Como mudar comutador do limpa vidros

Só me resta desejar boa sorte. Depois faz um post como ficou, sempre poderás ajudar alguém mais tarde que tenha um problema semelhante
 
Só para relembrar, apesar se eu não ser muito entendido, penso que um dos contactos dentro do motor é relacionado com a paragem pois a pista é interrompida.
 
Ora bem...cá estou eu :(:(:(:(:(:(:(:(
Também não é do comutador...
A conclusão que tiro é que algures na cablagem está algo mal, eventualmente cortado/interrompido...e pelo que estive a analisar com um amigo ontem, deverá ser depois dos relés...
Utilizando o esquema facultado pelo carlo5 vou agora estudar tudo e ver a continuidade dos fios...
Quando tiver oportunidade volto com novidades o_O
 
Ok...cá estou eu...agora estou baralhado e preciso mesmo de ajuda...
Verifiquei a continuidade dos fios todos do sistema do limpa vidros e todo eles tem continuidade...não há portanto cortes.
Só me restava tirar o motor...e voilá...
20180609_181554.jpg
Agora vamos a olhar para a a ficha (macho e fêmea)...
20180609_181554.jpg20180609_181625.jpg
E aqui a bota não bate com a perdigota...5 pinos na fêmea e só 4 no macho?????
 
Sem Título.png Pelo esquema deveriam ser apenas 4 fios...ou sou eu que estou a perceber mal o esquema ...será que falta ligar mais algum fio????
Mas olhando para a ficha macho não me parece que tenha nada a ver com a fêmea...ou é só impressão minha??????

É que olhando para os numeros na ficha do motor, estes não tem nada a ver com os numeros do esquema....:duhh:o_O:eek::mad:o_O:x:duhh:
 
Last edited:
Não reparei como era no meu quando o desmontei mas acho que é normal teres uma ficha com 5 pinos e outra com 4. Tenho inúmeras fichas assim no meu. Dou te como exemplo o comutador principal das luzes. O material está standarizado para vários modelos diferentes. Abre o motor é vê se está tudo bem. Isso é apenas soltar umas molas e fica aberto, vez logo o estado dos contatos. Quando falo em abrir, é apenas a parte onde encaixam as astes
 
Não reparei como era no meu quando o desmontei mas acho que é normal teres uma ficha com 5 pinos e outra com 4. Tenho inúmeras fichas assim no meu. Dou te como exemplo o comutador principal das luzes. O material está standarizado para vários modelos diferentes. Abre o motor é vê se está tudo bem. Isso é apenas soltar umas molas e fica aberto, vez logo o estado dos contatos. Quando falo em abrir, é apenas a parte onde encaixam as astes
Parece-me tudo bem carlo5
O problema acho que é a posição das fichas...é que no macho, o fio terra não fica posicionado na terra da fêmea...o 31 (terra) ao ser ligado na unica posição possível, fica ligado ao 53a do motor...
 
Finalmente...
O erro estava na ficha que liga ao motor...inexplicavelmente as cores não eram coincidentes com o esquema correto, basta dizer que o fio terra nem na posição correta estava. Recolocados os fios nas posições certas foi só dar à chave e ouvir o "dito cujo" a cantar nas três posições, intermitente, primeira e segunda velocidade...
Aos que me ajudaram o meu muito obrigado e espero que esta aventura ajude outro que possa eventualmente vir a ter este problema num carro que venha a adquirir...
 
Finalmente...
O erro estava na ficha que liga ao motor...inexplicavelmente as cores não eram coincidentes com o esquema correto, basta dizer que o fio terra nem na posição correta estava. Recolocados os fios nas posições certas foi só dar à chave e ouvir o "dito cujo" a cantar nas três posições, intermitente, primeira e segunda velocidade...
Aos que me ajudaram o meu muito obrigado e espero que esta aventura ajude outro que possa eventualmente vir a ter este problema num carro que venha a adquirir...
Muita marosca aí. Trabalheira descobrir o problema.
 
Eu sou muito teimoso...e persistente...;)...
A marosca foi o gajo que me vendeu o carro...foi arranjar tudo à pressa para ter lucro fácil...já tive que mudar uma manga de eixo pk estava torta...o radio vem sem código...fecho central nao funciona...mas com calma tudo se resolve...agora vou meter um radio com fichas próprias senão não funcionam as colunas de trás...depois trato do fecho central (deve sr a bomba nas couves)...
 
boa, ainda bem que foste teimoso e resolveste. o problema original devia ser mesmo apenas o rele. mais valia ter vendido avariado que era mais facil de encontrar logo o problema e tinhas menos dores de cabeça. força ai no resto que te falta
 
Back
Top