consumo excessivo de oleo.

Boas, tenho um a3 1.6 8l, antes de vir para a minha mão ele tinha levado segmentos porque na inspecção levou chumbo por causa do fumo que fazia. Reparação feita fiquei com o carro passado uma semana ou duas e após cerca de 600 quilómetros vi o nível do óleo e para surpresa óleo nada. Ora optei por trocar o óleo em vez de fazer acrescento pois não tinha indicação se na troca dos segmentos o tinham trocado. Comprei óleo motul 10w40 coloquei 4 litros no motor e siga. Passados 200 quilómetros vi o nível e óleo nem ve-lo! Liguei o carro mandei umas gazadas e ficou esclarecido o mistério, fumo preto azulado e o chão junto ao escape todo espirrado de óleo. Ora peço opinião do que poderá ser visto que dos segmentos em principio não deve ser. Desculpem o testamento mas já tinha pesquisado e não havia um tópico que me conseguisse esclarecer na totalidade. Abraço
 
O mecânico é de confiança do meu irmão, ele é que fazia a manutenção do carro inclusive numa junta de cabeça queimada à cerca de meio ano, o que elimina ser a cabeça do motor rachada. Digo eu ne porque em principio manda-se retificar. Suponho que tenha realmente trocado, inclusive vai ser o mesmo mecânico a mexer outra vez visto que a reparação não foi barata e só passou um mes, o carro fez pouco mais de mil quilómetros e pedi explicações a ele. Só queria ter algumas luzes sobre o que poderá ser.
 
se levou segmentos esta em rodagem, para esses valores de consumo, deveria estar em permanente emissão de fumo azul. Provavelmente também tens uma fuga de oleo.
 
se levou segmentos esta em rodagem, para esses valores de consumo, deveria estar em permanente emissão de fumo azul. Provavelmente também tens uma fuga de oleo.

pra mim o problema é o mesmo, se o fumo sai azul, e sai oleo pelo escape, o oleo está a vir da camara de combustão, logo, e se a cabeça e camisas dos cilindros estavam boas, so pode ser dos segmentos...

mas uma pergunta? sabes q ao mudar os segmentos, tem q se fazer uma rodagem como se o motor fosse novo... tipo nada de acelarações bruscas, nada de altas rpms... etc...
 
Segmentos mal metidos podes dizer ao mecânico para tirar tudo fora e rodar os segmentos os cortes dos segmentos não se encontrarem
 
andei sempre devagar, não sou adepto de grandes velocidades nem acelarações, gosto de dar uma esfrega de tempos a tempos mas este ainda não teve essa honra 8) e com pena minha queria ir a A14 espremer um pouco mas vai ter de esperar... Pois acredito que tenha sido mal montados, ele falou-me de ser possivelmente um retentor mas não percebo muito disso... aliás nada:S
 
Last edited:
Se fosse um retentor o carro pingava óleo e notavas alguma parte do motor babado de óleo.

Como disses que faz fumo azul e que até espirra óleo o problema deve estar dentro do motor, nomeadamente nos segmentos.

Boa sorte
 
das duas uma, ou esse motor foi mal reparado, ou nunca xegou sequer a ser reparado..
ñ trates depressa do assunto caso esteja na garantia, ou entao podes começar a procurar outro motor..
 
Quando foi feita a reparação levou só os segmentos? isso pode ser também os vedantes das valvulas que não estejam bons e deixam passar o oleo. isto partindo do príncipio que a reparação tenha sido bem feita e a rodagem também.
 
Meu caro explicando melhor o motor quando leva segmentos tem que levar as camisas dos pintons Porque o segmento tem um movimento na vertical e roçam nas paredes das camisas dos pistons o desgaste é feito em simultâneo tanto na camisa como no piston
 
Tem que levar novas ou tem de ser despolidas é que levar camisas novas pelo preço que gastas a abrir ecamisar mais nao sei o que compras um motor em segunda mao
 
hoje foi finalmente ao mecânico! mas veio na mesma:(. disse que estava tudo bem com os segmentos e que se deve a uma fuga numa válvula e que só pode resolver o problema outro dia que ele vai pra férias.... diabo:evil:
Estou farto de estar à espera e das duas uma ou meto o carro no mecânico de confiança ou trato eu do assunto:eek:
Notei que o tubo do respiro do óleo junto à admissão está babado e tem à volta fita isoladora "tipo chanato" :duhh: e pinga para cima do bloco, desconfio que esteja a subir o oleo e entre para a admissão e daí a fumarada que ele faz quando acelero.
Pergunta: Será possível isso?
E se sim como posso resolver isso?
Bastará trocar o tubo e algum possível filtro que por lá exista?
Desde já muito obrigado pelas respostas e pelo tempo que aqui vêm perder!
 
Back
Top