[b]POLIMENTO DAS OPTICAS - COMO EU FIZ - facil e barato - COM FOTOS[/b]

Boas Pessoal
Tenho uma Audi A6 de 1999. Estive quase a trocar de opticas porque estavam muito queimadas e manchadas (estavam rugosas ao toque)
Tentei informar-me aqui no forum, como nao consegui arranjar a marca do material que me indicaram, penso que era para profissional, fui a uma casa auto (Station Marche) e comprei o material para fazer o polimento.

O MEU METODO:

1º Isolar bem com fita isoladora larga, para proteger a pintura e para-choques - essencial para um bom trabalho
2º Lixar bem as opticas com lixa de água nº1000 (usar agua na lixa)
. Isto é que remove bem o desgaste e queimado do acrilico, é obrigatório quando o acrilico está rugoso ao toque
. As opticas ficam completamente baças – não tenham medo, elas vao ficar outra vez brilhantes
3º Polir com Massa Média – espalhar a massa média e deixar actuar/secar, seguinda polir manualmente ou com máquina (eu fiz manualmente)
4º Polir com Massa Fina – espalhar a massa fina e deixar actuar/secar, seguida polir manualmente ou com máquina

Se não estiver ainda a gosto, as opticas ficarem tipo “malhadas”, partes boas e partes baças – repetir tudo novamente – Quando lixou com a lixa 1000 foi com medo, tem que lixar melhor, (aconteceu-me isto a mim)

Se não tiverem ainda suficientemente brilhantes ou se notar que uma está mais brilhante que outra, pode repetir o ponto 3 e 4, ou só o ponto 4.

5º Usar um Polish de acabamento (é um pouco mais liquido que a massa fina, e menos abrasivo) – deixar secar e polir

6º aplicar uma cera (igual as que se aplicam na pintura)

7º Remover a fita isoladora e apreciar o resultado final - sem duvida muito melhor - vao ver que vale a pena


Material:
Fita isoladora Larga – 2€
Luvas em Latex – não suje as mãos com materiais agressivos – Compre uma embalagem de 100 unidades – custam 5-6 euros
Lixa 1000 – (usei 2) cada uma custa 0,50€
Água – para molhar a lixa
Massa de polir média lata pequena – 3,75 €
Massa de polir fina lata pequena – 3,75 €
Polish da ELF – 5,50 €
Cera Redex 250 ml– 4,5€

Mao de obra – como fiz tudo manualmente demorei cerca de 3 – 4h, incluindo tempo de secagem, se tiver maquina de polir – penso que demora bem nos e não se cansa nada, o que custa é polir, a aplicação dos produtos é simples e directa.

Todo este material compra num hiper ou numa casa auto, e ainda sobra quase todo.
O ideal será depois a manutenção só com massas de polir/cera.

Com isto fica com as opticas originais com um custo inferior a 15 euros elas ficam “quase novas”, porque o desgaste interno não se consegue remover.

fotos em anexo:
APÓS LIXA DE ÁGUA
farois1xl2.jpg


farois2xv9.jpg


MASSA DE POLIR
farois3an8.jpg


RESULTADO FINAL
farois4jo9.jpg
 
Last edited:
Re: POLIMENTO DAS OPTICAS - COMO EU FIZ - facil e barato

Muito bom :p :p :p,
Ai está uma das coisas que eu andava à procura e também não conseguia encontrar.

Assim, já vou pôr as minhas a brilhar 8) 8).

Cumprimentos
Orlando
 
Re: POLIMENTO DAS OPTICAS - COMO EU FIZ - facil e barato

este topico devia estar nos diy ;)
 
Re: POLIMENTO DAS OPTICAS - COMO EU FIZ - facil e barato

Excelente tópico e actual... ;)

Coloca fotos do resultado final.
 
Re: POLIMENTO DAS OPTICAS - COMO EU FIZ - facil e barato

a lixa n f*d* as opticas das A4 restyling?
 
Re: POLIMENTO DAS OPTICAS - COMO EU FIZ - facil e barato

Excelente tópico vou fazer o mesmo ao meu Corsa do trabalho que tá uma lástima!
 
Re: POLIMENTO DAS OPTICAS - COMO EU FIZ - facil e barato

dype disse:
a lixa n f*d* as opticas das A4 restyling?

nao, no detalhe até se usa lixas na pintura :D elas servem pra tirar os maiores defeitos, é preciso é cuidado ;)
 
Re: POLIMENTO DAS OPTICAS - COMO EU FIZ - facil e barato

dype disse:
a lixa n f*d* as opticas das A4 restyling?

é obvio que nao se tá a falar de qualquer lixa, sao lixas extremamente finas, e nao estragam, claro que tambem nao é usar á "tolo", é preciso saber o que se está a fazer!
 
Re: POLIMENTO DAS OPTICAS - COMO EU FIZ - facil e barato

Bota mazé ai as fotos porque Diy sem fotos é o mesmo que pirafo sem mulher. :D
 
Re: POLIMENTO DAS OPTICAS - COMO EU FIZ - facil e barato

isto da para farois restyling do a3?é que os meus quase não iluminam a estrada lol

abraço, e já agora fotos se possivel.
 
Re: POLIMENTO DAS OPTICAS - COMO EU FIZ - facil e barato

MOycanooo disse:
isto da para farois restyling do a3?é que os meus quase não iluminam a estrada lol

abraço, e já agora fotos se possivel.

e uma apresentação ... zita ... não temos direito?
 
Re: POLIMENTO DAS OPTICAS - COMO EU FIZ - facil e barato

E essas fotos?a e ja agora as massas de polir não actuam,têm de ser trabalhadas.... :D
 
Re: POLIMENTO DAS OPTICAS - COMO EU FIZ - facil e barato

Pois sem fotos... :roll:

E mais, à mão duvido muito dos resultados, se à máquina já é complicado, à mão...
 
Back
Top