para 1 litro)
    :arrow: primário transparente para plasticos MOTIP (5,50€ na norauto)
    :arrow: navalha ou faca de bico rombo
    :arrow: sitio com pouco pó para deixar as peças a "curar"
    :arrow: luvas de latex (+/- 3€ uma caixa numa farmácia)
    :arrow: tempo e paciência (priceless :D )

    01.jpg

    ora então, cá vamos nós..
    depois do material desmontado vamos começar por retirar a camada original de revestimento..

    seja o rubber touch no caso das pegas ou do cinzeiro, ou o verniz dos trims em madeira..
    02.jpg

    :arrow: #1
    no caso dos trims/consola isto agora não interessa...
    eu usei uma faquita pequena para raspar o maximo possivel, deixando as peças com este aspecto:
    03.jpg

    :arrow: #2
    (este passo já se faz nos trims e consola, mas para essas peças começem apenas na lixa P400 ou se estiverem em bom estado, logo na P600 ;) )
    para uniformizar as peças lixei-as com a lixa mais abrasiva (cheguei a meter uma passagem de P200), depois de sair a borracha toda acompanhei o tratamento em todo o material, primeiro com P400, depois com P600 e por fim para ficarem suaves com P800 molhada em água.
    no fim disso ficam com este aspecto:
    04.jpg

    cinzeiro
    04092008617.jpg

    :arrow: #3
    depois dessa passagem e de deixar secar a água das peças (isto foi feito no verão, secou depressa), agarra-se no desengordurante, embebe-se um pano e passa-se em toda a peça.
    isto serve não só para tirar a gordura mas tambem para limpar os restos de material/pó que fica após a lixagem...

    evidentemente se depois de desengordurada tocarem nas peças com os dedos, elas ficam com as impressões digitais, essa "gordura" dos dedos é o suficiente para ficar uma zona que não deixa aderir a tinta!!! para evitar isso, desde o momento em que desengorduram usem luvas de enfermeiro as luvas de latex, isso custa uns 2~3€ numa farmácia, vendem-se ás caixas de 50 unidades.. :D

    :arrow: #4
    tudo desengorduradinho, vamos começar!! primeiro o primário para plásticos, numa finssima camada e logo seguido pelas camadas de tinta.
    assim que se desengordura uma peça, vê-se o producto a evaporar (tipo alcool), deve-se aplicar logo o primário, este seca igualmente rápido!
    depois a primeira camada de tinta, uma camada leve, com a lata afastada da peça para não criar "poças" de tinta, assim que esteja acabada a 1ª camada, deve-se guardar a peça num sitio seguro para que não caia ao chão nem apanhe pó.
    basta um filamento de pó para que se note, claro que se cair com a tinta fresca ou meio curada tambem se nota..

    eu utilizei a adega de minha casa, limpei-a e coloquei as peças sobre bocados de esferovite.
    assim levava-as no esferovite em vez de lhes ter de pegar directamente ;)

    no fim de dar a 1ª camada em cada uma das peças, individualmente, fui buscar a 1ª peça pintada e repeti a camada de tinta, assim se as camadas forem realmente pequenas, a peça está seca quando se chega ao fim da ultima peça (considerando que eu fiz 4 pegas, 6 trims, consola central, cinzeiro e argolas traseiras, a "volta" ás peças era grande..)

    NOTA: se alguma das peças se estragar, voltar ao passo #2

    foto do cinzeiro antes do verniz
    06092008619.jpg

    :arrow: #5
    depois das peças bem curadas (depois das 2 ou 3 camadas de tinta, nunca mexer nas peças em menos de 24 ou mesmo 48h para certificar que estão bem secas!!! mais uma vez, basta uma dedada pra estragar o serviço feito!! ) verifiquem que a pintura está uniforme, se virem marcas de pó, dedos, toques, etc, podem recupera-las lixando as peças com lixa mais fina e água, usem a P800 ou P1000
    se a pntura correu mesmo bem e ficou tudo imaculado, siga para bingo..

    desengordurem as peças novamente, com as luvas de latex calçadas, e vamos passar ao envernizamento aplicando a mesma técnica anterior, uma peça de cada vez, sempre em cima do esferovite e guardando a peça imediatamente após a camada.

    aplicar finas camadas, de preferencia 2 camadas antes de deixar novamente as peças a curar..

    :arrow: #6
    peças envernizadas e curadas, exelente!! devem estar com este apecto:
    05.jpg
    06.jpg
    07.jpg

    cinzeiro envernizado
    07092008620.jpg

    eu sinceramente gosto do preto brilhante, mesmo brilhante, por isso costumo dar-me ao luxo da pintelhice :D
    no fim do verniz curado, agarro em água e uma lixa P2000 e lixo muito levemente todas as peças envernizadas, lixo-as até passar os dedos e não sentir uma unica irregularidade!!

    depois disso, calço as luvas de latex, desengorduro e dou as ultimas 2 camadas de verniz..
    novamente a cura de 24 ou 48h (consoante a temperatura ambiente) e estão acabadas!!!

    para mim, isso ainda não chega, eu normalmente ainda lhes dou uma polidela com "PaintPolish" e encero-as com a cera que aplico no exterior do carro, mas assim certifico-me de um exelente resultado e protecção da pintura :p

    sim, isto dá um trabalhão brutal, mas depois o resultado compensa!!
    tenho o cuidado de ao limpar limpar apenas com um pano macio, não passo ali com escovas nem nada que se pareça para não riscar a pintura (ah pois, deu muito trabalho :lol: )

    ora então, as fotos:

    pegas acabadas de secar:
    05.jpg

    trims, cinzeiro, consola e argolas acabadas de secar:
    03122009032.jpg

    jantes acabadas de pintar (não fui eu que as pintei...) :
    19112009007.jpg

    jantes acabadas de polir e encerar:
    19112009008.jpg
    19112009009.jpg

    e o material montado no devido local...
    pegas (antes de pintar os trims):
    DSCF1016.jpg
    DSCF1015.jpg

    interior completo
    DSCF1511.jpg
    DSCF1510.jpg
    DSCF1509.jpg
    DSCF1608.jpg

    jantes
    DSCF1545.jpg
    DSCF1534.jpg


    posso afirmar que deu muitoooooo trabalho!
    mas é um orgulho cada vez que vejo isto no sitio :D

    espero que isto ajude alguem! ;)

    EDIT:


    BURACOS OU ARRANHADELAS PROFUNDAS NAS PEÇAS?? A SOLUÇÃO...
    lembrei-me de um pormenor que tambem vos pode ser util...
    nos trims da porta da frente tinha umas arranhadelas mais profundas, tive de os disfarçar..
    a solução custa 5,5€ na norauto é um primário chamado MOTIP FILLER

    [​IMG]

    isto é um primário mais grosso, se aplicarem uma camada no sitio do "rasgo" ou "buraco" o primário enche, depois de seco dão uma lixadela até chegar á base novamente, a fazer isto reparem que tudo se desgasta menos o sitio que foi cheio, é um passo que se pode repetir sempre que necessário e sempre antes de darem o primário de plásticos, a partir daí é seguir os passos normais indicados acima...

    testei este processo para reparar raspadelas no deposito da minha mota e nos plasticos laterais... e funcionou!! :D
    têm obrigatoriamente de lixar este primário pois ele fica rugoso depois de secar, e aviso-vos que este primário larga muito pó!! não lixem isto perto das peças que estão a curar a pintura!!
     
    Last edited: 8 Abr 2010
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  2. PEREIRA

    PEREIRA

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    só tenho uma coisa a apontar que provavelmente te esqueceste...

    na lista de materiais fazes ref. ao aparelho para plásticos, mas na descrição do trabalho passas directamente do desengordurante para a tinta..... ;)

    corrige lá isso e depois eu edito este post k ja n fica aqui a fazer nada.. ;)
     
  3. koolboy

    koolboy

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    Excelente diy:):)
     
  4. boomtriker

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    muito bom trabalho...

    os meus parabens:) ficou exelente....

    só um aparte, para nao demorar tanto tempo a secar a tinta e para lhe dar mais rubostez, é na altura que se esta a pintar, ter a lata de tinta numa mao e o secador na outra e ambas a mesma distancia...;) pintei assim uns plasticos de uma mota e nem a tinta estalava com as vibracoes e torcoes nos plasticos, utilizei os mesmos produtos que tu, mas nao apliquei primario para plasticos...

    agora para finalizar era pintar as capas dos espelhos a mesma cor, acho que ia ficar brutal..;)
     
  5. A3ZT

    A3ZT

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    exelente parabens ate pareces um modelista Lol eu tava na ideia de mandar pintar os meus mas sendo assim vou apostar como tu mais uma vez parabens
     
  6. vynes

    vynes

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    Grande serviço sim senhor!!
    Os acabamentos e o resultado final: 10 estrelas!!

    Quando tiver paciência e tempo hei de fazer no meu também, só me falta escolher a cor...

    Cumps
     
  7. Feiteira10PVZ

    Feiteira10PVZ

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    Aga estás de parabens..... explicação do melhor
     
  8. @ires

    @ires

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    LINDO! PERFEITO! Quanto levas para fazer isso no meu? :)
    Abraço!
     
  9. AgA

    AgA

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    gracias pereira!!
    e nem precisas editar o post ;)

    como falei no evaporar do desengordurante, pensei ao mesmo tempo no evaporar do primário.. heheheh lapso do primeiro DIY :p :p
     
  10. johny_bravesss

    johny_bravesss

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    excelente diy ,tiras-te todas as minhas duvidas
     
  11. AgA

    AgA

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    ora tentando responder a todos...

    antes de tudo muito obrigado :D
    isto realmente dá um certo trabalho, mas tal como disse acima, é muito mais gratificante ver algo que fomos nós a fazer :D

    alguem disse que pareço um modelista... deve ser porque sou mesmo :lol: :lol:
    ok já não monto um carrito á bastante tempo e tenho saudades, mas é um dos meus hobbies :p

    koolboy, adicionei a estimativa de preço dos materiais no post, assim para alem de poderes usufruir dessa informação tambem o resto da malta pode ver ;)

    em relação ás capas dos espelhos... talvez um dia... :p mais brevemente vou pintar o pilar B por fora e os triangulos pretos da porta traseira :D

    a tecnica do secador, tenho algum receio sempre... mas na adega meti um aquecedor de ventilador para aumentar a temperatura ambiente aquando da pintura dos trims em dezembro ;)

    de resto, pessoal, se uma peça correr mal, não desesperem, eu só á 3ª tentativa é que cheguei ao aspecto que queria na consola central, mesmo assim não ficou a 100% como por exemplo as pegas das portas que sairam bem á primeira :p
    lixem bem a tinta e dêm-lhe novamente, mas com mais calma ;)

    abraço a todos e espero que vão postando os resultados obtidos com estas dicas!!
    força nos vossos "trabalhos manuais" ;)
     
  12. PEREIRA

    PEREIRA

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    vou deixar aqui mais uma dica aos futuros pintores

    sempre que se dá uma demão (seja do que for) dá-se em passos contínuos e sem voltar atrás para tentar "encher melhor uma zona".

    o que não cobriu bem com a 1ª demão, ficará aperfeiçoado nas seguintes..

    Boas pinturas.. ;)
     
  13. Garcia A3

    Garcia A3

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    excelente.. :palmas:
    pois é amigo, isso é mesmo preciso é a paciência para deixar secar... :D eu por não a ter, quando pintei a minha consola, não ficou com o acabamento desejado :S.. agora andava com a noia do vinyl, olha acabei por forrar toda a consola tb com ele :p :p :p
    se tiveres curiosidade em ver, dá um salto ao meu projecto. ;)

    mais uma vez parabéns pelo excelente DIY.. :palmas:
     
  14. B5avant

    B5avant

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    Bom DIY!! Impecável mesmo! Só tenho pena de não ter tanta paciência para trabalhos deste tipo! Começo muito bem com calma e depois a pressa de ver tudo pronto faz-me acelerar e deixar tudo uma cagada :( Mas acho que me vou aventurar um dia :p

    ;)
     
  15. AgA

    AgA

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    bem... mais uma dica no fim do primeiro post ;)

    reparar arranhadelas e pequenos buracos com um primário de enchimento!! :D


    mais uma vez, muito obrigado a todos pelos comentários e ao amigo PEREIRA pelo "olho-vivo" :D
     

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