Detecção da origem problema molas / amortecedores A4 B6 [DECISÃO TOMADA]

Primeiro começo por dizer que a minha A4 B6 é de 2003 e conta com 162 mil km's (VAG-COM e quadrante), se são reais já não sei, está praticamente como a comprei, é uma S-Line, pelo menos o interior é. Sempre tive a carrinha mais baixa atrás em relação à frente, mas como via outras no mesmo estado achei normal. Mas à umas semanas para cá arreou mesmo a traseira do nada. Parece que vai levantar para o espaço ou que tenho uns sacos de cimento na bagageira e noto a traseira a fugir mais. Sempre achei o carro muito desconfortável mas muito seguro também e agora continua desconfortável e menos seguro.

Tenho 35mm da roda à chapa à frente e cerca de 5 mm nas rodas traseiras.
A nivel de altura ao solo 660 mm à frente e atrás não chega aos 630 mm.

Tenho a normal jante 17 s-line de origem com pneu 235/45.

Depois deste testamento o pedido de esclarecimento, s.f.f. :p

Acham que está na altura de trocar amortecedores? ou terão sido as molas? ou Ambas as coisas?

Acho estranho porque à frente tá tudo na mesma.
Também sofro do problema que já alguns users se queixaram, ou seja atrás neste momento tenho 5mm de um lado e cerca de 9 a 10 mm do outro.

Não ponho de lado que o anterior dono lhe tenha prensado as molas atrás por algum motivo estetico,
Sendo a versão confort / Sport ou S-line deveria ter a mesma altura atrás e à frente certo? ou errado :S

Agradeço todos os comentários do pessoal que já tenha transpirado em relação a este tipo de "dores de cabeça".
 
Last edited:
Re: Ajuda na detecção da origem problema molas / amortecedores A4 B6

Boas,
Do meu ponto de vista (o meu também é um S-line e com as mesmas especificações)...amortecedores sem dúvida e especialmente os traseiros!
Só resta saber se as molas também não estarão na altura de ir para a reforma.

Há coisa de 7 meses, também mudei os 4 amortecedores (o meu é do pequeno grupo de 10% dos B6 que vinha equipado com MONROE) para 4 Bilstein B8-Sprint e o upgrade foi muito bom (re-ganhei na segurança e na precisão) mas....
tenho a sensação que também deveria ter mudado as molas (mantive as OEM S-Line). Não me consigo livrar daquele "oscilar acima - abaixo" ciclico em pisos bons mas irregulares que é muito desconfortável.
Na altura da instalação estranhei que as molas traseiras "comprimissem tanto" - coisa de 10mm a mais em relação aos anteriores, com a montagem dos amortecedores traseiros, mas no chão o carro está direito!
Mas aquelas molas OEM não me convencem...
 
Re: Ajuda na detecção da origem problema molas / amortecedores A4 B6

Também sempre tive esse desconforto de as molas não pararem quietas em estrada irregular já desde 2006, altura em que comprei a carrinha que noto isso.
Grato pelo comentário, será viável colocar apenas 2 Bilstein atrás e posteriormente caso não resolva o problema substituir também as molas por umas iguais?
Ou estou a cometer uma grande asneira ter uma marca de amortecedores à frente e ter outra diferente atrás???? é que a parte dianteira parece-me sinceramente capaz de mais uns km's.
 
Re: Ajuda na detecção da origem problema molas / amortecedores A4 B6

Pela minha experiencia isso são as molas que cederam. Se tivessem sido os amortecedores e não as molas a altura do carro mantinha-se igual mas a curvar ou passar por buracos e lombas irias sentir o carro a fugir de traseira. Como tens o carro a apontar para a lua, são as molas que foram à vida.
Agora resta saber se também os amortecedores morreram, mas 1º compra as molas e depois se sentires o carro com a traseira solta, então também tens que meter amortecedores.

Em principio quando fores mudar as molas, se os amortecedores estiverem danificados (que quase de certeza depois disto devem estar, pois eles têm uma altura ideal para funcionar corretamente) deves poder ver escorrimento de óleo pelos amortecedores abaixo.


Cuidado porque podes ter um acidente por causa disto e também é chumbo certo nas inspeções!
 
Re: Ajuda na detecção da origem problema molas / amortecedores A4 B6

Na minha opinião o problema serão as molas e não os amortecedores, principalmente pela diferença de altura de um lado para o outro, um amortecedor estragado duvido muito que se manifestaria desta forma. Para ver se é dos amortecedores só há duas maneiras para descobrir, desmonta-los e testar a sua saúde na máquina ou ir à IPO, eu aconselho a IPO mas se estiverem estragados chumbam-te a carrinha e tens que te despachar a troca-los. As molas até podem nem ter sido prensadas, poderão só ter perdido as suas propriedades com o uso e daí notares que o carro está demasiado baixo na traseira. Por norma os carros têm sempre mais espaço na cave da roda atrás que à frente, e assim de repente nem me lembro de algum que não seja assim a não ser o teu.

Eu procedia nesta ordem:
1º- Procurar a origem do problema começando por verificar amortecedores na IPO.
2º- Confirmando-se que os amortecedores estão bons então serão mesmo as molas, caso contrário trocar primeiro amortecedores.
3º- Não sendo dos amortecedores procurar umas molas (4) que se adequam às tuas exigências.
4º- Estrada da mata e umas fotos do antes e depois. ;)

EDIT: Podes trocar só as 2 molas traseiras mas acho que com as 4 da mesma marca e gama ficava um trabalho mais bem feito.
 
Last edited:
Re: Ajuda na detecção da origem problema molas / amortecedores A4 B6

Pelo que descreves isso são as molas pasmadas, os amortecedores servem apenas para contrariar o efeito da mola e não dar altura ao carro
 
Re: Ajuda na detecção da origem problema molas / amortecedores A4 B6

Ok pelo que parece há mais adeptos de que o problema estará nas molas. Se bem que acredito que os amortecedores já não estejam nenhuns deuses... Uma coisa eu sei... estive recentemente com o El Furacon ao lado da sua viatura e o quanto eu gostava de ter a minha carrinha niveladinha como o B6 Limo dele (já agora com todos aqueles extras tb era fine :D).

Pergunta da praxe. Para uma carrinha S-Line de origem acham que faço bem optar pelas tão aclamadas Eibach Pro Kit ? Pelo que li e percebi são as Pro Kit que me dão sensivelmente a mesma altura que tenho à frente. Ou mais vale não inventar e colocar original uma vez que sempre estive satisfeito com o comportamento das originais?

Até porque se optar pelas originais talvez possa para já mandar vir apenas as traseiras uma vez que me parece que as dianteiras aindam estão em estado razoável.
 
Re: Ajuda na detecção da origem problema molas / amortecedores A4 B6

...e assim de repente nem me lembro de algum que não seja assim a não ser o teu.
...

Correcção : Não deves é encontrar nenhuma Avant S-line OEM, que seja diferente da dele, na questão de ter mais espaço na cave da roda da frente em relação à de trás.

A minha tb é assim...e quem tem B6 Avant Sline, em estado OEM, pode confirmar o mesmo...
Portanto, nesse aspecto, a Avant do colega blacksun81, não é "anormal" de todo...

Abraço
 
Re: Ajuda na detecção da origem problema molas / amortecedores A4 B6

Pois, também me pareceu que o hóme se trocou todo. Já agora por curiosidade e uma vez que também tens uma s-line original. Que altura tens frente e atrás?
 
Re: Ajuda na detecção da origem problema molas / amortecedores A4 B6

Pois, também me pareceu que o hóme se trocou todo. Já agora por curiosidade e uma vez que também tens uma s-line original. Que altura tens frente e atrás?
Amigo, isso não sei, porque nunca medi...mas a diferença (pelo menos a olho), não é tão grande como parece ser na tua, pelas medidas que apresentas...
a relação é mais ou menos, o dobro à frente em relação à traseira...mais pormenores, só medindo...mas o engraçado, é que estou mais ou menos com os mesmos kms que tu...165 mil...
 
Re: Ajuda na detecção da origem problema molas / amortecedores A4 B6

E sem sintomas de futuros problemas destes né?

sim, para já tá tudo normal...incluindo a "forte resistência" que a suspensão tem às nossas belas estradas, que claro está, se faz notar no conforto...
mas quem opta por uma sline, já sabe, ou deveria de saber, com o que conta... :)
 
Re: Ajuda na detecção da origem problema molas / amortecedores A4 B6

Boas, tambem instalei á coisa de 1 mês uns amortecedores no meu B6 (BOG) os anteriores faziam um bater que se ouvia no interior e tiveram de ser substituidos... O carro andou sem barulhos por 2/3 dias até que voltou!!! Com o carro a frio ouço o bater durante 2 a 3 min até o carro aquecer, depois deixa de fazer..., o que é facto é que mudei os amortecedores e as borrachas onde as molas apertam... Deveria ter mudado tambem as molas???:wow:
 
Re: Ajuda na detecção da origem problema molas / amortecedores A4 B6

Pelo menos está mais que visto que as molas originais não são nada de extraordinário em durabilidade. O normal para o fraco acabamento geral de um automovel de hoje em dia onde se inclui a Audi. Ok ok não me batam. Mas se fosse hoje não sei o que teria comprado mas Audi não certamente ;). Acho que não se admite a tão má qualidade de acabamentos interiores que em pouco tempo se desgastam. Tenho uma VW Sharan de 98 mais bonita interiormente que a minha Audi de 2003 e o dono é o mesmo. ;)
 
Re: Ajuda na detecção da origem problema molas / amortecedores A4 B6

Pelo menos está mais que visto que as molas originais não são nada de extraordinário em durabilidade. O normal para o fraco acabamento geral de um automovel de hoje em dia onde se inclui a Audi. Ok ok não me batam. Mas se fosse hoje não sei o que teria comprado mas Audi não certamente ;). Acho que não se admite a tão má qualidade de acabamentos interiores que em pouco tempo se desgastam. Tenho uma VW Sharan de 98 mais bonita interiormente que a minha Audi de 2003 e o dono é o mesmo. ;)


Amigo, nessa questão dos interiores, não concordo nada ctg...pode haver uma ou outra coisa, com desgaste menos normal...mas pelo menos no meu caso, a minha B6, é de 2004, e tem os interiores impecáveis....que conhece e já viu, pode confirmar...
sinceramente, acho que isto, tem mais a ver com trato que se dá às coisas, do que com a qualidade dos equipamentos...
 
Back
Top