Xenos disse:afinal fiquei sem perceber qual o melhor sistema.
no entanto nao seria dificil desenvolver um sistema em que se o carro perdesse contacto via sms, durante uma hora ou mais seria necessario inserir um codigo para este continuar a andar.
Não sei se será assim tão fácil na prática. Na teoria talvez.
O sistema que eu falei algumas (muitas) mensagens atrás consistes numa central que lá tem um cartão GSM e que tem um sistema de localização por satélite. Quando perde o sinal de GPS ele até pode ser programado para enviar um SMS a avisar (penso eu). Agora bloquear o carro caso perca o sinal de GSM é mais complicado:
- Seria necessário ele avisar de alguma forma e com alguma antecedência razoável que o carro seria bloqueado caso não fosse inserido um determinado código (para evitar ir no meio do alentejo e ficar pendurado);
- Depois era necessário ter algum tipo de teclado para ultrapassar a situação.
Não digo que não seja possível e até me parece uma excelente ideia para os fabricantes destes equipamentos (quem sabe não ficas rico registando a ideia e vendendo-a?

Por outro lado, parece-me que para já não se justifica tanta preocupação com a desactivação dos sistemas de localização convencionais - a menos que tenhamos um carro de 1.000.000,00€ onde quem o vier roubar sabe bem o que faz e leva-o de uma maneira ou de outra. Tenha qual for o sistema. Para carros normais, mesmo que custem 50.000,00€ quem o vai roubar (em princípio e do que se tem assistido) são larápios que, como alguém já disse, não distingue um fio de uma corda e que o rouba para ir assaltar uma bomba de gasolina ou um ATM e no fim abandona-o todo lixado.