Correia de distribuição

1º - xaruto é maneira de falar :D nao me estou a referir directamente ao carro do user..

2º não é bom senso, deve ser é dinheiro a mais na carteira... :p
- em relação a isto, nao estava a dar uma opiniao, mas sim a fundamentar um facto com conhecimento de causa acerca do material em questao, especialmente as correias (aqui posso falar com 100% de à vontade)..
- o material pode falhar até com meses de uso (pelas mais diversas razões, mas nem é isso que está em causa senao estavamos todos tramados), mas o material em questão desgasta-se APENAS da seguinte forma

- rolamentos: uso
- tensores: uso
- bomba de água: uso
- correias: uso e exposição aos elementos (temporais como ar, água, calor..)
estas, e apenas estas têm, para além de uma indicação de limite de uso ( em quilometragem ), um prazo de validade em anos, devido aos materiais que as compõem, e razao pela qual os mesmos se deterioram face à exposição aos elementos. o prazo normal das correias é de 5 anos, pois é o tempo que o fabricante (das correias e não do carro) garante que as mesmas irão manter as suas capacidades. a deterioração afecta principalmente o componente borracha das mesmas, mas também os texteis utilizados na composição das cordas que fazem parte da construçao da mesma, tais como o nylon e o polyester.

3º - não é apenas por ser acerca da distribuição, mas sim em qualquer assunto que aborde neste ou noutro sítio qualquer, tenho por norma pessoal apenas falar e fazer afirmações daquilo que sei, mas com o tempo no fórum vais-te aperceber disso mesmo..as minhas formas de abordar qualquer tema aqui resumem-se a:

1-afirmar, quando tenho a certeza do que falo
2-"acho que", quando nao tenho certezas e apenas deixo uma opiniao pessoal, mas friso que nao sei ou que tenho dúvida em relação ao tema
3-brincadeira/palhaçada/etc
4-cinismo/zanga/etc quando me passo com certas m***** que por aí se passam..

ps- nada do que acabei de dizer tem conotação pessoal à tua pessoa, apenas estou a esclarecer-te em relação a esta nossa troca de opinioes porque isto da escrita nem sempre passa exactamente aquilo que queremos e surte muitas vezes o efeito contrario àquele que se pretende..

resumindo, como o "xaruto" :p já tem mais de 100000 km tb sou da opiniao que mude tudo, dado o factor mao de obra que iria ter novamente daqui por alguns km.

em relação aos materiais, acho que já ficou bem esclarecido o porquê de APENAS as correias terem um prazo de validade, para além da quilometragem estipulada para as mesmas.. ;)
 
A todos que pensam mudar a correia de distribuiçao tenham atençao em varios aspectos como kms,anos de utilizaçao e kms das viaturas
 
Bem, eu vou deitar mais uma acha à fogueira.

Num uso "normal", claro que se não for a fazer rally's, puxar reboques como se fosse um tractor e andar sempre no para-arranca. Uma correia de distribuição dura +/- 180.000Km's, daquilo que já vi e ouvi rebentam todas por volta dessa quilometragem e nunca ouvi falar em anos de uso, mas sim quilómetros. Também é claro que se só usar o carro uma vez por ano e o carro estiver num sítio exposto ao ambiente as correias vão ficar ressequidas e então com o calor do motor podem rebentar.

Tenho um amigo que no A4 dos pais dele, eles nunca se lembraram que se devia mudar a correia :O, ela rebentou quando ele ia a 100Km/h numa via rápida e por sorte não danificou o motor. Pelos vistos o motor desligou-se no momento em que ela rebentou :O quando tinha + de 180.000Kms.

Em termos de engenharia, todos os componentes que dependem do bom senso de um humano para fazer a manutenção, têm um factor de segurança de 1,5. Ou seja se eles dizem que deves mudar aos 120.000Kms é porque ela dura pelo menos até aos 180.000Kms. O mesmo acontece com a troca de óleo, se é de 5000Kms dura pelo menos até 7500Kms, tudo isto se aplica num uso "normal" não inclui carros com o motor "kitado"!

LOL Eu até conheço um gajo que andou anos com o carro sem fazer uma revisão e deu cabo do motor porque ficou sem óleo! :O

Por isso acho que não vale apena todo este alarido e preocupação, isto se se der um uso "normal" ao carro. Mas cada cabeça a sua sentença.

PS: Acho que essa conversa de trocar aos 5 anos é mais conversa de mecânico da Audi. Eles até são capazes de dizer que tens que trocar tudo e mais alguma coisa no carro!
Também não quero dizer que só deves mudar aos 180.000Kms, mas se só fores aos 150.000Kms também não faz mal.
 
Last edited:
boas pessoal
bem com estas oinioes todas ja estou a ficar confuso mas amanha vou ver um mecanico da audi e ele me dira se é melhor mudar agora ou nao

queria notar aqui uma coisa
o meu carro esteve sempre em garagem e continua na garagem e so uso ao fim de semana que é quando tenho disponibilidade nao sei se bom factor em ralação a correia ficar resequida

obrigado a todos pelas vossas opinioes
 
@ pratinhol : ;)

@ kripto : nem te vou responder porque vejo que falas sem conhecimento nenhum do que estás a dizer (e não é o mecânico da audi que diz que as correias têm prazo de validade... lê o que escrevi em cima, com calma, para perceberes)

@ audi2.0tdi03: independentemente do carro ser de garagem ou não, não é isso que te assegura que as tuas correias com 7 anos vão estar boas, embora a olho até possam parecer razoaveis...

relativamente a pedires opiniao ao mecanico acho que fazes bem, mas tendo em conta a quillometragem aproximada dos 120.000km que já tens, certamente ele te vai guiar no mesmo sentido que eu e o pratinhol. (em relação à bomba de água, não sei se nesse carro implica muita mao de obra ou nao, mas fala com ele, pois em carros em que esta é de fácil acesso, em muitos destes casos muda-se o kit de distribuição completo + as correias exteriores e a bomba de água (s estiver muito boa) deixa-se andar e quando começar a falhar muda-se..até porque podes meter uma nova (ou recondicionada) e ela pode nao cumprir com os proximos 120.000km...mas isto é coisa que deves discutir com o teu mecanico...

de resto, procura bom preço, e acima de tudo, confiança no serviço que vai ser efectuado, porque esta revisão requer seriedade e conhecimento para ficar bem feita. ;)
 
Eu não sou mecânico da Audi e sei o que acontece as correias de distribuição independentemente dos kms,cada marca e modelo tem o seu prazo de substituição e o prazo dado é o máximo e não deve ser ultrapassado,um exemplo que posso dar é dos motores Renault a gasolina por ex um clio 1.2 é recomendado 120 000kms ou 5 anos e já desmontei muitas cabeças de motor destas com 70,80 000kms devido a ter partido a correia porque não tinha kms mas os carros já tinham 7 ou 8 anos, ainda a semana passada desmontei uma de um megane 1.4 energy em que a correia partiu com 66 000kms devido a estar completamente ressequida dos quase 8 anos de vida.
Há casos e casos e nos Audi a correia até costuma aguentar bem até á quilometragem indicada mas é sempre melhor uma boa análise ao estado da correia e em caso de duvida por pequena que seja mudar do que esperar para fazer os kms e depois ter algum desgosto.
O que eu costumo dizer em jeito de brincadeira é para os amigos aconselho a cumprir rigorosamente o aconselhado pelo fabricante e a não ultrapassar esse prazo,para os outros é deixar andar e estragar que eu preciso de trabalho e quanto mais estragarem melhor.
Claro que cada um sabe de si e é dono da sua carteira mas acho que com distribuções não se brinca e se a correia falha é raro o caso em que não provoca danos graves no motor
 
Tu nao és mecanico da audi mas eu sou e para quem nao saiba as correias de distribuiçao tem validade .mas o maior problema dos motores audi sao as bombas de agua que nao sao muito fiaveis
 
Tu nao és mecanico da audi mas eu sou e para quem nao saiba as correias de distribuiçao tem validade .mas o maior problema dos motores audi sao as bombas de agua que nao sao muito fiaveis

verdade, quando comprei o meu audi apenas mudei correias, tensor... 20.000km depois a bomba de água furou na zona das pás
 
Tu nao és mecanico da audi mas eu sou e para quem nao saiba as correias de distribuiçao tem validade .mas o maior problema dos motores audi sao as bombas de agua que nao sao muito fiaveis
Por isso mesmo é que quando tenho que mudar a correia num Audi substituo logo tensores e bomba de água é que nem olho para trás
 
Last edited:
Por isso mesmo é que quando tenho que mudar a correia num Audi substituo logo tensores e bomba de água é que nem olho para trás

Mudar o kit completo é sempre a melhor opção, pois que interessa por la uma correia toda bonitinha e novinha se depois vai la estar um tensor encravado a raspa-la toda até rebentar.
E se for num a3 8p ate se entende deixar a bomba de agua para mais tarde pois o acesso a esta não implica desmontar a frente toda agora por exemplo numa a4 b6 a mão de obra para desmontar a frente e voltar a montar sai mais cara do que comprar a bomba nova.
Quanto a correias a duração destas, por norma é sempre superior ao indicado, pois dependem da mão humana, mas tambem por vezes as marcas dizem para mudar quando lhes da na real gana.
Digo isto porque tenho um colega com uma Peugeot 407 1600 hdi e a marca recomenda mudar, segundo ele, aos 240000 e um outro colega tem uma ford focus c-maax que é equipada com exactamente o mesmo modelo de motor da peugeot e esta recomenda mudar aos 160000 e sinceramente não me pare-se que eles comprem os motores a peugeot sem correias e depois apliquem umas de inferior qualidade.
 
Eu só comentei o facto que nunca ouvi falar em validade para as correias. O resto sei por conhecimento de causa. Agora certos comentários eu nem comento porque, enfim...
 
Last edited:
Eu só comentei o facto que nunca ouvi falar em validade para as correias. O resto sei por conhecimento de causa. Agora certos comentários eu nem comento porque, enfim...

cheira-me que é para mim que te queres virar, já que fui o único que te respondeu directamente...

mas não interpretes mal o que te quis dizer...

pelo conteúdo do teu post deu para perceber que não conhecimentos suficientes no que diz respeito a este assunto, por isso te pedi para leres bem o que escrevi mais atrás, e quis frisar-te bem que, não só as correias têm prazo de validade, como o mesmo não é estipulado pelo fabricante do automóvel mas sim pelo fabricante da correia, já que são estes ultimos que detém todo o conhecimento acerca dos materiais que a compõem..

é verdade que elas são testadas para aguentar mais quilómetros do que os marcados nos intervalos de revisão, mas essa margem não é para ser utilizada, mas sim para garantir uma boa margem de segurança e garantia. por outro lado o prazo de validade deve ser respeitado porque pelas mais diversas razões uma correia pode sofrer mais que outra sem ter efectuado os quilometros que devia... ;)
 
Pelos meus básicos conhecimentos, as correias como são feitas com borracha, têm de ter prazo de validade. Nos pneus, que também são feitos com borracha, é aconselhado o seu uso até 5/6 anos, depois da data de fabrico. Embora não sei se nas correias a data de fabrico influencia em alguma coisa.
 
boas pessoal
bem fui ao meu mecanico que trabalha na audi

viu me a correia de distribuição e por acaso tive la a ver com ele e viu se que estava em bom estado e ele proprio disse que estava em muito bom estado para os quilometros que tem

o carro neste momento esta com 103000 quilometros e disse para mudar so mesmo aos 120000 quilometros mas secalhar vou muda la um bocado antes la para os 115000 quilometros

que acham voces faço bem ou nem por isso?
 
Back
Top