Bi-Xenon em B6 sem Balastro OEM e tudo escondido

Pois bem, resolvi ir tirando umas fotos disto pra partilhar aqui com o pessoal que queira fazer o mesmo, ou seja:

Aplicar Bi-xenon num/a A4 B6 sem balastros OEM e sem nada á vista fora da optica:

Material Necessário:

:arrow: Opticas Bi-xenon (obvio)
:arrow: Balastros o mais pequenos possivel
:arrow: 2 x lampadas D1S médios
:arrow: 2 x lampadas H7 máximos
:arrow: 2 x lampadas H6W minimos
:arrow: 2 x lampadas 12v21 piscas
:arrow: Ferro de soldar e solda
:arrow: Serra electrica portatil (tico-tico)
:arrow: Lima
:arrow:Cola Araldite ou semelhante

Depois de terem as opticas é seguir os passos como e com o material que eu vou explicando, ou da maneira que vos der mais jeito claro:

1º Passo - Arranjar os balastros mais pequenos que puderem, neste caso usei uns do VW EOS, qualquer balastro que tenha mais de 85mm comprimento / 70mm largura e no maximo 25mm de espessura, esqueçam porque não conseguem.

1.jpg

Estas 2 fotos são apenas pra voces terem uma pequena ideia do tamanho dos balastros usados:

2.jpg

3.jpg

Cabelagem do balastro, traz o cabo grosso envolvido naquela malha que é o que liga do balastro á lampada de médios, e traz como podem ver mais 2 fininhos de cor preta que irão dar corrente ao balastro como mostro na foto seguinte:

4.jpg

Aqui está, eliminam esta ficha uma vez que não estão a usar os balastros OEM, e soldam os tais fios pretos soltos que vem com a cabelagem do balastro, não interessa a ordem:

5.jpg

2º Passo - Com a ajuda dum tico-tico, abrem a tampa toda por dentro senão o balastro não vai caber, e mesmo assim, terão de limar um pouco o balastro tambem como já vão ver:

6.jpg

3º Passo - Com uma lima, alguma paciencia e jeitinho, desbastam a lateral do balastro, conforme a tampa onde ele vai ficar atenção, no outro balastro terão de desbastar do lado contrário:

7.jpg

4º Passo - Colar o balastro na tampa da optica:

Tampa vista de dentro:

8.jpg

Tampa vista de fora:

9.jpg

5º Passo - Cortar algo que feche a tampa, como alguns sabem estas tampas são abertas por trás, e o que acaba por fecha-las é o balastro OEM, aqui como não usei esses balastros tive de arranjar solução, optei por 2 placas de acrilico preto opaco que podem colar na tampa, ou abrir os furos e aparafusa-los nos buracos que estão na tampa:

10.jpg

Tampa acabada:

11.jpg

6º passo - Ligar a ficha no balastro, acomodar os fios dentro da optica o melhor que possam, e finalizar o trabalho fechando a optica, e pronto, temos 2 opticas Bi-xenon prontas a chegar ao carro e apenas precisam de ligar as fichas do carro, super simples um dia que precisem de as desmontar e tudo.

12.jpg

13.jpg

14.jpg

Espero que venha a ajudar alguem, talvez fosse boa ideia passar isto para o indice dos DIY... :idea:

Abraço e boas mods. ;)

Está Excelente!!! Parabéns. Muito bem feito e bem cuidado. Óptimo trabalho.

A passar para a secção dos DIY, dem dúvida.

Só 2 coisas me oferecem dúvidas:

1- O isolamento/colagem da tampa traseira tem de ficar muito bem feito para não entrar a mais pequena humidade.

2-Desta forma os Balastros não têm nenhuma parte metálica virada ao exterior para dissipar o imenso calor que produzem como nos originais, o que significa que esse calor fica retido no interior potenciando maiores embaciamentos. De qualquer modo só com o tempo e o uso, se poderá comprovar esta situação.

Uma vez mais muitos parabéns.

Quanto ao isolamento, optei por colar as tampas de acrilico já por causa disso, é que apenas aparafusada ficava boa e a agua não entrava, mas a humidade secalhar já passava, assim com um cordãozito de cola a toda a volta fica mais prevenido.

A questão do calor tambem já me tinha lembrado, mas é mesmo como dizes, com o uso é que vou ver, se bem que o calor provocado pelos balastros e pelas D1S talvez seja o mesmo ou pouco mais do que umas lampadas de halogeneo ;)

Enfim, a ver vamos.

As opticas bi-xenon quando vem de origem tambem so trazem um balastro, não tem nada a ver uma coisa com a outra.

O que faz o bixenon é uma bobine que está no interior da optica.

Estou completamente :o

Epá.. desde o ibizaclub sempre nos habituaste a grandes projectos... imaginação e coragem nao te falta!
Parabens... ;)

2 perguntas...
essas opticas não são as de origem... são opticas para o A4 b6 bixenon, audi ou outra marca?? em que se diferenciam das que vêm de origem?
esses balastos alimentam simultaneamente os medios e máximos? que potencia têm??

desculpa toda a minha ignorancia, mas tá uma MOD à maneira e que certamente terá seguidores!!

VENHAM AS FOTOSSSSSS

btw.. o que fizeste à opticas que tinhas pintado de preto??

Jokapik

jokapik disse:
Estou completamente :o

Epá.. desde o ibizaclub sempre nos habituaste a grandes projectos... imaginação e coragem nao te falta!
Parabens... ;)

2 perguntas...
essas opticas não são as de origem... são opticas para o A4 b6 bixenon, audi ou outra marca?? em que se diferenciam das que vêm de origem?
esses balastos alimentam simultaneamente os medios e máximos? que potencia têm??

desculpa toda a minha ignorancia, mas tá uma MOD à maneira e que certamente terá seguidores!!

VENHAM AS FOTOSSSSSS

btw.. o que fizeste à opticas que tinhas pintado de preto??

Jokapik

Boas, obrigado pelos elogios. ;)

Ora bem as que tinha pintadas de preto vendi-as.

Em relação a estas são originais Audi e pelo que sei nem existem na concorrencia, as maiores diferenças visiveis para as normais OEM é que estas trazem o interior em cinza em vez de cromado e a lente do médio é muito maior, isto em termos de aspecto.

Em termos de funcionalidade, estes e quaisquer balastros alimentam médios e máximos nestas ópticas, porque o que faz o bi-xenon é, alem de acender a lampada H7 dos máximos, abre-te o resto da lente dos médios, parecendo que está a acender 2 lampadas de cada lado, mas todo esse mecanismo e ligações são feitos pela própria óptica, não tendo nada a ver com os balastros que neste caso são de 35W.

Eu não cheguei a experimentar, mas acho que até com uns balastros desses aftermarket isto dava pa por tudo a trabalhar...lol.

TDi... disse:
Boas, obrigado pelos elogios. ;)

Ora bem as que tinha pintadas de preto vendi-as.

Em relação a estas são originais Audi e pelo que sei nem existem na concorrencia, as maiores diferenças visiveis para as normais OEM é que estas trazem o interior em cinza em vez de cromado e a lente do médio é muito maior, isto em termos de aspecto.

Em termos de funcionalidade, estes e quaisquer balastros alimentam médios e máximos nestas ópticas, porque o que faz o bi-xenon é, alem de acender a lampada H7 dos máximos, abre-te o resto da lente dos médios, parecendo que está a acender 2 lampadas de cada lado, mas todo esse mecanismo e ligações são feitos pela própria óptica, não tendo nada a ver com os balastros que neste caso são de 35W.

Eu não cheguei a experimentar, mas acho que até com uns balastros desses aftermarket isto dava pa por tudo a trabalhar...lol.

TDI...

Explicação 5*

então isso de por o balastro por dentro é so para ficar tudo "direitinho"... o balastro podia ficar de fora (fazendo um furo na tampa da optica para passar a cabelagem) desde que ficasse depois tudo muito bem selado por causa das humidades... se desse assim, tinha 2 vantagens. o aquecimento do balastro nao ficava dentro da optica e poupava essa bricolage toda para a qual eu nao tenho jeito nenhum.. certo?

Tks e mto bom DIY...

mais uma vez, estas de parabens...

venham mais mods e FOTOS DA MAQUINA COM ESTA NOVA MOD!!

Jokapik

jokapik disse:
TDI...

Explicação 5*

então isso de por o balastro por dentro é so para ficar tudo "direitinho"... o balastro podia ficar de fora (fazendo um furo na tampa da optica para passar a cabelagem) desde que ficasse depois tudo muito bem selado por causa das humidades... se desse assim, tinha 2 vantagens. o aquecimento do balastro nao ficava dentro da optica e poupava essa bricolage toda para a qual eu nao tenho jeito nenhum.. certo?

Tks e mto bom DIY...

mais uma vez, estas de parabens...

venham mais mods e FOTOS DA MAQUINA COM ESTA NOVA MOD!!

Jokapik

Exactamente, podes optar por deixar o balastro do lado de fora fazendo passar os fios como dizes. ;)

Eu so optei por esta maneira porque assim fica tudo escondido, mesmo que abram o capot ninguem ve balastros nem cabos em lado nenhum, e se tiver de desmontar uma optica ou outra é so desligar a ficha e tá cá fora a optica toda, escuso de andar a desligar opticas, balastros etc.

Até agora ainda só montei uma durante umas horitas de chuva pa ver se aprovava ou não, humidade nao mete, tambem não embaciou, em termos de calor notava-se uma ligeira diferença duma pa outra mas nada de significante, penso que não vá trazer problemas o balastro ali, se trouxer passo ao plano B que foi exactamente o que descreveste.

tks TDI..

agora que ja estava a pensar meter os xenon, fiquei entusiasmado com essa ideia... €€ à parte porque sai certamente mto mais caro (essas opticas devem custar "para cima de um dinheirão"), é uma hipotese a considerar, pois o resultado final deve ser muito mais motivante!

abraço

Jokapik

Nem por isso, eu safei-me no ebay com a preciosa ajuda do Migsan e do Hucruz, comprei as 2 por pouco mais de 200€ já com portes e tudo usadas e comprei em separado, uma a um vendedor e outra a outro diferente.

Depois só gastei mais 50€ nas D1S para os médios porque quis meter 6000k, senão tinha arranjado as 4300k de borla tal como arranjei os balastros. :green:

Novas cá na Audi segundo ultimas informações há cerca de 2 meses, custam 650€ + IVA...CADA OPTICA. :P :green:

Back