Compra de carro usado - Avaria após a compra - Garantia

É por essas e por outras que passados uns anitos alguém vai ter que pagar o IUC.
Aconteceu me e não foi muito agradável....

Quanto ao tópico, acho que deves ir falar com que te vendeu o carro, o "NÃO" está garantido o que vier por acréscimo é sempre bemvindo.

No meu caso, 2 meses após a compra do carro, partiu-se um pneu de trás (defeito de fabrico), supostamente não coberto pela garantia, fui ao stand, falei com o vendedor e puseram me 2 pneus novos.

Tens de pagar o IUC porque?!

Isso é um imposto sobre o numero de contribuinte do titular do carro. Por isso se muda de nome os IUC que estão para trás ficam para trás.
 
Tens de pagar o IUC porque?!

Isso é um imposto sobre o numero de contribuinte do titular do carro. Por isso se muda de nome os IUC que estão para trás ficam para trás.

lá está e no meu caso:

o stand vendeu o carro, que passado 3 meses foi para abate/sucata, nunca mudaram o registo de propriedade, o dono do stand suicidou-se e adivinha que arrotou com IUC?

Isto apesar de ter todos os documentos de compra/venda.
 
Compraste o carro há mais de meio ano sem garantias nem qualquer tipo de contrato. Boa Sorte...

O stand vai alegar que a junta da colaça se estragou por mau uso ou negligencia da tua parte!

É verdade que já foi à mais de 6 meses, no entanto teve muito pouco uso nesses 6 meses. Pouco mais de 4000 kms. É um bocado estranho "escavacares" uma junta em tão pouco tempo... Não é que não seja possivel mas é sempre estranho... Além de que, numa manutenção normalissima troquei o vaso de expansão porque tinha a tampa rachada e deparei-me com o deposito também fissurado. Por isso nestes 6 meses não se ter notado a pressão anormal no circuito, era libertada de forma "controlada"...
No entanto, tens razão, existe margem para se desculparem e rejeitarem a responsabilidade.

caríssimo,
Este negócio não tem nada de esquisito e é normalissimo, prática comum. Os stands de usados não metem os carros em nome deles, passam diretamente de um proporietário para o outro.Guarda bem essa declaração de circulação, ela serve de contrato. Quanto à garantia ela é legal e mínima por 12 meses, não precisa estar reduzida a escrito. A lei obriga que todas as vendas dos stands estejam cobertas por garantia de 24 meses (pode ser reduzida a 12 meses com acordo escrito do stand e comprador). Se n houver nada escrito, vigora a de 24 meses:
Como acionar a garantia automóvel - DECO PROTESTE

Vai ao stand que consta da declaração e explica o sucedido. Se eles se fizerem de esquisitos não te aborreças, pede logo o livro de reclamações e redige todo bem redigidinho (vê aqui na net, antes de lá ires, como preencher o livro de reclamações). Depois mandas queixa para a Deco (vê contactos na net, há um email proprio), para o centro de arbitragem do setor automovel (CASA)e para os julgados de paz.
Não vale a pena ferveres, vai lá e expõe. se se armarem em esquisitos o livro de reclamações deve ser suficiente para eles levarem uma multa brutal e serem obrigados a reparar (é uma avaria de motor).
Dá-lhe gás.

PS - A tua garantia é de 2 anos mas vai lá o quanto antes, não andes aqui a engonhar. Se demoras mt, dizem que foi mau uso teu.

Pois, o meu entendimento também é nesse sentido. O carro não passou para o nome do stand, no entanto existe uma declaração que diz que foi o stand quem vendeu o carro. Como tal, direito a garantia.
Vou procurar "minutas" de reclamações para desenhar uma à minha medida...

- - - - - - - - - -

lá está e no meu caso:

o stand vendeu o carro, que passado 3 meses foi para abate/sucata, nunca mudaram o registo de propriedade, o dono do stand suicidou-se e adivinha que arrotou com IUC?

Isto apesar de ter todos os documentos de compra/venda.

Percebo bem o teu "sentimento"... :x
Em 2008 vendi um carro a um colega da empresa, esse colega desapareceu, o carro nunca saiu do meu nome, um certo sr. da boina azul disse-me por varias vezes "Não te preocupes, tens a declaração de venda, tás safo!!!", em 2012 recebi uma chamada de uma sucateira, por acaso, perto de mim, a dizerem que tinham lá os documentos de um carro que foi entregue para abate e precisavam da minha assinatura no pedido de anulação de matricula... Entretanto já tinha recebido umas cartinhas das finanças a pedir o IUC desde 2008. Adivinha quem teve de arrotar com o pagamento do IUC apesar de ter uma declaração de venda???? :mad:
Pois é, nessa altura não havia anulações de matriculas nem abates!!! Até que algum iluminado do governo se lembrou: "Olha uma boa forma de encaixar uns quantos milhões!!!" e quem se lixou???? O Zé povinho.... :duhh:
 
Desculpem lá......


O autor do tópico comprou um carro a um "vendedor" de rua, se estava em nome de A B ou C para o caso em questão nao interessa nada, Achou na altura que estava a fazer um bom negocio pois decerto que comprou mais barato que num "stand" devidamente legal, agora passado MAIS de 6 meses surge uma avaria e a culpa é de quem vendeu o carro?

Ao adquirir uma vitura nessas condiçoes já deveria saber que o mesmo não tem garantia, até num stand "Credenciado" seria dificil conseguir imputar esses custos ao mesmo pois Sobreaquecimento/Juntas e passado tanto tempo facilmente se esquivam por má utilizaçao, agora neste caso em particular quer me pareçer que aqui o nosso amigo está querer ser e desculpe o termo o tipico "chico esperto tuga"

Na essencia, comprou nessas condiçoes, assume o risco é simples, passado 6 meses e nos termos em que fez o negocio lamento mas legalmente e atrevo-me mesmo a dizer moralmente tem direito a ZERO
 
Em certo ponto concordo com o fox.on.fire ....

Quando comprei a minha carrinha também comprei sem garantia, logo na semana a seguir tive um problema no teto de abrir que me custou cerca de 350€... liguei ao vendedor expliquei a situação e apelei à boa-fé dele, uma vez que tinha abdicado da garantia (e não tinha contrato a dizer que tinha abdicado), mas como também sou vendedor de carros e a minha consciência tem que andar sempre "leve" não ia exigir nada..

O homem foi 5* e assumiu 50% da reparação, eu só tive a agradecer, e mesmo que me dissesse que não assumia nada eu não ia exigir, pois tinha consciência que fui eu que decidi comprar a viatura sem garantia..
 
Bem.... Valos lá ver se nos entendemos...

Não se tratou de um negocio tipo "Sou o maior e vou fazer o negocio do seculo!!!"...
Foi um negocio perfeitamente normal com um preço ao nivel do valor de mercado. Portanto nada que se enquadre com o comentario do fox.on.fire... Se ler o topico desde o inicio vai ver que eu nunca disse que o negocio foi feito sem garantia. Simplesmente não houve nenhum contrato... Este é que foi o erro!!!
Além disso, eu não sou mecânico e consigo perceber que a avaria não surgiu agora. Ela já existia e se ainda não tivesse substituido o vaso de expansão, provavelmente não me daria conta do problema nos proximos tempos...

Se eu fosse realmente "chico esperto tuga", tinha feito um negocio "da mais fina flor" e não estaría aqui a expor a situação... Arriscava e aguentava-me à "bomboca" se houvesse problemas.

Desculpem os vendedores que por aqui andam, mas pela minha experiencia, em negocios de carros a moralidade fica à porta!!!

Já comprei uma carrinha nesses moldes (bom preço e sem garantia), tive um problema, ainda que não muito grave e aguentei-me à bronca. Não fui exigir nada ao vendedor!!!

Agora, ideologias à parte, uma coisa é certa, os vendedores oficiais, legais, ou o que lhes queiram chamar, correm sempre o risco de entrar em despesas. Por isso ganham dinheiro nos carros que vendem e nos que compram... Para poderem ter margem de manobra.

Resumindo, mais do que isto já é estar a debater o sexo dos anjos...

Notem que por enquanto ninguem me viu a identificar os intervenientes e a acusa-los seja do que for, alias eu proprio estou convicto que não houve má-fé...

Como já tinha dito, vou falar com os intervenientes a expor a situação e caso se descartem não tenho mais remedio senão aguentar-me à bronca.
 
Desculpem os vendedores que por aqui andam, mas pela minha experiencia, em negocios de carros a moralidade fica à porta!!!

Agora, ideologias à parte, uma coisa é certa, os vendedores oficiais, legais, ou o que lhes queiram chamar, correm sempre o risco de entrar em despesas. Por isso ganham dinheiro nos carros que vendem e nos que compram... Para poderem ter margem de manobra.

Quanto à moralidade ficar à porta só se for nos locais onde vais comprar carros ;)

Os vendedores ganham dinheiro para pagarem as despesas e para viver, não ganham dinheiro para ter margem de pagar reparações...

As reparações são pagas pela garantia.. em algumas exceções e dependendo de muita coisa, caso a garantia não cubra a reparação, se o stand achar por bem assumir a totalidade ou X % do valor da reparação assume..
 
Quanto à moralidade ficar à porta só se for nos locais onde vais comprar carros ;)

Até podes ter razão e efectivamente sou eu que tenho tido muito azar com os vendedores que encontro... :D

Não vejam os meus comentários como um ataque pessoal aos vendedores de automoveis. 8)
Como se costuma dizer, por uns pagam todos.
 
Se há alguém que merece que se fale mal são os vendedores de carros. É o negocio mais marroquino que existe.

Jsousanet ainda não percebi que tipo de acordo fizeste com quem compras t o carro. Não falaram em garantia na altura?
 
Se há alguém que merece que se fale mal são os vendedores de carros. É o negocio mais marroquino que existe.

Jsousanet ainda não percebi que tipo de acordo fizeste com quem compras t o carro. Não falaram em garantia na altura?

Queres generalizar???

Posso saber qual é a tua profissão?
 
Como tudo na vida, cada caso e um caso, nao podemos generalizar as coisas, eu ja tive ma experiencias com vendedores como ja tive algumas boas, e mesmo disseste (alias eu proprio estou convicto que não houve má-fé...) e agora generalizas, parece uma contradicao no que falas...

Apenas te desejo boa sorte..
 
Programador de CNC (google it)

Sim quero generalizar.

Se todos os vendedores de carros são marroquinos, todos os programadores são uns nerd que não tem vida para além de estar atrás de uma máquina e usarem óculos..

Pela tua ideia se generalizas é assim...

Se calhar sou eu que estou errado e não generalizo, porque se alguém faz algo errado, não quer dizer que alguém que tenha a mesma profissão também o faço e tenha que levar com o rótulo..
 
Jsousanet ainda não percebi que tipo de acordo fizeste com quem compras t o carro. Não falaram em garantia na altura?

Falou-se sim em garantia mas tudo verbalmente.

Como tudo na vida, cada caso e um caso, nao podemos generalizar as coisas, eu ja tive ma experiencias com vendedores como ja tive algumas boas, e mesmo disseste (alias eu proprio estou convicto que não houve má-fé...) e agora generalizas, parece uma contradicao no que falas...

Apenas te desejo boa sorte..

Não se trata de contradição... Não quero dizer que são todos iguais, mas sim a grande maioria. O que disse com: "por uns pagam todos", não era para generalizar. Também eu já tive boas e más experiencias. Mas as más pesaram mais...
Talvez o entendimento não tenha sido o mais correto. Reforço que não são todos!!!

--------------

Pessoal, vamos lá por um travão nisto!!!!
A intenção deste tópico não é colocar o pessoal quase à pancada... E muito menos criticar quem quer que seja... Como já foi dito existem bons e maus profissionais.
Já começam a deixar-me com peso na consciencia... Andam para se pegar todos por causa de algumas opiniões???? São opiniões e cada um tem a sua! Já algum teorico dizia: "A minha liberdade acaba onde começa a de outro..."
Vamos lá.... Sejam amigos!!!
 
Back
Top