Desembaciador/espelhos aquecidos

Boas pessoal, na passada sexta feira num parque de estacionamento um animal abalroou o meu espelho do lado do condutor partindo o encaixe por de trás do espelho...colei as peças liguei os fios...sim o vidro ficou pendurado pelos fios.

A minha dúvida é que após isso os vidros ficaram embaciados, liguei o desembaciador e nada(!!!) nem vidros de lado nem vidro traseiro nem espelhos...enquanto estava no pára arranca do trânsito...liguei o ac para desembaciar o da frente e ao ligar o trânsito começou a fluir normalmente e os vidros desembaciaram, duvida será que foi do ac?será que só activou o desembaciador ao estar a andar?realmente a água dos espelhos ficou apenas nas extremidades, no centro dos vidros não tinha água, será possível só funcionar em andamento ou foi tudo coincidência??
Desde já obrigado
 
Pelo que vejo tens um B6, sendo os espelhos iguais aos do 8P, têm "polaridade"..
Experimenta ligar o "desembaciador" do vidro de trás e esperar por exemplo 3 minutos, encosta as costas da mão nos espelhos laterais e "vê" se estão "mornos", o que não estiver, troca os 2 fios nas costas do vidro..
 
Pelo que vejo tens um B6, sendo os espelhos iguais aos do 8P, têm "polaridade"..
Experimenta ligar o "desembaciador" do vidro de trás e esperar por exemplo 3 minutos, encosta as costas da mão nos espelhos laterais e "vê" se estão "mornos", o que não estiver, troca os 2 fios nas costas do vidro..

Mas se tem polaridade ao ter ligado ao contrário não queimei o fusível??
Será por isso que não desembaciou e apenas desembaciou de ac ligado?
 
hypyjezu.jpg
 

Anexos

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Isso foi o que se partiu e depois colei as peças partidas liguei os fios... é o desembaciador desembaciou mas pelo que percebi foi porque tinha o AC NO QUE TE...
 
Polaridade? What?

Tipo, não é apenas uma resistência?

É mas possivelmente deve ter algum componente electrónico "embutido" por exemplo para protecção (aquecimento excessivo)..
O que é certo é que se ligares os fios da maneira correcta o espelho aquece, se os ligares ao contrário simplesmente não aquece...pelo menos nos 8p...e presumo que nos a4 b6, b7 e a6 4f seja igual já que partilham os mesmos espelhos (8E0 xxx xxx)..
E, pelo que notei no 8p, os espelhos "aquecem" automaticamente a temperaturas baixas (julgo que abaixo dos 5º)...para aquecerem "manualmente" basta ligar o "desembaciador" do vidro traseiro..
 
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É mas possivelmente deve ter algum componente electrónico "embutido" por exemplo para protecção (aquecimento excessivo)..
O que é certo é que se ligares os fios da maneira correcta o espelho aquece, se os ligares ao contrário simplesmente não aquece...pelo menos nos 8p...e presumo que nos a4 b6, b7 e a6 4f seja igual já que partilham os mesmos espelhos (8E0 xxx xxx)..
E, pelo que notei no 8p, os espelhos "aquecem" automaticamente a temperaturas baixas (julgo que abaixo dos 5º)...para aquecerem "manualmente" basta ligar o "desembaciador" do vidro traseiro..

Amigo plainas desde já obrigado pela dica...mas o meu problema é que os vidros de trás ao desembaciarem pela resistência às mesma deviam notar-se a desembaciar certo? E elas só desembaciaram quando o trânsito terminou e quando liguei o desembaciador do da frente o que é por AC...entendes a minha duvida?
Já agora se este não aquecer o outro pode aquecer?
 
Amigo plainas desde já obrigado pela dica...mas o meu problema é que os vidros de trás ao desembaciarem pela resistência às mesma deviam notar-se a desembaciar certo? E elas só desembaciaram quando o trânsito terminou e quando liguei o desembaciador do da frente o que é por AC...entendes a minha duvida?
Já agora se este não aquecer o outro pode aquecer?

Sim, podes ter um espelho avariado/mal ligado e o outro funcionar normalmente..se um aquecer e o outro não, experimenta trocar os terminais nas costas do espelho que não aquece ou então medir se tens 12V nos terminais..

Nos 8p é fácil testar se os espelhos funcionam, basta ligar o desembaciador traseiro e esperar que os espelhos laterais aqueçam (nota-se bem encostando as costas da mão ao vidro)..nos b6/b7 não sei qual é o funcionamento nem tão pouco se também ligam em conjunto com o vidro traseiro...vamos esperar que alguém com b6/b7 apareça por aqui para te tirar a dúvida..
 
Sim, podes ter um espelho avariado/mal ligado e o outro funcionar normalmente..se um aquecer e o outro não, experimenta trocar os terminais nas costas do espelho que não aquece ou então medir se tens 12V nos terminais..

Nos 8p é fácil testar se os espelhos funcionam, basta ligar o desembaciador traseiro e esperar que os espelhos laterais aqueçam (nota-se bem encostando as costas da mão ao vidro)..nos b6/b7 não sei qual é o funcionamento nem tão pouco se também ligam em conjunto com o vidro traseiro...vamos esperar que alguém com b6/b7 apareça por aqui para te tirar a dúvida..

Boas, eu também tenho um 8P e o desembaciador dos espelhos liga no botão que regula os proprios espelhos.
 
Sim, podes ter um espelho avariado/mal ligado e o outro funcionar normalmente..se um aquecer e o outro não, experimenta trocar os terminais nas costas do espelho que não aquece ou então medir se tens 12V nos terminais..

Nos 8p é fácil testar se os espelhos funcionam, basta ligar o desembaciador traseiro e esperar que os espelhos laterais aqueçam (nota-se bem encostando as costas da mão ao vidro)..nos b6/b7 não sei qual é o funcionamento nem tão pouco se também ligam em conjunto com o vidro traseiro...vamos esperar que alguém com b6/b7 apareça por aqui para te tirar a dúvida..

Nos B6, pelo menos no meu, o desembaciador dos espelhos liga ao ligar o desembaciador traseiro mas apenas se a temperatura exterior, for abaixo (ou igual, sem ter a certeza, nunca testei) dos 20ºC.

Já tirei os meus espelhos algumas vezes e nunca tive qualquer cuidado de ligar o fio A no pino A e o B no pino B. Posso ter tido sorte e ter acertado sempre à primeira mas... Sinceramente, aquilo parece-me simplesmente uma resistência sem qualquer sensor de temperatura excessiva.

Vão para ali 12 volt. A resistência dos espelhos tem não sei quantos ohm. Logo a corrente que por lá passa é constante (muito próximo disso já que a resistência dos espelhos varia ligeiramente consoante a temperatura da rua e do espelho). Desta forma a temperatura máxima será também constante, não precisando de nenhum sensor.


Mas posso, de facto, estar enganado e ter tido sempre a sorte de ligar bem os pinos. Pode lá ter um sensor qualquer ou um diodo. Porém não vejo razão nenhuma para o ter. Pode ainda ter um termostato, semelhante ao que muitos carros têm no evaporador do AC (radiador dentro da sofagem) que impede que a temperatura baixe abaixo dos, por exemplo, 2ºC, para impedir a formação de gelo. O meu Rover tem isso no AC... Mas, novamente, isto é apenas um "corte de corrente em função da temperatura", como se fosse um interruptor. Os contactos dilatam ou contraem com a temperatura e deixam de fazer contacto. Não altera o funcionamento da coisa nem precisa que a corrente flua num determinado sentido.
 
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Nos B6, pelo menos no meu, o desembaciador dos espelhos liga ao ligar o desembaciador traseiro mas apenas se a temperatura exterior, for abaixo (ou igual, sem ter a certeza, nunca testei) dos 20ºC.

Já tirei os meus espelhos algumas vezes e nunca tive qualquer cuidado de ligar o fio A no pino A e o B no pino B. Posso ter tido sorte e ter acertado sempre à primeira mas... Sinceramente, aquilo parece-me simplesmente uma resistência sem qualquer sensor de temperatura excessiva.

Vão para ali 12 volt. A resistência dos espelhos tem não sei quantos ohm. Logo a corrente que por lá passa é constante (muito próximo disso já que a resistência dos espelhos varia ligeiramente consoante a temperatura da rua e do espelho). Desta forma a temperatura máxima será também constante, não precisando de nenhum sensor.


Mas posso, de facto, estar enganado e ter tido sempre a sorte de ligar bem os pinos. Pode lá ter um sensor qualquer ou um diodo. Porém não vejo razão nenhuma para o ter. Pode ainda ter um termostato, semelhante ao que muitos carros têm no evaporador do AC (radiador dentro da sofagem) que impede que a temperatura baixe abaixo dos, por exemplo, 2ºC, para impedir a formação de gelo. O meu Rover tem isso no AC... Mas, novamente, isto é apenas um "corte de corrente em função da temperatura", como se fosse um interruptor. Os contactos dilatam ou contraem com a temperatura e deixam de fazer contacto. Não altera o funcionamento da coisa nem precisa que a corrente flua num determinado sentido.

Amigo então mais uma duvida...visto que o vidro desembaciou de fora para dentro e não pelas linhas das resistências e possível que tenho desembaciado pelo ac do vidro da frente formando calor dentro do habitáculo e o mesmo tenha desembaciado os vidros traseiros??
 
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