[A4 B5] B5 Avant m81a - A direção assistida P.14

Re: B5 Avant m81a - Cada vez mais S4 (de volta)

Boas,

Faz algum tempo que não apareço por cá e as passagens aqui pelo forum têm sido breves e apenas como mirone.
De facto não tenho muito a dizer pois como tenho estado fora de Portugal, o projecto tem estado parado.
As ideia no entanto continuam a crescer, apesar de longe e ausente...
Estando de regresso, embora breve e temporário, aproveitei para matar saudades e testar a nova suspensão Bilstein B8 + Eibach Pro Kit e o novo set de travagem RS4 que montei com o Fernaut na véspera de partir.
Estou um pouco desiludido com a suspensão pois retirou-me alguma qualidade na versatilidade do uso. Ando muito em Lisboa (na esburacada Lisboa) e a frente do carro ficou mesmo muito baixa e com pouco curso para amortecer as irregularidades, havendo por vezes situações mais complicadas...
Visualmente acho a um estrondo e em estrada em velocidades mais altas está fantástica.
As únicas alterações que levou foi um catalisador oco que em tempos tinha comprado ao Pc_Winboard.
Farto de andar a procurar sítios onde o trocar e sempre a levar negas com desculpas do género "só mexemos quando é com o nosso material", comprei um par de preguiças na Norauto e as duas juntas na Audi, levantei a carrinha na minha garagem e lá troquei sozinho o dito cujo.
O barulho ficou muito mais engraçado e não sei se por também ter lavado o filtro de ar, a resposta melhorou muito em baixas e também em altas.
Troquei também o kit de Xenon que tinha pois o que lá estava era um kit do "piolho" que não dava luz nenhuma, por um de 55w de melhor qualidade e a luminosidade melhorou substancialmente.
Quando sai de Portugal tinha também deixado o para choques de trás a pintar e aproveitei para pintar e arranjar a chicotada que tinha no capôt mas entretanto, nos últimos dias, um qualquer filho da mãe infeliz já lhe fez um risco que vem desde a frente até ao vidro...
Por ultimo coloquei-lhe na grelha o logo S4 que comprei ao BRUNOA4 do qual em breve coloco fotos.
E penso que é tudo!


Um encontro de "primos"











Agora, procuro as vossas opiniões:
A médio prazo (ainda mais lentamente do que estas alterações têm acontecido), quero rematar o exterior com um choques traseiro S4 e umas ponteiras mas tenho dúvidas de qual dos choques meter, se o S4 Pré-restyling ou o S4 Pós-restyling...
Sendo a minha Avant uma Pré-restyling e do S4 Restyling apenas ter os faróis de nevoeiro, penso que talvez um para choques traseiro S4 Pré-Restyling combinasse melhor com o conjunto...
Aguardo as vossas opiniões.
Proximamente gostava de ver se lhe descolava no ebay um conjunto de faróis xenon oem, com xenon oem, os lava faróis e respectiva instalação adjacente e o kit de auto niveladores oem.
Será tudo isto, principalmente o kit de auto niveladores aplicável a minha avant?
Para além disto a nível exterior/chassi, quero colocar-lhe uma barra inferior Eibach e talvez o conjunto de discos e bombas RS4 para a traseira, será que estes últimos necessitam de hardwork/hardware ou serão plug&play?
A nível interior, precisa das barras S4 cromadas para os pés, isto é, naquela zona em que se abre a porta, porque com as embaladeiras S4, ficou lá um espaço com mau aspecto da cola que as borrachas de origem deixaram e...
...como já houve aqui pelo forum uns quantos user's que desbravaram esse caminho, quiçá um RNS-E.
Assim aproveitava e com o climatizador do Re-styling com controlo do aquecimento dos bancos, punha o sistema de aquecimento dos mesmo a funcionar, visto eles estarem equipados com isso.
Mas antes disso, um cruise control.
O forro do tecto também precisa de ser recauchutado e talvez por isso tento trocar pelo forro do tecto do re-styling já com as ranhuras para a rede da bagageira e os plafoniers do re-styling.
E assim fica terminada e já conta com muita lavoura futura.
Aos poucos irei adquirindo e acumulando material para as vezes em que tiver em Portugal me entreter.
Quanto ao motor, que continua de origem e a respirar boa saude, apenas com a EGR fechada e com um cat sem miolo, também lhe penso mexer, mas esta é uma área onde não tenho tanto conhecimento e vou procurar ajuda de quem perceba para me acompanhar nos meus passos.
A ideia irá passar por um turbo ligeiramente maior, intercooler bem maior, radiador de óleo, radiador de gasóleo?, bicos de injectores maiores, injectores? e reprogramação ajustada a estas alterações.
Ainda me espera muita lavoura, mas aos poucos chega lá!
Aguardo os vossos coments.
 
Last edited:
Re: B5 Avant m81a - Cada vez mais S4 (de volta)

Ta mt bonita a tua maquina.
Esse rebaixamento ta mt fixe e a suspensão deve ter ficado do melhor, apesar do desconforto quando em piso irregular.
E esses travões do melhor mesmo...
 
Re: B5 Avant m81a - Cada vez mais S4 (de volta)

boas mano isso é jante 18?

olha passa no meu projeto eu pus á tempos o xoques traseiro s4 pré-restyling


ah tens uma bolha no pneu do pendura
 
Re: B5 Avant m81a - Cada vez mais S4 (de volta)

Obrigado pelo coment BLACK A4-EH os travões e a suspensão estão muito nices sim, o pior é quando os buracos me apanham distraído....
É jante 18 sim e já vi a batata mas não é muito grande, fazer o que?
Já tinha visto o teu choques e gostei muito do resultado, acho que até estou mais inclinado para esse modelo o do Pré-Restyling.
 
Re: B5 Avant m81a - Cada vez mais S4 (de volta)

A tua argolas está realmente muito bem conseguida... esses discos!!!! enchem o interior da jante que é uma maravilha!!!! :D

Em relação ao choques traseiro, ainda não pensaste numa solução com o spoiler inferior da restyling, como eu tenho na Allblack que comprei ao TDi? Fica muito bem...
 
Re: B5 Avant m81a - Cada vez mais S4 (de volta)

linda carrinha!

adoro as b5 avant(não tivesse eu uma xP)

bom projecto e continuação
 
Re: B5 Avant m81a - Cada vez mais S4 (de volta)

S4 Restyling como é obvio

ou pré com algum apetrexo á mistura :p

Esses travões metem-me um nojo moço :p
 
Re: B5 Avant m81a - Cada vez mais S4 (de volta)

Impec esta B5, para a traseira apostava no restyling tipo o do Neljoe .. ;)
 
Re: B5 Avant m81a - Back!!

Pois é, faz muito tempo que andei longe, por ter passado uns anos fora do país.
No entanto, fui sempre mirando o forum pois o bichinho sempre ficou.
Finalmente estou de volta e é hora de pegar neste projecto e na minha Avant que ficou um pouco abandonada.
Desde 2010 que fez muito poucos Km's e que praticamente nada teve de actualizações.
Espero agora não pagar a factura de a ter deixado sem o andamento merecido mas na verdade, já comecei em despesas.

Para começar, o termostato andava já meio manhoso pelo que o troquei por um novo, com direito a G12 para o circuito.

Depois, a bomba injectora começou com o afamado problema de verter.
Foi o momento certo de a encostar numa Bosch Car Service, para a removerem, calibrarem e colocarem o jogo de juntas.
Aproveitei, já que estavam com a mão na massa e mandei limpar os injectores.
Espero agora ter injecção para mais 240 mil Km.
O turbo já tinha sido revisto no final de 2010, também numa Bosch Car Service e estava em condições.
Com ele também espero não ter surpresas.
7z43.jpg

Cá está a dita babada de gasóleo!!


Entretanto lembrei-me de retirar do compartimento do motor material superfluo e para isso veio esta junta

ur2w.jpg

dlk1.jpg



Saltou fora a EGR por completo, visto que não estava lá a fazer nada e uma vez que já estava desligada electronicamente e com uma junta cega.
Levou uma segunda junta cega para tapar cada um dos bocais.
(pena que a EGR até era leve, por isso não emagreceu muito no que diz respeito a peso)

rh5h.jpg

48kk.jpg

m7fh.jpg

4fa8.jpg

ffbn.jpg

1y4u.jpg



Comprei também umas prendinhas no ebay uma vez que foi época de natal

vfax.jpg

7lou.jpg

y6bz.jpg


Lava farois OEM para o parachoques S4.


Já tinha comprado no passado, a um user aqui do forum, o deposito de água com a bomba para os esguichos do lava faróis, justamente com esta mod em vista.
Agora parece que finalmente vai para a frente.
No entanto, dei-me mal na compra, pois um dos esguichos veio defeituoso...
ama0.jpg

Alguém tem um a mais para dispensar/vender??
Vou ter de comprar mais um =/
Comprei também no ebay o chicote para a ligação das bombas com a respectiva relé mas esse ainda nem chegou... =/


Para já é tudo e deixo umas fotos da minha B5.

u7jh.jpg

kkfe.jpg

6hw7.jpg



O que se segue é a revisão dos 240mil km, na qual irei trocar alguns componentes que já se encontram à espera nestes caixotes

ct94.jpg

85z7.jpg



entre eles:
Polie do alternador (que me parece já estar a caminhar para as couves)
Regulador do alternador (já que lá vou mexer, fica já mudado - ainda à procura da peça que está esgotada na Bosch)
Tensor da correia do Alternador
Correia do Alternador
Correia do AC
Tensor da Correia do AC
Cardãs
Filtro do Habitáculo com carvão activado
Filtro de Oleo
E por capricho, vou colocar braços e escovas AeroTwin (encomendadas e pagas mas em falta na encomenda =/)

Vou também:
limpar/lavar o colector de admissão e colocar uma junta nova.
limpar/lavar o intercooler e verificar toda a tubagem.
Trocar borrachas da barra estabilizadora (só porque sim).
Lavar o radiador de óleo (só porque sim)
e mais meia dúzia de coisas...
A ver se coloco umas fotos também dessa revisão.

Se ela se mantiver fina, espero em breve finalmente reprograma-la, que até aos dias de hoje sempre se manteve stock.

Até Já!!!
 
Last edited:
Re: B5 Avant m81a - Cada vez mais S4 (de volta)

Boas nao conhecia este projecto e esta muito engracado parabéns, em relacao ao esguicho do lava farol, so precisas daquela peça que falta mesmo :D se arranjares um lava farol partido ou assim sacas as duas pecas de la e ficas sempre com uma suplente :D eu tinha uma a mais mas dei a quem tbm precisava
 
Re: B5 Avant m81a - Cada vez mais S4 (de volta)

Boas nao conhecia este projecto e esta muito engracado parabéns, em relacao ao esguicho do lava farol, so precisas daquela peça que falta mesmo :D se arranjares um lava farol partido ou assim sacas as duas pecas de la e ficas sempre com uma suplente :D eu tinha uma a mais mas dei a quem tbm precisava

Thanks pelo coment Bruno, o teu A4 também não vai nada mal!!!
Encontrar um lava faróis avariado... é isso e uma agulha no palheiro!!
A ver como resolvo isto.
 
Re: B5 Avant m81a - Limpeza ao circuito de refrigeração e mais umas peças

Ora bem,

Por causa de uma pequena fuga que surgiu na falange do circuito de refrigeração que liga ao motor, acabei por me meter nestes trabalhos.

weo4.jpg

Cá está a dita, deve ter uma fissura e começou a escapar-se por ali o liquido de refrigeração que estava com muito mau aspecto na sua cor.

Com algumas desconfianças de que era hora de lhe dar atenção, vazei o circuito de refrigeração.
O liquido saiu mesmo muito sujo, amarelado e havia grandes depósitos de barro e crosta amarela em alguns sítios.
Este verão tinha-lhe trocado o termostato mas na altura não limpei devidamente o circuito, apenas o troquei e coloquei G12 com uma concentração de +-30%.
Agora o termostato estava irreconhecível, parecia ainda mais velho do que aquele que tinha trocado este verão.
Deixo umas fotos para ilustrar:
6xok.jpg

f52bufj

1e6f.jpg

jk95.jpg

s4nx.jpg

g3bi.jpg

g62t.jpg

6vkp.jpg


Desta vez fiz uma lavagem mais cuidada ao circuito e coloquei garrafão de 5L de Redex G12 (concentração 40%) lá para dentro.
No final, deixei aquecer com a sofagem ligada no HI e ventilação no máximo.

Para surpresa minha, após esta lavagem a sofagem não deitava calor nenhum ou quase nenhum, deitava um pouquinho quando a ligava, mas se subisse ligeiramente a ventoinha começava logo a dar ar frio.
Dei umas voltas com ela e algo não me batia certo mas a ideia era voltar a vazar o circuito para libertar ainda mais sujidade.

Dado o mau aspecto da sujidade no interior do circuito de refrigeração ainda comecei a hiperventilar um pouco das ideias, pensando em eventuais juntas (cabeça ou colaça) queimadas ou o radiador de oleo rompido mas o oleo estava em condições e a tampa do óleo não acumula nada de estranho, estava e está normal!
O liquido de refrigeração naquele estado, também não estou certo de que o mau aspecto fosse devido a óleo...

Por fim, comprei o liquido de limpeza de radiadores da Bardahl que se vende nas Norauto para uma limpeza a sério ao sistema.

Voltei a vazar e desta vez o mais estranho foi que o termostato, na ponta que fica virada para a bomba de água, parecia ter borracha ou plástico derretido agarrado e estava mesmo em muito mau estado, cheio de bocados pretos de algo que parecia plástico ou borracha desfeita.
Infelizmente já não tenho fotos disso para ilustrar.
Voltei a lavar bem, metendo a mangueira com jacto de água em cada bocal do radiador da sofagem, nos tubos que vão dar ao radiador da sofagem (para lavar o motor), para o radiador, para o motor, enfim por todos os sítios disponíveis do circuito.

Retirei o termostato para limpar com benzina e testar numa panela de agua a ferver.
Fechei o sistema sem o termostato (não fosse ele não estar a abrir), coloquei o liquido da Bardahl apenas com água destilada, deixei aquecer prendendo a ventoinha do radiador e dei uma volta com ela.

O termostato na panela a ferver estava a funcionar Ok.
Lavei todo o circuito direito de novo para eliminar os restos do produto da Bardahl, coloquei o termostato e coloquei novamente mistura de G12 agora a 50%.

Ja lá vai uma semana e o liquido de refrigeração mantem-se rosinha e limpo como deve ser :)
Logo coloco fotos para ilustrar.
A fuga na falange continua pois devo lá ter uma fissura mas muito em breve vou fazer a revisão dos 240k km e já tenho uma nova comprada para lhe aplicar.

Nessa revisão, como vou ter de lhe retirar a frente para poder trocar correias de alternador e do Ac entre outras coisas, vou ter de lhe vazar de novo o circuito (também para mudar a tal falange), por isso levará a lavagem final, embora agora aparentemente já não precise.


Entretanto, para a revisão dos 240k, continuo a acumular material.
Está quase quase todo, para aquilo que pretendo fazer mas ainda estou á espera de algum material que está para chegar.
Entretanto já conto com este:

w9a8.jpg

Óleo do bom que ela quer-se bem lubrificada :)

e8lj.jpg

p66h.jpg

Vaso de expansão novo OEM e tampa nova OEM, que o velho ainda ficou com sujidade encardida e com as lavagens e sujidade, o sensor ficou com humores de as vezes não funcionar.

6hts.jpg

rshv.jpg

brzd.jpg

Termostato OEM e respectiva junta.

xtc0.jpg

bpbo.jpg

6bai.jpg

Falange nova OEM para substituir a fissurada.

0qpp.jpg

Sensor de temperatura OEM e respectiva Junta.

9ka6.jpg

m8dp.jpg

Bomba de água.

z3wu.jpg

Uma garrafa G12 e outra de G12+ (só devo usar uma delas)

ns9j.jpg

1rzs.jpg

Correia do AC e respectivo tensor

iidx.jpg

2se2.jpg

3yq1.jpg

0u9j.jpg

mx8o.jpg

Correia do alternador, polia do alternador e respectiva ferramenta para extrair e aplicar a polia.

wwaa.jpg

Tensor da correia do alternador - Ainda para descobrir como o vou retirar por causa da embraiagem viscosa da ventoinha do radiador...

dh1p.jpg

75jw.jpg

Juntas novas para tirar e lavar o colector de admissão.

svan.jpg

Filtro de óleo - um clássico das revisões!!

87ad.jpg

Borrachas para a barra estabilizadora.

31vw.jpg

h4dw.jpg

Esta já entra no calibre da mod!
Lava faróis e depósito com as duas bombas para os mesmos, que vou também aplicar ao para-choques S4.
Na imagem falta um, que vinha com defeito e devolvi...
Por esquecimento não retirei o suporte de encaixe superior....
Espero que volte, se não ainda fico com a mod pendurada por causa disso.

Estas fotos já aguardam uma operação futura:
3kj4.jpg

xk2i.jpg

4m5n.jpg


Está a faltar-me muito pouco para arregaçar as mangas e por mãos à obra.
(já vou ter um belo trabalhinho)
Neste momento ainda espero encontrar o regulador do alternador Bosch que parece que anda esgotado...
Estou também à espera de receber as escovas e braços AeroTwin Bosch, o jogo de fios e ficha para ligar a bomba dos lava faróis e o lava farol que falta, que inicialmente vinha defeituoso.
Falta-me também encontrar a relé original dos lava faróis que na Audi tem um preço ridiculamente caro.

E para já é tudo!
A ver se coloco depois mais fotos do material que está para chegar e de toda a operação em si.
 
Back
Top