Compra de carro usado - Avaria após a compra - Garantia

Boas pessoal.
Tenho estado a ler alguns topicos nesta secção do forum e vejo que muito se fala e se discute em relação às garantias de usados.
Pois estou de momento com uma situação em mãos e queria ter o maximo de informação possivel para saber como agir.
Passo a citar a minha situação.
Em Agosto de 2013, comprei um carro usado a um vendedor, daqueles de esquina que provavelmente nem deve ter atividade registada nas finanças. Adiante... Acordei o valor dando o meu carro à troca e toda a transação correu dentro da normalidade, transacção ok, mudança de registo de propriedade ok, etc. Ou seja, aparentemente, tudo corria sobre rodas...
Só existe um pequeno detalhe a salientar. Apesar do negocio ter sido efetuado com o Sr. X, tenho uma declaração de circulação de um stand oficial da marca do referido carro onde consta que me foi vendido o carro XPTO por esse stand. Pelo que percebi, o Sr. X é amigo do dono do tal stand e para todos os efeitos o Sr. X não é tido nem achado neste negocio.
Além dessa declaração, não existe nenhum certificado de garantia nem nenhum documento que diga que eu abdico da garantia.
O carro tem bom aspeto e aparentemente, de motor também estaría bom... Experimentei o carro antes de o comprar e pareceu-me bastante bom. Anda bem, puxa bem, não tem fugas, resumindo parece ter sido "bem tratado"...
Recentemente, ía a minha esposa a sair de casa e o bolide mostra um aviso do nivel do liquido de refrigeração. Ao verificar o deposito (vulgo vaso de expansão), vejo que estava bem abaixo do nivel minimo apesar de ainda ter agua no circuito.
Desde que o comprei não houve nenhum episodio que sobre-aquecimento...
Levei o carro ao mecânico onde costumo ir e após uma inspeção profunda e demorada, não se vislumbram vestigios de fugas. Começamos pelo deposito pois a tampa do mesmo já não estava nas perfeitas condições. Verificámos que o deposito já tinha levado umas cacetadas e estava meio rachado. Vimos tambem que o cabo que liga ao sensor do nivel do deposito estava encharcado de liquido de refrigeração. Presumimos que a origem da fuga fosse essa. Foi substituido o vaso de expansão e fui controlando o nivel. Qual não é o meu espanto que passados alguns dias vejo que a agua continua a desaparecer, além de que se está a produzir uma pressão no circuito acima do normal...
Pensando pela logica de funcionamento, se existe pressão no circuito acima do normal, e sendo um circuito fechado, significa que em principio não haverá fugas ou então essa pressão sería libertada lentamente. Com a experiencia que tenho de outros carros que já tive, tudo aponta para problemas na junta da cabeça, o que me foi confirmado pelo mecânico, ainda que ele não tenha 100% de certeza.
A minhas questões são:
1. A reparação desta avaria não será da responsabilidade do stand que me vendeu o carro?
2. A declaração de circulação onde consta que o carro me foi vendido por esse stand, serve de prova de compra? Não existiu contrato de compra e venda.
3. Estava a pensar pedir um diagnostico e um relatorio da avaria a um stand oficial da marca para poder confrontar o tal stand.
Agradeço comentarios/esclarecimentos sobre este assunto para ver como o poderei resolver. É que se for um problema com a junta da cabeça, não é uma reparação barata...
Já agora desculpem o testamento... É só para evitar perguntas e respostas por falta de informação...
Um abraço.
 
De facto, faz todo o sentido que o stand assuma a reparação da avaria. Agora se o vão fazer é outra história...
Tens alguma documentação legal, finanças, etc? Boa sorte na resolução.
 
De facto, faz todo o sentido que o stand assuma a reparação da avaria. Agora se o vão fazer é outra história...
Tens alguma documentação legal, finanças, etc? Boa sorte na resolução.

Documentação legal???? Que genero de documentação?
Tenho a tal declaração de circulação que o stand me passou na hora de trazer o carro. Nessa declaração está explicito que o carro me foi vendido por esse stand. No entanto não existe nenhum contrato de compra e venda.
Tenho também a certidão permanente onde mostra todos os registos desse carro.
Um pormenor que não sei se fará diferença: o carro em questão foi vendido a esse stand por uma cliente que comprou outro novo. De seguida foi-me vendido por esse stand. No entanto o que existia eram 2 declarações de compra e venda. Uma da Sra. e outra minha.
Pelo que me indicaram nessa altura existem stands (principalmente os que são oficiais das marcas) que estão habilitados a fazer este tipo de negocios sem registarem os carros em nome deles. Bastando para isso terem uma declaração de compra e venda do vendedor e outra do comprador.
Entretanto também já tenho o DUA e tudo o resto.
 
Ora bem,

Assim sendo quem te vendeu o carro? O amigo do stand ou o stand? É que se foi ao amigo do stand é considerado particular (sem garantia). O papel que tens do stand está assinado e carimbado pelo o mesmo? tem datas? Se sim tens provas, se for daqueles papeis feitos a computador so com o "logo" do stand chapeu...
 
Sinceramente acho que não vais ter sorte...

Pelo que percebi o concessionário oficial retomou esse carro, e tu compraste sem qualquer contrato etc, portanto foi passado logo o carro em nome do antigo proprietário para o teu nome.

Se tivesses um contrato até aqui tudo bem, porque o concessionário não tinha registado o carro para evitar mais um registo, no entanto, tinhas o contrato como o tinhas comprado a eles, logo a garantia era obrigatória (a não ser que abdicasses e isso constasse no contrato).

Não tendo contrato, eles podem alegar que apenas fizeram uma "prestação de serviços", e que foram intermediários num negócio entre particulares (ex-proprietário e tu).

Ainda assim aperta com eles, mas sem contrato não vai ser fácil..
 
Penso que a prática normal em relação aos registos é essa. O papel para troca de proprietário é feito entre o antigo dono e tu. Mas de facto deverá existir um documento escrito em como o carro foi vendido em tal dia, com tantos km, a tal pessoa, com x tempo de garantia. Claro que o stand pode ser correcto e assumir a reparação mesmo sem um papel legal que os obrigue a fazê-lo. Mas pelo que entendo deste caso, têm margem para fugir sem consequências a essa obrigação. Espero que corra bem.
 
Vejamos,
todo o negocio está envolto em praticas no minimo, esquisitas...
Passo a explicar: O Sr. X tinha o carro no seu stand/xafarica. Todo o negocio foi feito com o Sr. X, inclusive a venda do meu carro (retoma) e o pagamento remanescente relativamente ao carro que comprei. No entanto a venda "oficial" e troca de registo de propriedade foi feito através do tal stand. Ou seja, paguei ao Sr. X e tudo o resto de documentação foi tratado pelo stand.
Obviamente antes de realizar o negocio, tomei algumas precauções. Pedi no mesmo dia do negocio, na conservatoria, um registo permanente do carro que ía comprar (não fosse o carro ter alguma penhora...), e só depois de ter a declaração de circulação onte atesta que sou o proprietario a partir daquele dia, é que fiz o pagamento do restante.
Resumindo, não me parece que tenha havido má fé por parte deles, no entanto troquei o meu carro por outro que afinal tem um problema que me vai custar uma boa quantia de euros.
Ainda não identifiquei o stand nem o vendedor pois quero primeiro ver se as coisas correm pelo melhor. Alias não acredito que soubessem do problema que se veio a verificar.
Agora respondendo à pergunta, o nogocio foi feito com o amigo do stand, no entanto, oficialmente a documentação foi feita com o stand. Logo é como se o negocio tivesse sido feito com o stand. Tenho a tal declaração do stand, com data e assinada. De qualquer maneira fica uma duvida. No registo permanente que pedi na conservatoria, a atual proprietario (e unica proprietaria) era a Sra. que vendeu o carro ao satnd. Não existe possibilidade de pedir ao IMTT os registos efetuados numa determinada viatura? É que segundo o que se pode fazer no site do Autmovel Online, um stand (como é o caso) pode fazer toda a transição de documentação, servindo somente como intermediário.
Resumindo, verificando os registo do carro, passou do nome da tal Sra. para o meu nome. Não houve passagem nem para o nome do stand nem para o nome do tal amigo.
Para terminar, penso "apertar" com o tal vendedor e se não surtir efeito, "aperto" directamente com o tal stand. Simplesmente preciso saber com que linhas me vou coser, para adaptar o discurso necessário à situação.
É verdade que não existe contrato mas existe uma declaração onde diz que foi o stand quem me vendeu o carro...
Mas pelo que estou a perceber, vai ser um parto dificil....
Fod....-se!!!!! Por muitas precauções, um gaijo está sempre lixado...
 
Last edited:
Primeiro fala com o Sr.X que supostamente te vendeu o carro, explica o problema que tens no carro e vê a resposta dele, se aceitar excelente, se não aceitar tenta pelos menos que assuma 50% (se assumir eu se fosse a ti nem me chateava mais, ficava 50/50).

Se ele insistir em não assumir nada aperta diretamente com o concessionário e faz exatamente o mesmo, no minimo tenta os 50/50..

Um conselho é que te mentalizes que não vais conseguir nada, se depois conseguires excelente..
 
Primeiro fala com o Sr.X que supostamente te vendeu o carro, explica o problema que tens no carro e vê a resposta dele, se aceitar excelente, se não aceitar tenta pelos menos que assuma 50% (se assumir eu se fosse a ti nem me chateava mais, ficava 50/50).

Se ele insistir em não assumir nada aperta diretamente com o concessionário e faz exatamente o mesmo, no minimo tenta os 50/50..

Um conselho é que te mentalizes que não vais conseguir nada, se depois conseguires excelente..

Pois.... Já estou a mentalizar-me que muito provavelmente vai-me sair todo do bolso.
Mas uma coisa é certa, caso eles não queiram assumir, vão receber gratuitamente má publicidade aos montes.... Não dá em nada, no entanto não se livram da má publicidade....
Sendo um stand oficial do grupo VAG, certamente não será muito bom para eles reclamações no livro de reclamações e má publicidade.... Logo se vê como segue este berbicacho....
De qualquer forma, obrigado a todos.
 
Acordo verbal seja com garantia ou sem, não passa disso mesmo, um acordo verbal. Não havendo nada escrito, já foste.... :duhh:
E não, não estou já a fazer filmes... Vou falar com os intervenientes e logo se vê como seguem as coisas, no entanto gosto de saber que "armas" é que tenho disponiveis... Caso contrario já tinha divulgado os intervenientes.
É sempre bom estar bem informado... :D
 
Compraste o carro há mais de meio ano sem garantias nem qualquer tipo de contrato. Boa Sorte...

O stand vai alegar que a junta da colaça se estragou por mau uso ou negligencia da tua parte!
 
caríssimo,
Este negócio não tem nada de esquisito e é normalissimo, prática comum. Os stands de usados não metem os carros em nome deles, passam diretamente de um proporietário para o outro.Guarda bem essa declaração de circulação, ela serve de contrato. Quanto à garantia ela é legal e mínima por 12 meses, não precisa estar reduzida a escrito. A lei obriga que todas as vendas dos stands estejam cobertas por garantia de 24 meses (pode ser reduzida a 12 meses com acordo escrito do stand e comprador). Se n houver nada escrito, vigora a de 24 meses:
http://www.deco.proteste.pt/motor/automoveis/dossie/como-acionar-garantia-automovel

Vai ao stand que consta da declaração e explica o sucedido. Se eles se fizerem de esquisitos não te aborreças, pede logo o livro de reclamações e redige todo bem redigidinho (vê aqui na net, antes de lá ires, como preencher o livro de reclamações). Depois mandas queixa para a Deco (vê contactos na net, há um email proprio), para o centro de arbitragem do setor automovel (CASA)e para os julgados de paz.
Não vale a pena ferveres, vai lá e expõe. se se armarem em esquisitos o livro de reclamações deve ser suficiente para eles levarem uma multa brutal e serem obrigados a reparar (é uma avaria de motor).
Dá-lhe gás.

PS - A tua garantia é de 2 anos mas vai lá o quanto antes, não andes aqui a engonhar. Se demoras mt, dizem que foi mau uso teu.
 
Last edited:
caríssimo,
Este negócio não tem nada de esquisito e é normalissimo, prática comum. Os stands de usados não metem os carros em nome deles, passam diretamente de um proporietário para o outro.

É por essas e por outras que passados uns anitos alguém vai ter que pagar o IUC.
Aconteceu me e não foi muito agradável....

Quanto ao tópico, acho que deves ir falar com que te vendeu o carro, o "NÃO" está garantido o que vier por acréscimo é sempre bemvindo.

No meu caso, 2 meses após a compra do carro, partiu-se um pneu de trás (defeito de fabrico), supostamente não coberto pela garantia, fui ao stand, falei com o vendedor e puseram me 2 pneus novos.
 
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