Barulho alternador /ar condicionado

Esta conversa interessa-me...

O meu AC pelo que parece anda marado e deve de vir do compressor....

Depois de um teste de pressao constatou-se que ele liga mas nao consegue baixar a pressao para fazer frio...
Dizem que é a embraiagem do AC, dizem que é o compressor... sei la... ja nao sei de nada... :|:'(
 
Esta conversa interessa-me...

O meu AC pelo que parece anda marado e deve de vir do compressor....

Depois de um teste de pressao constatou-se que ele liga mas nao consegue baixar a pressao para fazer frio...
Dizem que é a embraiagem do AC, dizem que é o compressor... sei la... ja nao sei de nada... :|:'(

Boas

terá de verificar se o compressor roda, se rodar, é do compressor, se não rodar é da embraiagem.
Muitos compressores vão á vida por falta de oleo, por vezes existe uma fuga sai o gas e o oleo, e depois reparam a fuga metem gas mas não metem oleo.
 
Boas

terá de verificar se o compressor roda, se rodar, é do compressor, se não rodar é da embraiagem.
Muitos compressores vão á vida por falta de oleo, por vezes existe uma fuga sai o gas e o oleo, e depois reparam a fuga metem gas mas não metem oleo.

Boas...
Por acaso nunca tive problemas com o AC e ja tenho o argolas à 7 anos...
Era so verificar os niveis e renovar o gas de vez em quando e siga...

Agora parece que o compressor tem dificuldade em por se em marcha... Parece que nao consegue se por a funcionar a full-power.... mas pelo que vi roda... :'(
Baixa um coto a pressao e depois nada...
nao ha nenhum teste que eu possa fazer em casa para verificar se é de uma coisa ou outra?

Aqui onde estou pedem me 500€ para me mudar o compressor... coisa que vai para um terço do valor comercial do carro... nem sei o que faça...

Nao existe nada tipo lubrificar o compressor ou a embraiagem ou coisa que o vallha que se possa fazer para verficar de onde vem o problema?

8)
 
Quando dizes que tinhas de renovar o gás, ele descarregava? ou fazias só para a manutenção?
Se descarregava, tinhas e tens de certeza uma fuga, estes sistemas são fechados não é para descarregar
Tens a carga certa de gás? Não será o sensor da pressão a atrofiar? quando é que foi carregado?
Não consegues arranjar um compressor usado?


Tenho um carro em casa que nunca levou uma única carga de AC, em 17 anos...ja estive para o fazer, mas o que me dizem é "Funciona bem não funciona? então deixa-te estar quieto que quanto mais mexes nisso pior é" (o AC é como um frigorífico, se trabalha bem, não se mexe :p )
O que é certo é que nunca falhou (Não quer dizer que amanhã não possa deixar de funcionar)
 
Quando dizes que tinhas de renovar o gás, ele descarregava? ou fazias só para a manutenção?
Se descarregava, tinhas e tens de certeza uma fuga, estes sistemas são fechados não é para descarregar
Tens a carga certa de gás? Não será o sensor da pressão a atrofiar? quando é que foi carregado?
Não consegues arranjar um compressor usado?


Tenho um carro em casa que nunca levou uma única carga de AC, em 17 anos...ja estive para o fazer, mas o que me dizem é "Funciona bem não funciona? então deixa-te estar quieto que quanto mais mexes nisso pior é" (o AC é como um frigorífico, se trabalha bem, não se mexe :p )
O que é certo é que nunca falhou (Não quer dizer que amanhã não possa deixar de funcionar)

Eu so fazia a manutençao... nunca pedeu o gas e em vez de ter 500g de gas tem depois de 7 anos 480g... ;)
Por isso fuga... nahhh
Se é o sensor nao sei... onde é que se encontra?
Ele foi para ser carregado ou renovado a semana passada... e foi la que me disseram que o gas nao tinha fugido... e com a propria maquina de carregamento fizeram o teste de pressao... e eu vi a pressao nos 4bar e depois de ligar o AC baixar um coto para os 3.2bar e com tendencia a descer mas de um momento para o outro volta para os 4bar e nao baixa mais... e como deves saber para fazer frio o compressor tem que baixar na casa dos 2bar... ;)

Usado so se for numa sucata... a ver...
Gostava de saber quais os modelos compativeis com o meu A3 (motor ASZ).

Eu so mandei verificar porque achei estranho nao "gelar" tao bem... ;)
 
O vag não acusa nada?
O radiador na frente do carro não está obstruído?
Os tubos do AC, um deve de ficar frio e o outro deve de ficar quente,
clima3.jpg

N°17
Mas a partida não será, pelos vistos o trabalho dela é só impedir que o compressor arranque se não houver pressão suficiente

Encontrei um caso parecido ao teu num fórum francês, mas não falam la da resolução sem se ficou resolvido :S

Se a pressão não baixa, duvido que seja do compressor
acredito que seja mais esta peça
702entreeevaporateurClio2.jpg

Não é de um Audi, mas deve de ser igual ou parecida
La Clim : comment ça marche, questions, réponses [Reportage] - Technologie - Mécanique / Électronique - FORUM Technique
Esta peça é que é responsável pela diminuição da pressão
 
Boas

renovava o gás porquê? será que com essas renovações não retirou o oleo e depois não foi reposto?
Nop... porque já não fazia isso à cerca de 3 anos e sempre bombou... no final do Verão passado é que comecei a sentir algumas mudanças... e agora confirmei o que temia... NO AC!

E renovava o gás para ter a certeza que tinha os níveis... ;)
 
Last edited:
Voltando a um antigo tópico ,mas para apresentar o desenvolvimento...agora com mais tempo desmontei a correia e tensor do alternafor , com muito esforço pois o parafuso para afrouxar o mesmo já levou muita porrada em outros tempos :mad:

Assim a primeira vista:
-o tensor já não tenciona correctamente a correia e tem a porca toda moída
-a polie de desvio apresenta chiar embora ainda pequeno
-a embraiagem magnética apresenta uma grande resistência e barulho ao rodar livremente
-assim como desgaste na correia .

Resultado amanhã vou ver se arranja um tensor uma polie e a correia, a embraiagem estou à espera da confirmação se arranjam...

Tensor com a porca toda moída e já apresenta resistência a rolar:
2ly5y54.jpg


Polie desvio com chiar :
sfw6s7.jpg


Embraiagem magnética com barulho e resistência :
e71miv.jpg
 
Last edited:
Por acaso desde a coisa de dias que tenho um grilo que so se ouve em relantim, nao é nada de muito audivel, mas nota se algo, parece que vem do alternador, as vezes oico outras vezes nao, isto depois de ter feito uma ultrapassagem e de ter esticado na velocidade a dias, n sei o que se passou entretanto.

ainda nem a 10mil km levou a troca de correias tensores etc etc, tenho de ir ao mecanico ver o que se passa, nao va a correia partir se sei la.

odeio estes grilinhos, mas nem sempre faz o tal barulho
 
Last edited:
Trocado o tensor + polia e correia e os barulhos desapareceram.
Notei também, não sei se por coincidência um ligar e desligar do motor mais suave..antes tremia um pouco e fazia uns barulhos de trepidação.

O único barulho continua a ser a embraiagem magnética ,a qual por enquanto nao vai ser trocada, quando for coloco um compressor novo ou usado em bom estado. ;)
 
Desenterrando o tópico, mas para nao estar a abrir outro...

Ora bem, o AC foi carregado ha dois meses antes de ir de ferias, fiz cerca de 3000KM sempre com ele ligado nos 18º e 5* estrelas, funcionou bem apesar de me parecer que no LO mesmo frio nao dá o frio que dava antes mas ok nao liguei...Foi também substituído o óleo do compressor sgundo me foi dito!:assobio:

Acontece que passado uns dias de chegar de ferias nao faz frio novamente..erros no VAG nao tenho, gás parece que tem pois se for aos tubos da alta e baixa sai gás e parece que algum liquido também.
Aliado a isto a embraiagem magnética do compressor faz um barulho horrível..se antes era mau agora e horrível, cada vez que ligo o AC funciona o quente mas frio nada ,apesar do quente também nao funcionar muito bem...:cool:

Amigos compressor novo ou algo que eu possa testar antes ?
 
Vê se pode ser esta a causa.

Pois é muito provável amigo obrigado , o meu problema é que não consegui tirar os parafusos para retirar a embraiagem do compressor ....

Segundo o vídeo são chaves normais mas não consegui nao sei se será preciso uma chave especial,testei todas as medias e nada... .. mas logo já vou ver outra vez e ponho aqui ;)
 
Last edited:
Back
Top