Como mudar comutador do limpa vidros

Aquilo prende com uma mola minuscula. Nao vale a pena reparar.
Mete outro automatico e siga.
Aquilo tem duas bobines: 1 relé do maximo, a outra, temporizador e velocidade. Inclusive tem um pequeno circuito.
Não sei quanto custa, mas de certeza que arranjas baratinho na sucata.
Olá de novo
Venho da sucata com um relé 377 e coloquei-o.
Contudo o problema persiste. Velocidade intermitente e 1 nada...só mesmo a 2.ª velocidade. Acontece agora algo diferente. Com este relé as escovas fazem o percurso três vezes e depois param a meio...e ali ficam. Tenho que desligar a ignição e voltar a ligar para elas voltarem a funcionar... :-(
Já abri este relé e este parece-me em ordem!
 
Last edited:
E é o especifico?
Verifica se é igual.
Pelo que relatas, o problema é daí mesmo. So se tiveste o azar de comprar um ja marado.
Nao tens ninguem com carro igual que te troque isso para testar?
 
Bem...igual ele é...pelo menos no n.º 377. Abri-o e por dentro é igual...parece-me bem, sem qualquer problema...
Eu há pouco não disse mas...o comutador (que tinha ido buscar a um amigo emprestado) voltei a devolver-lho e a montar o que o carro trazia...poderá ser do comutador agora?????

Talvez convenha dizer que o carro foi batido do lado esquerdo à frente...o amortecedor teve que ser trocado tal como a manga de eixo...observando a carcaça não parece que o acidente tenha provocado qualquer dano nos fios até porque os cabos estão normais e a própria estrutura não parece ter sido afectada interiormente. Estive a observar o lugar onde o tal 377 encaixa e parece-me que as patilhas estão lá todas...estou a começar a ficar inclinado para o comutador...poderá ser??????
 
2Nm4iTlW4VLHBGLifD1CRwG5nOPy-0HDPF4OorqidXcJ7m7-fk4cgSPVfyyBNggChePmRg=s151
são iguais na referencia e tudo
 
20180604_175719.jpg
Aqui vê-se o conector de baixo...a seta de cima indica a sua falta...mas isso era no estragado...este que coloquei agora está em condições
 
E se eu percebo bem o funcionamento da coisa...da bateria sai corrente para a chave. Ligo a chave, passa corrente para o comutador. Comutador na posição 1 devia dar indicação ao relé...e este por sua vez ao motor do limpa vidros...correto...
Ora bem...se o relé está em condições...se a chave envia corrente para o comutador (ligo na posição 2 e ele funciona)...então é o comutador que possivelmente está a falhar...certo?
Medindo com um multímetro no relé devo conseguir ver se chega impulso vindo do comutador...e tirar as dúvidas...correto?
 
E se eu percebo bem o funcionamento da coisa...da bateria sai corrente para a chave. Ligo a chave, passa corrente para o comutador. Comutador na posição 1 devia dar indicação ao relé...e este por sua vez ao motor do limpa vidros...correto...
Ora bem...se o relé está em condições...se a chave envia corrente para o comutador (ligo na posição 2 e ele funciona)...então é o comutador que possivelmente está a falhar...certo?
Medindo com um multímetro no relé devo conseguir ver se chega impulso vindo do comutador...e tirar as dúvidas...correto?
Em teoria sim. Isso mesmo.
Só me intriga este relé novo funcionar de forma diferente.
 
eu ainda acho que tiveste azar na sucata, quando experimentaste o outro comutador, o problema manteve-se nao foi? arranja um novo, se nao for dai, devolves o rele. ou entao, o colega que te emprestou o comutador, que empreste tambem o rele
 
Viva de novo
Estive a medir aqueles polos onde encaixa o rele 377
Aviso já que não sou expert na utilização do multímetro...mas verifiquei o seguinte:
Dividindo o relé ao meio (como na foto que se segue) eu verifiquei que apenas a ficha da alimentação do lado direito é que recebe 12 v. É normal ou a outra ficha (do lado esquerdo) também devia receber 12 v???? Isto tudo com a ignição ligada...
Posso adiantar também que apesar de ter mexido no comutador do limpa vidros (em todas as posições), nunca o polo de alimentação do relé da esquerda recebeu corrente...isto é normal???
 

Anexos

  • 34q8o5s.jpg
    34q8o5s.jpg
    246,3 KB · Visualizações: 6
Bem...venho agora do stand dum primo meu...estava lá um mecânico conhecido a quem expus o problema...diz ele:
Bem...a escova trabalha em que posição?
Respondo eu: Só na posição 2
Ele: Mas a velocidade é a correspondente à 2 ou anda mais devagar?
Respondo eu: Bem...realmente não anda muito rápido...parece mais se estivesse na velocidade 1
Ele: Então deves ter problema no motor do limpa-vidros...
Diz ele que a posição 2 do limpa-vidros é a posição emergência...e que por isso o mal está no motor e não em outro componente...será?
Vou verificar o motor e ver se chega corrente...se chegar é porque o problema está lá...certo?
 
Back
Top