Boas
O motivo que me leva a escrever este post, é o seguinte: levei o meu argolas Audi A3 8L 1.6 de 1996, com 142 068 km à IPO no passado dia 30 e o pobre coitado chumbou por emissão de gases excessivos. Só para terem uma ideia, havia três valores acima do legal, um deles tinha como máximo 0.3 e o meu argolas debitava 6.7... Os outros valores não me consigo recordar mas logo quando chegar a casa já coloco aqui.
Reprovação e respectiva senha cor-de-rosinha e obrigação de me apresentar para nova inspecção até um mês.
Como calculam fui logo a seguir ao meu mecânico que me viu em desespero e me deu três hipóteses do que poderia ser:
- Catalizador nas couves;
- Sonda lambda nas couves;
- Segmentos dos pistons presos;
Disse-me para lá ir no dia 4 para ligarmos o argolas à máquina. Assim fiz, ligámos o carro e os valores de CO estavam elevadíssimos (ainda mais altos que na IPO) , o carro faz uma fumarada branca/azulada mas segundo o mecânico a sonda lambda está a corrigir os valores pelo que não deve estar avariada. Ele notou foi que o valor dos carbonetos(?) está demasiado elevado, o que pode querer dizer que o carro está a queimar óleo, ou que há oleo no escape. O que me parece, deve querer dizer que os segmentos estão mal... Entrei em desespero porque uma reparação aos segmentos é muito dispendiosa. Por outro lado, há muito tempo que me queixo de que o carro consome muito óleo, (para terem uma noção, desde Agosto já levou quase 5 litros) e que não tem a potência que os users com este motor aqui do fórum relatam... Sinto-o com muita falta de força... Sinto-me um muito frustrado com o carro. Porque estou farto de gastar dinheiro nele e quando algo é arranjado, avaria-se outra coisa...
Não sei se este meu relato ajuda em alguma coisa. Estou à espera que o meu mecânico me dê uma resposta, devo desde já adiantar que tenho plena confiança nele, mas é sempre bom escutar outras opiniões.
PS: Mais acrescento que sou um zero à esquerda em mecânica, pelo que se alguma coisa que eu tiver escrito não fizer sentido, alertem-me para isso.
Cumprimentos e desde já obrigado!
O motivo que me leva a escrever este post, é o seguinte: levei o meu argolas Audi A3 8L 1.6 de 1996, com 142 068 km à IPO no passado dia 30 e o pobre coitado chumbou por emissão de gases excessivos. Só para terem uma ideia, havia três valores acima do legal, um deles tinha como máximo 0.3 e o meu argolas debitava 6.7... Os outros valores não me consigo recordar mas logo quando chegar a casa já coloco aqui.
Reprovação e respectiva senha cor-de-rosinha e obrigação de me apresentar para nova inspecção até um mês.
Como calculam fui logo a seguir ao meu mecânico que me viu em desespero e me deu três hipóteses do que poderia ser:
- Catalizador nas couves;
- Sonda lambda nas couves;
- Segmentos dos pistons presos;
Disse-me para lá ir no dia 4 para ligarmos o argolas à máquina. Assim fiz, ligámos o carro e os valores de CO estavam elevadíssimos (ainda mais altos que na IPO) , o carro faz uma fumarada branca/azulada mas segundo o mecânico a sonda lambda está a corrigir os valores pelo que não deve estar avariada. Ele notou foi que o valor dos carbonetos(?) está demasiado elevado, o que pode querer dizer que o carro está a queimar óleo, ou que há oleo no escape. O que me parece, deve querer dizer que os segmentos estão mal... Entrei em desespero porque uma reparação aos segmentos é muito dispendiosa. Por outro lado, há muito tempo que me queixo de que o carro consome muito óleo, (para terem uma noção, desde Agosto já levou quase 5 litros) e que não tem a potência que os users com este motor aqui do fórum relatam... Sinto-o com muita falta de força... Sinto-me um muito frustrado com o carro. Porque estou farto de gastar dinheiro nele e quando algo é arranjado, avaria-se outra coisa...
Não sei se este meu relato ajuda em alguma coisa. Estou à espera que o meu mecânico me dê uma resposta, devo desde já adiantar que tenho plena confiança nele, mas é sempre bom escutar outras opiniões.
PS: Mais acrescento que sou um zero à esquerda em mecânica, pelo que se alguma coisa que eu tiver escrito não fizer sentido, alertem-me para isso.
Cumprimentos e desde já obrigado!