Ha aqui uma pequena confusao.. Vamos com calma..
Geometria variavel é uma coisa, waste gate é outra..
Existem os turbos normais e os turbos de geometria variavel..
Geometria fixa "nao existe".. Ou seja sao os turbos normais mas o termo geometria fixa surgiu para distinguir os dois tipos.
Um turbo normal tem uma turbina para os gases de escape e uma turbina para o ar frio, da atmosfera. Nestes a turbina dos gases de escape tem umas alhetas fixas.
Nos turbos de geometria variavel essas alhetas, movem-se independentemente do eixo.. Abrem e fecham conforme o fluxo de gases.. Serve para que a pressao seja mais progressiva. Estas alhetas como sao moveis e frageis, com a sujidade dos gases de escape, tendem a ficar presas, (algumas partem mesmo ou soltam-se) e isto altera o comportamento do turbo. A isto chama-se a geometria presa.
Waste gate é comum a todos os turbos.
É uma comporta para os gases de escape. Quando a pressao dos gases atinge um certo limite, esta comporta abre, para que os gases em excesso possam sair pelo escape.
Esta comporta é acionada no teu caso, por vacuo. Quando esta comporta fica presa tambem devido a sujidade, perdes a pressao gerada pelos gases de escape.
Acontece muito a carros que ficam parados muito tempo, a waste gate fica colada, perra, e as vezes basta meter um pouco de wd40 e um pouco de persuasão e ela descola. Noutros casos aquilo ta tao cheio de porcaria que fica mesmo presa e ai so mesmo descarbonizando o turbo todo.
No caso em concreto pode ser isto ou pode simplesmente nao teres vacuo vindo dos tubos.
Desligas o tubo que sai da waste gate, simulas tu o vacuo e ves se ela mexe. Nao é preciso muito vacuo, ela tem de mexer.