Consome-se mais engrenado ou em ponto morto?

Vou falar no meu A3 8L, a autonomia varia muito porque tem em conta apenas a média dos x últimos Kms e não desde o RESET. Isto tem toda a lógica e lembro-me que era assim já dos tempos em que comecei a ver esta função nos série 3 da BMW. Se queres ter noção se vais ter que abastecer num futuro muito próximo, convém que se tenha em conta o estilo de condução na deslocação actual e não o estilo de condução das últimas centenas ou possivelmente milhares de Kms.

Quanto ao Renault Qashqai (porque quase de certeza que é a treta do 1.5dci) posso perguntar aqui a um familiar que caíu no erro de comprar um. De momento só sei que aquilo com pé leve já mama entre os 6.5 e 7.0 l/100Km.

Agora como se disse pode haver efectivamente uma grande diferença nos estilos de condução, mesmo conduzindo nos mesmos trajectos às mesmas velocidades, até mesmo engrenada a mesma velocidade na caixa. Eu tenho essa experiência porque faço o mesmo trajecto todos os dias, com diferenças de velocidade e aceleração mínimas, várias dezenas de Kms por dia. Nota-se perfeitamente no consumo instantâneo e no médio a diferença que é planear ou não as subidas, descidas, paragens, etc. A diferença de tirar o pé do acelerador e voltar a começar a calcar do cimo com mais leveza (é o chamado "calibrar" o pé ;D ). As diferenças mínimas nos estilos de condução acabam por reflectir consumos bastante dispares.

Olhando novamente à questão da inércia que faz com que a alimentação de combustível seja reduzida (uma teoria que penso que já deixou de ser teoria, uma vez que já foi confirmada por vários responsáveis de produção, design e manutenção dos automóveis), posso igualmente confirmar a diferença entre um carro mais antigo, sem este tipo de gestão activa e um automóvel que já consegue fazer esta gestão. Tenho um carro em casa que se não levar o ponto morto nas descidas se nota o ponteiro da gasolina a descer. No entanto, recuso-me a fazer isso terminantemente, até porque o carro nem sequer tem ABS. Se já engatado é o diabo para parar a carripana, desengatado é pedir para se ter um acidente.

Para terminar, deixo-vos aqui a saga do xôr Jeremy Clarkson para fazer 1280Km só com um depósito num Audi A8 (V8 Twin-Turbo; 4.0L TDI; Caixa automática). Portantos, uma média de mais ou menos 5.8 l/100Km.

Top Gear: 800 Miles on One Tank Challenge - Audi A8 Diesel
 
Last edited:
Se for a descer, vou a poupar mais se for em ponto morto ou com o carro engrenado numa mudança alta sem o acelerar?
Já me disseram que o carro a descer com o motor a "travá-lo" corta o consumo, mas quem tem computadores de bordo já me disse que em ponto morto o consumo desce muito mais do que ir por exemplo numa quinta a descer acentuadamente, a uma velocidade de 75km/h sem acelerar, obviamente

Isto já deve ter sido mais do que respondido, mas posso acrescentar que pela minha experiência depende do carro e da velocidade a que fores. No meu consigo consumos instantâneos de 0 com o carro engatado desde que não vá muito devagar. Se for em ponto morto gasto sempre alguma coisa. Recentemente conduzi um Alfa Romeo Giulietta a gasóleo e o consumo instantâneo nunca baixava dos 2.5l/100km com o carro engatado embalado ou a descer por isso...
 
É pá não sejas mauzinho. É o irmão mais velho do Renault Juke. :D


O meu em ponto morto e parado se estiver uma hora gasta 40 aos 100, isto no CB mas no vag dá uma média de 0.4 lt /H.
Engatado e a descer, alem da segurança e sem acelerar consome menos que se for ao relantim com a mesma velocidade.
Eu já reparei que o meu CB se eu vier a acelerar e parar e o deixar ao relantim ele vai aumentando o consumo até a um ponto que o CB assume o relantim e a média passa a ser Lt/Hora
 
Para quem tem duvidas sempre pode tentar fazer o seguinte... tirar o + da bateria.. meter o carro numa descida engatar o carro e ver se anda de certeza que assim não vai gastar gasolina e o motor esta a "trabalhar"... Com já disseram aqui .. desligar o carro numa descida não será bom, mas se o fazem lool não tirem é a chave ou não rodem muito o volante. há uns quantos vídeos de totos que fizeram isso e o volante trancou dps pimba
 
Andar em ponto morto em carros com injecção electrónica para alem de não trazer vantagem nenhuma é perigoso. Eu fazia isso quando tirei carta com 19 anos e andava no fiat da minha mãe que era a carburador.
 
eh la eu nem sabia que este tópico ainda resistia desde que o criei. A título de curiosidade, com a minha A4 B5 1.9 Tdi com 270000 Km, fui a Lisboa e vim sem desengatar ( de Viseu ), enchi o depósito e calculei 4.9 de média, e ainda andei lá no pára arranca na cidade. A velocidade em viagem foi de média à volta de 95 Km/h, concluo que o ponto morto não compensa, já abandonei essa hipótese, embora ache que varia de carro pra carro
 
É pá não sejas mauzinho. É o irmão mais velho do Renault Juke. :D

Eles de Nissan só têm os autocolantes! Qashqai só foi Nissan na primeira versão, a mais cara. Juke nunca chegou a ser mas também é mais feio que o Panamera, não é propriamente um carro agradável para aqueles que entre nós foram abençoados com o dom da visão...
 
Para quem tem duvidas sempre pode tentar fazer o seguinte... tirar o + da bateria.. meter o carro numa descida engatar o carro e ver se anda de certeza que assim não vai gastar gasolina e o motor esta a "trabalhar"... Com já disseram aqui .. desligar o carro numa descida não será bom, mas se o fazem lool não tirem é a chave ou não rodem muito o volante. há uns quantos vídeos de totos que fizeram isso e o volante trancou dps pimba

Se for o meu carro, podes desligar a bateria, até a podes tirar fora! Rodas a chave para a posição de ignição, engatas e vais ver se não pega! Só o CB é que te diz logo que podes ter problemas com o ABS. De resto, pega e funciona às mil maravilhas, amigo e podes ir gastar combustível à vontade. Não podes é desligar a ignição senão tem de pegar outra vez da mesma forma.

É a vantagem de não precisar de fonte de ignição para iniciar a combustão :p
 
Back
Top