Audi A5 Coupé 2.0 TDI S-Line

Após 6.500 kms uma pequena actualização.

Amortecedores Koni FSD montados, ( só agora porque os dias só tem 24h), e sinceramente não notei grande diferença para os Sachs a gás que a suspensão S-line trazia. A suspensão não está tão seca, nota-se uma ligeira melhoria, mas os 800 euros gastos não sei se foram bem empregues.

A velocidades mais elevadas, a única diferença que notei, do Porto a casa que são cerca de 125 kms, é que estes amortecedores absorvem melhor algumas irregularidades do piso, como por exemplo, as juntas de dilatação das pontes. De resto a nível de conforto não se justifica o investimento.

A razão da mudança era sobretudo, em mau piso, ou em piso da paralelo, (aonde ando quase todos os dias), a estrutura do carro não sofrer tanto, devido á dureza da S-Line, mas aí julgo, que nada ganhei.

Os espaçadores para as jantes já vieram e já foram. Não percebo este pessoal que vende este tipo de material…..a caixa referia que eram para o Mercedes furação 112, que por ser a mesma do A5 já tinham que dar………enfim. Agora estou a ver que nem espaçadores nem dinheiro. :|

Ao montar os novos amortecedores, verifiquei que os pneus da frente, dificilmente vão chegar aos 10.000 kms , o que acho muito pouco, tem em conta que os primeiros 2.000 kms andei a pastar. É certo que no A4, os da frente vão á vida em 12.000 kms, estes sendo maiores deviam durar um pouquito mais.

Quanto a consumos, em vias rápidas e AE, sempre acima dos 9L/100, e no último deposito, a média no CB foi de 7,7 e a real foi de 8,17, diferença de cerca 0,5 litro.

Para finalizar, o chaço precisa mesmo de mais uns 30 cavalitos, mas como para isso tenho que violar os parafusos da centralina, ainda não arrisquei.

Ninguém tem por aí uma chavezita??? :D

Ou mesmo um parafuso igual, que com ele já mandava fazer uma chave.

Ou o diâmetro dos parafusos e a número de estrias, já era suficiente.
 
Last edited:
Os amortecedores sao mesmo assim porque com certeza montas-te os da versao s-line, pois se nao estou em erro existem para modelo s-line e non s-line, logo os s-line seriam sempre duros, pese embora tenhas sempre a vantagem dos FSD

quanto aos espaçadores e burrice de quem tos vendeu, uma vez que o A5 nao tem furaçao 5x112

quanto aos pneus tens o mesmo problema que eu na a6, duram muito pouco, provavelmente por serem pneus com caracteristicas desportivas tem mais importancia o agarrar do que a durabilidade
 
Boas...

Bem ao ler os ultimos posts decidi comentar...

Realmente já me tinha ocorrido a ideia de trocar os amortecedores (pôr uns koni, como tinha no outro pópó), na autoestrada (que faço todos os dias) assusta em algumas juntas de dilatação, ja aconteceu de quem ia ao meu lado se assustar com o barulho ao passar lá, (nota.se mais a uma velocidade maior, mas é horrível), nesse aspecto o meu antigo carro era bem melhor...

Quanto aos pneus... Não sei o que voces fazem, tem a pressão correcta? pneus alinhados? Pode ser que eu esteja a ter muita sorte, porque ja me tinham precavido que a a5 quattro gastava mto pneu, mas os meus tem 22.500km e estão para as curvas, cerca de meio piso... são sport contact 3 255x35x19, pelos vistos sou um sortudo.... :) Não sou nenhum piloto, mas não considero que ande sempre a 120 :D e onde abuso mais e nas curvas, principalmente nos nós as saídas e entradas das autoestradas que dá sempre para passar uns carritos :p por isso, em meu entender algo deve estar mal com os vossos carros...

No que aos espaçadores diz respeito tiveste a mesma sorte que eu :Da furação é realmente 5x112 mas o apoio no centro é diferente pelos menos foi o que aconteceu com os meus (eibach) mas depois corrigiram e não houve stress...

De resto, satisfeitíssimo com o carro as médias do combustível são as normais para um motor 3.0 em auto estrada consigo fazer 8 - 8.5 urbano 9.5-10.5 (caixa automatica)...

Cumprimentos
Ate já ;)
:audipt:
 
Boas...

Bem ao ler os ultimos posts decidi comentar...Realmente já me tinha ocorrido a ideia de trocar os amortecedores (pôr uns koni, como tinha no outro pópó), na autoestrada (que faço todos os dias) assusta em algumas juntas de dilatação, ja aconteceu de quem ia ao meu lado se assustar com o barulho ao passar lá, (nota.se mais a uma velocidade maior, mas é horrível), nesse aspecto o meu antigo carro era bem melhor...

Quanto aos pneus... Não sei o que voces fazem, tem a pressão correcta? pneus alinhados? Pode ser que eu esteja a ter muita sorte, porque ja me tinham precavido que a a5 quattro gastava mto pneu, mas os meus tem 22.500km e estão para as curvas, cerca de meio piso... são sport contact 3 255x35x19, pelos vistos sou um sortudo.... :) Não sou nenhum piloto, mas não considero que ande sempre a 120 :D e onde abuso mais e nas curvas, principalmente nos nós as saídas e entradas das autoestradas que dá sempre para passar uns carritos :p por isso, em meu entender algo deve estar mal com os vossos carros...

No que aos espaçadores diz respeito tiveste a mesma sorte que eu :Da furação é realmente 5x112 mas o apoio no centro é diferente pelos menos foi o que aconteceu com os meus (eibach) mas depois corrigiram e não houve stress...

De resto, satisfeitíssimo com o carro as médias do combustível são as normais para um motor 3.0 em auto estrada consigo fazer 8 - 8.5 urbano 9.5-10.5 (caixa automatica)...

Cumprimentos
Ate já ;)
:audipt:

E fizeste muito bem, comentários são sempre bem vindos…..

Quanto aos pneus os meus com quase 7.000 kms, já não suportam muita água na estrada, 2/3 já foram. São os Dunlop Sportmaxx GT 245/45/18.

No A4 gastei vários jogos e até gostava bastante deles, mas nunca me fizeram mais de 12.000 kms á frente, estes não vão lá chegar. O meu tipo de condução é algo agressivo, e também a curvar. Aproveito sempre as potencialidades do carro, e como aqui na zona é curva e contracurva, e estradas tipo lixa (pelo menos uma...muita lixa) não há pneus que aguentem.

Quanto aos espaçadores, foi precisamente isso que me aconteceu. A furação dava, mas o centro não tinha o encaixe suficiente grande, e não encostavam á parte central do disco.

Quanto aos Koni FSD, o carro não fica tão seco. Essas juntas das pontes são mais pacíficas, e é nessas situações que eles se comportam melhor. Em piso irregular a baixas velocidades, existe pouca diferença. Ou seja, quanto maior for a força de impacto na roda e consequentemente no amortecedor, maior é o efeito de absorção, e nota-se alguma diferença… estou a começar a gostar. Mas se fosse agora talvez tivesse optado pelos da suspenção normal, e metia as molas da suspenção desportiva.

Ainda dos pneus….pressão não tenho realmente medido, sou um bocado descuidado nesse ponto. A direcção foi agora alinhada e não estava lá muito bem, mas também pode ser fruto da mudança de amortecedores. No entanto, a frente ficou com menos deriva do que a que tinha antes, sinal de que podia haver algum desalinhamento….não sei.

Que é isso de derida da frente? ....perguntas tu! ....pois..pois.......o teu é quatro:D
 
Os amortecedores sao mesmo assim porque com certeza montas-te os da versao s-line, pois se nao estou em erro existem para modelo s-line e non s-line, logo os s-line seriam sempre duros, pese embora tenhas sempre a vantagem dos FSD

quanto aos espaçadores e burrice de quem tos vendeu, uma vez que o A5 nao tem furaçao 5x112

quanto aos pneus tens o mesmo problema que eu na a6, duram muito pouco, provavelmente por serem pneus com caracteristicas desportivas tem mais importancia o agarrar do que a durabilidade


Correcto e incorrecto:D:D

Os FSD são para a suspenção S-line, e portanto estão mais proximos da dinamica de origem.

A furação do A5 julgo que é mesmo 5x112.....pelo menos 112, lembro-me bem que vinha na caixa.
 
Boas...

Então posso mesmo considerar-me um sortudo no que aos pneus diz respeito:D

Porque nao experimentas o SContact 3?

Abraço
 
Boas...

Então posso mesmo considerar-me um sortudo no que aos pneus diz respeito:D

Porque nao experimentas o SContact 3?

Abraço

Sabado já vou trocar da frente para a traseira, para depois meter os quatro.

Os Scontact 3 são uma hipotese, a par dos Michelin Pilot Sport ou Sport 3, que são mais macios em termos de telas, beneficiando o conforto.

Também já me falaram bem dos Pirelli Cinturauto P7, pelo menos no baixo ruido de rolamento........ mas há muitos anos que não gasto desta marca, com a excepção da minha XX, que tem actualmente um par deles, e agarram muito bem. Mas as borrachas para as motos nada tem haver com as dos carros.

Embora desconfie da perfomance dos pneus Green. Mas também depende do que houver na altura, e das promoções.

Abraço.
 
Os continental e o que tenho usado mais, mas sofrem do mesmo problema, os que estao aguentar sao os dunlop, mas estao na traseira :|
 
Os continental e o que tenho usado mais, mas sofrem do mesmo problema, os que estao aguentar sao os dunlop, mas estao na traseira :|

Mas na traseira como todos nós sabemos, o consumo é diminuto, a menos que o teu seja quatro, e aí ja altera um pouco. Os meus na trazeira ainda se nota um pouco a tinta azul duma das ranhuras centrais.
 
Back
Top