DIY Homelink caseiro - Botão para abrir portão

Bem, depois de ver pela net um botão que tem desenhado um portão de uma garagem, decidi pesquisar e descobri que era possível adaptar o comando da garagem ao botão que iria ficar na consola ao lado do ESP.

Material necessário:
-> Comando original do portão
-> Botão
-> Ferro de soldar estanho
-> Solda de estanho

IMPORTANTE - NÃO SOLDEM NADA COM A PILHA COLOCADA, NEM COM O FERRO LIGADO À CORRENTE, PODEM DANIFICAR O COMANDO!

1º - Arranjar o botão

Eu comprei o botão com led vermelho e com o desenho do portão em http://carstyle4you.com/
garage_8p..jpg

neste site podem escolher varias opções relativas ao botão, as minhas foram:
-> Audi A3 8P - Garage Cover
Position: 2, Model: 2 Din, Led color: Red, Version: Pushbutton (esta última é importante porque faz com que o botão seja igual aos que já lá estão e não como se fosse um interruptor)

Quem não estiver interessado em comprar o botão visto que ainda fica algo dispendioso (40 e tal €) sempre pode utilizar um botão que tenha, como por exemplo o botão de pressão dos pneus. Querendo fazer isso, tem de soldar os cabos nesta posição:

novo-3..jpg

2º - Abrir o Comando do portão e ver qual é o botão que faz funcionar o portão

No meu caso o comando tem 3 botões, só um deles está a funcionar, é preciso identifica-lo. Depois disso encostamos la os cabos que soldamos ao botão (no caso de ter comprado o botão já trás os cabos soldados), para testar se funciona e se é essa a posição dos cabos.

15..jpg

depois de localizar o botão, com cuidado soldamos cada cabo a uma solda do botão (são fáceis de identificar)

7..jpg
5..jpg
 
Last edited:
(CONTINUAÇÃO)

Depois dos cabos soldados, colocamos a pilha e testamos se já funciona..

3º - Soldar cabos para luz do led

No caso de comprar o botão onde eu comprei já vem com os cabos soldados, mas querendo fazer com outro botão os pinos onde tem de se soldar os cabos são estes:

novo-8..jpg

no meu caso está assim:

10..jpg

e na outra extremidade:

9..jpg

esta extremidade pode ligar noutro botão que esteja ao lado e a sua ficha liga por trás.. serve única e exclusivamente para ir buscar corrente para o led. No meu caso liguei ao cabo que estava lá solto, supostamente é o cabo do botão do airbag do passageiro que o meu carro não tem.

4º - Soldar cabos para ligar corrente 12V

Soldei um cabo vermelho ao positivo do comando e um preto ao negativo para ligar directamente no carro, já que o comando é 12V, dessa forma não vou ter de desmontar a consola para trocar a pilha do comando...

3..jpg

5º - Montar o Comando e colocar tudo no sítio.

Depois disto montei o comando sem pilha. ficou assim:

4..jpg
 
Last edited:
(CONTINUAÇÃO)

Depois no carro foi só procurar corrente onde soldar os cabos para a corrente 12V do comando e ligar o cabo do led ao tal cabo do airbag para o led acender quando os outros (pode ligar-se ao do ESP ou outro, só liguei a este porque estava livre)

Coloquei o comando preso por baixo do RNS-E, para que não se mova, e não faça barulhos.
Retirei o botão vazio que tinha ao lado do ESP e substituí por este, ficando no final com este aspecto:

1..jpg

Depois disto tudo feito, deixei de ter de andar à procura do comando cada vez que queria abrir o portão da garagem. O comando mesmo estando debaixo do RNS-E, e sem grande visibilidade para o portão, consegue abrir o portão a uma distância de 30m + ou -

Pronto.. e é tudo.. é o meu 1º DIY.. por isso desculpem qualquer coisinha que esteja menos bem.. :D

Neo
 
Muito bom mesmo, excelente trabalho, até parece que já veio de origem.

Parabéns amigo.

Abraço.
 
Back
Top