Culpa de quem?

Boas tardes amigos Audistas :)

Vou começar pelo inicio...

A caminho de casa, vindo do "trabalho" - estágio profissional, venho por uma estrada nacional, onde tem limites de velocidade e em alguns troços, possibilidade para ultrapassar outros veículos.
Ora bem, venho atrás de um autocarro, a seguir a uma curva à direita, e em seguida uma recta com cerca de 700 metros, vejo que não vem ninguém de frente e inicio a manobra de ultrapassagem. Sensivelmente a meio da ultrapassagem, entra um carro na estrada, onde tem um sinal de cedência de passagem, onde às vezes eu também passo por lá...
O homem começou a esbracejar e fazer sinal com a mão, mas no meio disto, que mal tinha feito eu?
Vou deixar aqui uma imagem feita à pressa no paint para tentar demonstrar aquilo que quero dizer...
Graças a deus que não houve acidente nenhum, mas se houvesse, de quem era a culpa? Espero não ter nenhum acidente com o meu carrito, coitadinho...




Quem me puder "ajudar" nesta duvida, agradeço :) Boa semana :)
 
A culpa seria tua. É proibido ultrapassar em cruzamentos ou entroncamentos. Mas mesmo assim tu estarias em contra-mão. Logo nem havia hipótese de chorar.

Para já onde ultrapassaste senão tem deveria de ter traço continuo.

Não tem de ter. Pode poder-se virar à esquerda, de onde ele vinha... Ou quem vem da esquerda, virar para onde ele ia. Se não tem devia era ter um sinal de proibido ultrapassar... Ou talvez nem seja necessário visto ser proibido ultrapassar nos cruzamentos.
 
A culpa seria tua. É proibido ultrapassar em cruzamentos ou entroncamentos. Mas mesmo assim tu estarias em contra-mão. Logo nem havia hipótese de chorar.



Não tem de ter. Pode poder-se virar à esquerda, de onde ele vinha... Ou quem vem da esquerda, virar para onde ele ia. Se não tem devia era ter um sinal de proibido ultrapassar... Ou talvez nem seja necessário visto ser proibido ultrapassar nos cruzamentos.

Sim tens razao , nem me lembrei que havia a possibilidade de virar a esquerda :)
 
Ena pá! :eek: Fogo, mas mesmo assim, o outro condutor não tinha de verificar se podia entrar à estrada ou não?

Pois, lá está, mais ou menos a uns 50 metros a seguir à curva acaba o traço continuo e começo o descontinuo, e até tem lá sinal de fim de todas as proibições, onde, antes da curva estava um de proibido ultrapassar... Não sei se perceberam o que quis disser :p

Fogo, apanhei um susto do catano, e cheguei a casa e resolvi vir pedir a vossa ajuda :) Vou começar a ter MUITO mais cuidado a partir de agora! ;)
 
Ena pá! :eek: Fogo, mas mesmo assim, o outro condutor não tinha de verificar se podia entrar à estrada ou não?

O outro condutor deve ter verificado se podia entrar, mas de certo que só olhou para a esquerda, uma vez que a manobra dele não ia em nada intreferir com a via contrária.

A culpa era 100% tua.
 
O outro condutor deve ter verificado se podia entrar, mas de certo que só olhou para a esquerda, uma vez que a manobra dele não ia em nada intreferir com a via contrária.

A culpa era 100% tua.

Correctíssimo!...

Deixa-me um pouco preocupado é ainda existir duvidas!... :'(
 
Mais uma farpa antes de me ir embora...

Na prática se existisse sinistro, vinha a GNR, multava os dois e as companhias de seguros atribuíam 50% / 50%..:D
 
Ena pá! :eek: Fogo, mas mesmo assim, o outro condutor não tinha de verificar se podia entrar à estrada ou não?

Pois, lá está, mais ou menos a uns 50 metros a seguir à curva acaba o traço continuo e começo o descontinuo, e até tem lá sinal de fim de todas as proibições, onde, antes da curva estava um de proibido ultrapassar... Não sei se perceberam o que quis disser :p

Fogo, apanhei um susto do catano, e cheguei a casa e resolvi vir pedir a vossa ajuda :) Vou começar a ter MUITO mais cuidado a partir de agora! ;)


Tu quando entras numa rotunda não olhas só para a esquerda? Porque é suposto não vir ninguém em contra mão.

Se viesse, a culpa era de quem vinha... E neste caso, visto que estavas em contra mão, a culpa seria tua.

Abraço
 
A culpa seria tua. É proibido ultrapassar em cruzamentos ou entroncamentos. Mas mesmo assim tu estarias em contra-mão. Logo nem havia hipótese de chorar.



Não tem de ter. Pode poder-se virar à esquerda, de onde ele vinha... Ou quem vem da esquerda, virar para onde ele ia. Se não tem devia era ter um sinal de proibido ultrapassar... Ou talvez nem seja necessário visto ser proibido ultrapassar nos cruzamentos.
Deveria ter sim linha continua. Poder virar, apenas no entroncamento com um pequeno
segmento descontinuo ou uma segunda linha descontinua paralela a continua no local
do entroncamento. Seguramente a sinalética horizontal não é a mais adequada, até
porque em condições de visibilidade reduzida e/ou desconhecimento da zona, qualquer
condutor se sujeita a esse erro. Não obstante, a culpa não deixa de ser de quem ultrapassa
e vai na faixa contraria.
 
Não me parece assim tão linear, uma fez que ele vai a fazer a ultrapassagem e não vem ninguém naquela faixa, o outro condutor penso que deve ter atenção também a isso quando pretende entrar nessa via...

Faz-me lembrar a situação de se uma pessoa vai a ultrapassar por exemplo dois carros e do da frente se lembra de virar à esquerda e bate contra o que vai a ultrapassar, a culpa não é de quem vai a passar (aconteceu isso a um colega, e a culpa não lhe foi atribuída)
 
Na pratica o outro que tinha que dar sempre cedência de passagem seria sempre culpado a 100%!

ele é que vai entrar numa estrada nova! Ele é que tem que verificar se pode ou nao!

tu até podias estar a fazer peões na estrada!

Ele é que antes de arrancar tinha de ver!


Tenho a certeza do que te digo!
 
Back
Top