DIY Homelink caseiro - Botão para abrir portão

Ah, grande plainas ;) sempre atento...
Eu ando sempre com a tal "rodinha" no máximo. Eu nao tenho a certeza se é energia em falta ou não, porque nem sempre acontece isto. Mas para resolver este problema, desligo os médios e fico com os minimos e já funciona...
Já me lembrei de ligar a alimentação da pilhe á alimentação do led dos 4 piscas porque esse anda sempre aceso. Assim nem preciso ligar as luzes para ter energia. Porque sinceramente, preferia ter sempre energia, do que cortar sem a chave. Porque por vezes preciso abrir o portão e nao quero estar a dar á chave só para abrir o portão.
Ou então, ainda melhor, tenho lá a ficha do "airbag off" será que posso ir lá buscar 12V?

Acho que deves evitar "misturar circuitos" ainda mais quando se trata de esp, airbags, botões dos 4 piscas etc...se um dia tiveres problemas num desses componentes, o comando da garagem é mais uma complicação que estás a juntar...além de que pode ser mais uma fonte de problemas nesses componentes sensíveis..
Uma vez que que não queres ir buscar alimentação ao porta fusíveis e queres alimentação permanente ao comando, podes ir buscar a alimentação à ficha do rns: pinos KL30 (+12V) e KL31 (massa)
 
Para adicionar "alguma segurança" convém irem "buscar" os 12V a um circuito "cortado com a ignição"..

Boas plainas :)
Será que me podias explicar com algum pormenor onde posso ir buscar os 12V a um circuito cortado pela ignição (chamo ignição por exemplo a posição de chave I que já permite o ligar do rádio) oiço dizer que se vai buscar a caixa de fusíveis mas podes dizer-me mais explicitamente como é feito?
Tenho um familiar eletrotécnico que já me fez um circuito de proteção para evitar os 13.5V de corrente do carro quando o alternador está a funcionar.

Venho partilhar já agora este circuito com vocês, para evitar que o comando da garagem por algum motivo queime um dia, neste caso queimaria apenas a resistência.
São dois circuitos que apresento, tanto faz usar um ou o outro, eu vou optar por o de cima que usa menos componentes.

Fico a aguardar se puderes esclarecer :P

4pdm.jpg
 
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(CONTINUAÇÃO)

Depois no carro foi só procurar corrente onde soldar os cabos para a corrente 12V do comando e ligar o cabo do led ao tal cabo do airbag para o led acender quando os outros (pode ligar-se ao do ESP ou outro, só liguei a este porque estava livre)

Coloquei o comando preso por baixo do RNS-E, para que não se mova, e não faça barulhos.
Retirei o botão vazio que tinha ao lado do ESP e substituí por este, ficando no final com este aspecto:

View attachment 158

Depois disto tudo feito, deixei de ter de andar à procura do comando cada vez que queria abrir o portão da garagem. O comando mesmo estando debaixo do RNS-E, e sem grande visibilidade para o portão, consegue abrir o portão a uma distância de 30m + ou -

Pronto.. e é tudo.. é o meu 1º DIY.. por isso desculpem qualquer coisinha que esteja menos bem.. :D

Neo

Muito bom sim senhor! Já mandei vir botão pra fazer também no meu comando :)

Obrigado pelo DIY [emoji6][emoji1419][emoji1433][emoji1433][emoji1433]


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