[DIY] Como colocar vidros eléctricos nas portas traseiras- A4 B6 2003

Tópico em 'DIY' iniciado por dom123, 20 Abr 2012.

  1. dom123

    dom123

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    Boas...

    Finalmente hoje, 20/04/2012, eu lá consegui por os vidros eléctricos nas portas de trás
    Tive a ajuda do user Kraven69 que me facultou um esquema dos vidros, o que veio comprovar que o esquema que eu tinha feito anteriormente estava correcto.

    Resumindo o que é necessário:

    2 Motores para as portas traseiras.
    O motor porta do condutor no meu caso serviu o mesmo.
    2 Cablagens completas das portas interiores traseiras, preparadas param os vidros eléctricos.
    1 Trim da porta do condutor com respectivos 4 botões
    2 trims das portas traseiras com respectivos botões

    O ideal seria arranjar 2 conetores, com +/- 20cm de fio, que ligam ao pilar B de um carro com vidros elétricos.

    Todo o material em troca de umas cervejas... Bom preço

    1 Cablagem home-made com 8 (4+4, 4 para cada porta traseira) fios mais 4 (2+2, 2 para cada porta traseira) fios de secção +/- 2.5 para a alimentação, para os 8 fios utilizei um cabo de rede que tem 8 fios. Os fios para a alimentação foram retirados de um cabo eléctrico 2.5.
    No final codificar com o vag-com no módulo 46, adaptation, canal 61. Alterar o valor de 1 para 0.

    A cablagem home-made é muito fácil de fazer, terá de ser uma cablagem que vá do conector da porta do condutor até às 2 portas traseiras, eu passeia por baixo da alcatifa mesmo junto á porta, bastou levantar os plásticos, até á porta traseira esquerda e continuou por baixo do banco traseiro até á porta traseira direita.

    Para a cablagem usei como disse um cabo de rede e fio eléctrico de secção 2.5 de cores diferentes, eu usei castanho (massa) e azul (positivo).
    Para a porta traseira esquerda, +/- 1.70mts de cabo e para a porta traseira direita uns 3mts, mas se for um bocado a mais depois corta-se.

    [​IMG]

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Em primeiro lugar tirar as forras das 3 portas, condutor e das duas traseiras.
    Retirar toda a cablagem existente das portas traseiras e forras, bem como o trim e a manivela dos vidros e trocar pelo trim novo, já com botão e apertar o motor no sítio.
    Na porta do condutor basta trocar o trim para o de 4 botões.

    Manivela elevatoria dos vidros traseiros
    [​IMG]

    Como se pode verificar o encaixe da manivela e do motor é igual, por isso basta só trocar.
    [​IMG]

    Colocar a nova cablagem nas portas traseiras, são duas por porta, 1 que liga ao motor e fecho central e outra que liga no motor e vai às forras das portas, depois ligar os conectores no fecho central, motor, botão, colunas e twiters.

    Nova cablagem que liga o pilar B ao interior da porta:
    [​IMG]

    Cablagem antiga que liga o pilar B ao interior da porta:
    [​IMG]

    Cablagem interior montada na forra:
    [​IMG]


    Tirar os plásticos do pilar A (condutor) até ao pilar B (porta traseira) e desengatar as fichas que ligam ao pilar A e aos 2 pilares B.
    Depois dos conectores desengatados vamos começar a ligar a cablagem home-made e começamos pelo conector do pilar A.
    No meu caso ele tem as ligações como mostra na imagem abaixo, são diferentes das dos conectores da nova cablagem, mas não faz mal.
    [​IMG]

    Descarnei um bocado os fios originais que ligam ao conector e soldei os da nova cablagem home-made, os 8 do cabo de rede e os 4 de alimentação, 4+4+2+2.
    Ter em atenção as cores dos fios a ligar e a que cores vão ligar.
    Eu utilizei as cores castanho, castanho/branco, laranja e laranja/branco, por esta ordem, para a alimentação o cabo castanho liga á massa (castanho) e o Azul ao positivo (vermelho/branco).
    Passar a cablagem home-made até ao pilar B esquerdo.
    O conector deste pilar tem a disposição dos fios diferente da cablagem interior das portas, como mostra a imagem abaixo, falta um fio na posição 6.
    Aqui podia entrar o tal conetor de um carro já com vidros elétricos e que tivesse a mesma disposição dos fios do conetor interior da porta, mas como não tinha usei o de origem...
    [​IMG]

    Passei um fio da carreira de baixo para a posição 6, para ficar com a pinagem igual ao conector interior das portas, como se pode ver nesta imagem.

    Conector interior da porta que liga aoconector pilar B:
    Esquema%20vidros%20frente.jpg

    Neste pilar eu cortei os fios originais, deixando uns 15cm de comprimento, menos os das colunas posição 2 e 12, pois já não são necessários, sendo assim soldei os fios da cablagem home-made nas pontas dos fios originais, respeitando a cor a que foram ligados no pilar A com a cor dos fios da cablagem interior. Ou seja, a cor dos fios a que a cablagem home-made foi ligada no pilar A, tem de ser respeitada na ligação ao conector do pilar B, tem de coincidir com o nº do polo do conector da porta interior, como mostra a imagem abaixo:

    Esquema de ligações - Meu A4 B6 2003
    Conector%20vidros%20frente.jpg

    A cor dos fios do conector onde se vai soldar os fios da cablagem H-M é diferente, mas não faz mal, o que interessa é a sua disposição dos fios ser igual ao conector interior e soldar os fios na posição certa.
    As cores de onde provêm do pilar A têm de coincidir com as do conector interior da porta:
    Esquema%20vidros%20frente%206.jpg

    A alimentação também se liga nos fios existentes apesar de serem de secção menor, mas não deve haver problema.
    O fio castanho liga ao fio da posição 1 (massa) e o fio azul ao fio da posição 11 (positivo).
    Depois de tudo ligado colocar o conector no sitio e avançar com a cablagem H-M para a porta direita e fazer tudo igual ao conector da porta esquerda.

    Quando terminar as ligações e para testar, colocar as forras das 3 portas no sitio (só apontes) e fazer as ligações á porta. Depois temos de ligar o vag-com e codificar no modulo 46, adaptation, canal 61 e alterar o valor de 1 para 0 ou de 3 para 2.

    Se tudo estiver bem montado já deve funcionar e então começar a esconder a cablagem H-M por baixo da carpete junto às portas.
    Para passar a cablagem da porta direita para a esquerda, eu passeia por debaixo do banco traseiro :)

    Depois é começar a montar os plásticos todos e apertar as forras das portas.

    Falta inda arranjar 2 tampas para tapar os furos que ficaram das manetes.

    Espero que este DIY seja útil a alguém e qualquer dúvida estou aqui para esclarecer.

    cumps
     
    Last edited: 19 Fev 2017
  2. hotdrummer

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    Re: Como colocar vidros éléctricos nas portas traseiras- A4 B6 2003

    Só pelo assunto do tópico... dou-te já os parabéns... que trabalheira... ufff
     
  3. dom123

    dom123

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    Re: Como colocar vidros éléctricos nas portas traseiras- A4 B6 2003

    Boas.

    Amigo, foi por ler posts como o teu que eu tenho andado a adiar est mod, mas digo-te que é bem mais simples do que parece,não tem nada que saber, basta fazer um clone do pilar A para os pilares B.
    simples mais simples não há :)

    cumps
     
  4. hotdrummer

    hotdrummer

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    Re: Como colocar vidros éléctricos nas portas traseiras- A4 B6 2003

    Epa óptimo... se o dizes, eu acredito... a ideia não era desmoralizar, mas sim louvar... Lol
     
  5. dom123

    dom123

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    Re: Como colocar vidros éléctricos nas portas traseiras- A4 B6 2003

    Sim eu sei e desde já agradeço. :)
    Só que em tudo quanto é forum toda a gente diz que isto dá uma trabalheira danada, que se tem de desmontar o carro todo, ficando só as rodas... o que me levava a não avançar com esta mod á já muito desejada. :)
    Mas afinal é super simples, desde que se tenho o material todo, é só tirar uns plasticos e desforrar as 3 portas,digamos que é meio dia de trabalho... :)

    Cumps
     
  6. hotdrummer

    hotdrummer

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    Re: Como colocar vidros éléctricos nas portas traseiras- A4 B6 2003

    Epa tens de entender, que é necessário montar os motores, depois os botões, puxadores, cablagem etc etc etc... É uma mod trabalhosa, isso é um facto e dado adquirido.

    Não é propriamente a mesma coisa que mudar o botão do esp! Daí o pessoal talvez fazer disso um bicho de sete cabeças.

    Edit: Olha eu digo-te já se a minha não trouxesse de origem, eu também não o fazia. Lol
     
  7. dom123

    dom123

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    Re: Como colocar vidros éléctricos nas portas traseiras- A4 B6 2003

    Boas...

    sim, dá um bocado de trabalho, mas não é um bicho de 7 cabeças, talvez de 3... rsrsrs
    Eu também gosto de uma boa aventura...
    O que pode ficar caro é o material, como a mim não me custou nada aventurei-me, se corre-se mal o prejuizo era só o tempo perdido.
    Tirando a cablagem home-made é tudo oem e é só substituir,pois encaixa tudo no sitio.
    Os motores é só tirar o sistema de manivela e aparafusar o motores no sitio,fácil.
    A nova cablagem das portas traseiras é só colocar onde estava a anterior, tem os encaixes todos.
    Cumps
     
  8. tijolo

    tijolo

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    estou a ver que es daqui da zona dom123 , eu sou de fiaes
    um dia destes voute cravar pa fazer o mesmo a minha que ja ando com ideias a mt tempo

    grande diy
     
  9. tecno321

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    Re: Como colocar vidros éléctricos nas portas traseiras- A4 B6 2003

    digo-te já que fizeste aí um bom trabalho e fico feliz por teres conseguido deixar isso top.
     
  10. dom123

    dom123

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    Boas...

    Quando quizeres aparece.
    Já tens o material todo?

    Cumps
     
  11. dom123

    dom123

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    Re: Como colocar vidros éléctricos nas portas traseiras- A4 B6 2003

    Obrigado.
    Com amor ao argolas fazemos tudo...:)

    Cumps
     
  12. dom123

    dom123

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    Last edited: 28 Abr 2012
  13. Patricio Pereira

    Patricio Pereira

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    Espetacular, se eu tive-se o material ainda me aventurava na minha...
    Parabens pelo teu trabalho ,;)
     
  14. dom123

    dom123

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    Boas...

    Nada que não se consiga numa sucata.

    Cumps
     
  15. tijolo

    tijolo

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    ainda não tenho o material
    quando tiver o material digo-te alguma coisa
    obrigado pela disponibilidade
     

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