Como mudar comutador do limpa vidros

Voltei...desta vez com novidades que nem merecem grande comentário acerca do "artista" que me vendeu o carro...ora vejam bem...

Esta é a ficha que liga ao motor do limpa pára-brisas...e vejam só...ups...dois fios cortados ?!?!
20180605_195931.jpg

Ora aqui está...a ficha desligada e o rico trabalho à mostra...
20180605_200051.jpg

Agora com a fita isoladora retirada...e "voilá"...
20180605_201112.jpg

E pronto...cá está o enigma que agora tenho que solucionar...enfim...
20180605_201348.jpg

Como é óbvio vou precisar da vossa preciosa ajuda para voltar a por isto como de fábrica. Como????
 
que grande cagada, dá impressão que o relé avariou e fizeram isso.. Espero que alguém te consiga arranjar o código de cores disso.
Tens multímetro? Não deve ser difícil
 
que grande cagada, dá impressão que o relé avariou e fizeram isso.. Espero que alguém te consiga arranjar o código de cores disso.
Tens multímetro? Não deve ser difícil
Tenho amigo ptfuzi...não sei é trabalhar muito bem com aquilo :-(

Esquema de cores vinha mesmo a calhar...mas pelo que estive a estudar...um é massa (penso que o castanho)...e os outros três verdes as velocidades...os verdes devem ser as velocidades porque é a cor dos fios que vem do comutador e também do relé...
Resta saber a posição dos verdes...
 
Last edited:
tenta safar-te com isto. tem esquema e legenda
Fui verificar com multímetro...o castanho confirma-se que é o terra. Os verdes são os que levam as velocidades...felizmente a ficha ainda tem as pontas com as respectivas cores dos fios...vou mandar soldar fios mais compridos a essas pontas e depois em casa já soldo nos locais correspondentes...espero que tudo corra bem...
 
Fui verificar com multímetro...o castanho confirma-se que é o terra. Os verdes são os que levam as velocidades...felizmente a ficha ainda tem as pontas com as respectivas cores dos fios...vou mandar soldar fios mais compridos a essas pontas e depois em casa já soldo nos locais correspondentes...espero que tudo corra bem...

nao conseguiste ver o esquema, pois nao? ja editei e converti para se ver direto
 
Obrigado carlo5...já consegui ver e entender...o de trás funciona bem...
Como disse anteriormente, as pontas ficaram na ficha pelo que consigo ver a cor dos fios. Agora é só uma questão de os ligar...depois dou novidades...
Obrigado
 
Camaradas...novidades
Fios todos no sítio, soldados como manda a "sapatilha" e...continua a trabalhar apenas na posição 2
Sendo assim só imagino que o problema esteja num lado...no comutador...correto???????
 
dentro do motor do limpa vidros, existem uns contactos que trabalham numa pista circular e com massa consistente. ve se esta tudo bem com esses contactos
 
dentro do motor do limpa vidros, existem uns contactos que trabalham numa pista circular e com massa consistente. ve se esta tudo bem com esses contactos
depois de fazer as soldas e ligar a ficha, aproveitei para testar o motor com corrente directa da bateria e funcionou nas duas velocidades...será necessário abrir o motor mesmo tendo feito este teste?
 
Amanhã vou mudar o comutador só para tirar as dúvidas...mesmo assim, há pouco, um amigo entendido em electricidade, este e ver as fichas onde encaixam o relé e descobriu que há algo errado, uma vez que produziu corrente directa nas fichas que deviam actuar o motor e este apenas recebe corrente em dois fios. Ele presume que algum fio possa estar partido, designadamente aquele que faz o motor voltar à posição inicial. :x:x:x:x:x:x:x
 
Não pdes testar o teu comutador noutro carro? Não acredito que fizessem essa marosca toda só por causa de um relé que deve custar uns 60€ ou por um comutador que consegues comprar por 75. O teu amigo deve ter razão sobre um problema na cabelagem visto que já fizeste o despiste do motor.
 
Não pdes testar o teu comutador noutro carro? Não acredito que fizessem essa marosca toda só por causa de um relé que deve custar uns 60€ ou por um comutador que consegues comprar por 75. O teu amigo deve ter razão sobre um problema na cabelagem visto que já fizeste o despiste do motor.
O comutador que vou buscar amanhã é emprestado...depois vejo...se for daí tudo bem...se não for...vamos verificar cablagem...
 
Back
Top