Audi A3 2.0TDI Sportback 2009 CBAB

Boas,
Estou à procura de uma peça para o meu Audi mas está difícil de encontrar o part number (quase apagada na minha peça)
O manual de serviço descreve a peça como " Fuel return line" mas desconheço o nome em Português (mangueira de retorno de combustível???). Foto em anexo (identificado como #3).
49749796803_14ef8b31d7_m.jpg


Esta peça já traz incluída a "pressure retention valve" (válvula pressóstato???)?
É a parte identificada a vermelho?

Abraços,
Luis
 
Essa válvula é vendida em conjunto com o tubo todo , incluindo engates que vão no injector
Custa a volta de 40/50€ nos sites de peças

03L130235K
Aqui diz 80€ sem IVA, conta com 100€ na Audi penso eu, estes valores não fogem muito, mas não invalida que venhas pedir o preço ao balcão

Existem 2

https://www.oscaro.pt/pt/tubo-de-re...vc_8AQ4xUpoZQ2UUR83wxHZgq-QBxwbKj3RoiUwIRjWPg

https://www.oscaro.pt/pt/tubo-de-re...vc_8AQ4xUpoZQ2UUR83wxHZgq-QBxwbKj3RoiUwIRjWPg

Nestes casos ambos estão indisponíveis, mas é questão de ver qual é o que se adapta ao teu, o meu A3 é motor CBAB e parece me ser o 1° (Pesquisa na net com a referencia, que o site não mostra imagens ) .
 

Anexos

  • Capture.PNG
    Capture.PNG
    619 KB · Visualizações: 8
Last edited:
BlueA4, excelente! :palmas::palmas::palmas::palmas:
Por curiosidade, qual é a diferença entre o 03L130235K e o 03L130235S da foto?
Se me livrar desta sem pagar mais nada do que a peça em questão, ofereço-te uma garrafa! Podes escolher o veneno à vontade.;)

Abraço
 
BlueA4, excelente! :palmas::palmas::palmas::palmas:
Por curiosidade, qual é a diferença entre o 03L130235K e o 03L130235S da foto?
Se me livrar desta sem pagar mais nada do que a peça em questão, ofereço-te uma garrafa! Podes escolher o veneno à vontade.;)

Abraço
Penso que seja a tal válvula que seja diferente, se pesquisares com as 2 referencias no google imagens vês logo, no meu caso (também é um CBAB) tenho o 03L130235S

Ora essa! O forum está cá mesmo para isso ;)
Mas aproveitando , dado que tens o mesmo motor que o meu A3, e se não te importares claro, responde me só a estas perguntas:
-Quanto mil kms tem o motor?
-Fizestes a actualização dos gases NOX? Se sim notastes alguma diferença ou tivestes alguma dor de cabeça?
-Que tipo de percurso costumas fazer com o carro? (AE, misto ou urbano ?)
 
Pelo que percebi, a referência K aplica-se para motores CBAB de 07-2008 a 04-2009 enquanto a referência S aplica-se para motores CBAB a partir de 05-2009 a...
O meu carro deverá ser a S.
O problema é que no meu carro falta a válvula porque tem apenas um tubo!
Veio agora do mecânico a não funcionar correctamente e pus-me a ver qual era o problema.

O motor tem 252.000kms.
É um carro em 2a mão adquirido à Audi na Alemanha com 41.000kms em 2013.
Fui obrigado a fazer a actualização pelo Fisco (não resido em Portugal) mas não tive qualquer problema desde então (pelo menos que eu me tenha apercebido).
Em termos de percurso, já fiz um pouco de tudo. Houve alturas em que fazia 900kms num fim de semana em autoestrada sempre a bulir (>150km/h), houve alturas em que fazia 180kms por dia 2x por semana em consumo misto, houve alturas que fazia 150kms por dia durante a semana de trabalho em AE (= 130km/h) e neste ultimo ano é basicamente percurso urbano (se calhar a causa destes últimos problemas que tenho tido...).
 
Qual foi o problema ja agora?
Estranho essa válvula não estar la!
A minha é a que acaba em S, que é a mais pequena

O meu conta com 200 mil, é de outubro 2009, tambem veio da alemanha em 2015, e sem ser a embraiagem que teve de ser mudada porque rebentou a bomba que acciona o prato dentro da caixa, o turbo com alguma folga, e uma limpeza ao FAP (Ja que estava fora), o diabo seja surdo, tem se portado bem.
A questão é porque o meu simplesmente ainda não fez essa actualização, e queria ter relatos sobre o comportamento depois da actualização, neste motor em especifico.
Por acaso de vez enquanto não ouves as tuches a bater quando o motor está frio? no meu acontece de forma aleatória ou se ficar numa cena posição, pelo o que ja vi é algo cronico nestes motores
A ver vamos! Obrigado pelo esclarecimento!
 
Em Fevereiro (durante umas férias com temperaturas negativas), a luz do motor acendeu mas passado 10 min voltou a desligar. Pensei que fosse uma anomalia electrónica devido à temperatura. A coisa repetiu-se agora no fim de Março pelo que levei o carro ao mecânico a quem costumo entregar o carro regularmente. Nunca tive problemas com o tipo e geralmente poupa-me um pipa de massa quando comparado com o concessionário da Audi. As opções no país onde resido são poucas, caras e geralmente de qualidade questionável. Um bom mecânico português fazia uma pipa de massa aqui!
Tenho de ser honesto, nunca me interessei muito pela mecânica automóvel por isso sempre deixei profissionais fazer o trabalho. :(
O tipo substituiu o modulo EGR mas depois não conseguiu pôr o carro a funcionar correctamente. Quando acelero, o carro engasga perto das 3000rpm. Este mecânico entregou o carro a um electricista para saber qual o problema e este novo tipo também não conseguiu resolvê-lo.
Resumindo e concluindo, entreguei o carro ao mecânico com 1 problema e veio com 2 passado várias semanas. Sim porque a luz do motor acendeu assim que eu enchi o depósito no regresso a casa! :mad:
O electricista disse-me que encontrou bastante sujidade ao mexer nalgumas peças e que o mecânico inicial montou a peça erradamente possivelmente causando que alguma dessa sujidade tenha entrado no sistema.
Fiz uma purga diesel em casa com Liqui Moly (não encontrei muita sujidade!), substitui o filtro diesel (tinha alguma sujidade mas nada do outro mundo!) e apaguei o erro do carro mas assim que o iniciei o motor, o gasóleo começou a jorrar da tal peça para qual pedi a referência.
De acordo com um mecânico de confiança em Portugal, a solução deverá passar por substituir a tal "fuel return line". O meu espanto foi grande quando comecei a procurar mais informação sobre o assunto e descobri que essa peça tem incorporada a tal válvula, coisa que não existe no meu carro actualmente apesar de lá estar um suporte para a válvula!!! Não sei se é de agora ou já está assim à algum tempo mas penso que é fundamental para o bom funcionamento dos injectores dado que mantém a linha com uma pressão de 10bar.

Ando "piurso" porque quando isto tudo começou meti na cabeça que ia vender o carro e agora parece-me que o valor é basicamente zero! Se não conseguir resolver isto, tenho de levar o carro à Audi onde certamente me vão esfolar vivo para o reparar ou oferecer um valor residual em troca de um novo Audi (que eu realmente não quero comprar!). Com esta cena do corona, é realmente uma má altura para despesas adicionais... :confused:

Como já disse, nunca tive problemas de maior com o carro, Basicamente problemas "wear and tear".
O meu carro vai obrigatoriamente à inspecção a cada 2 anos sendo a ultima no inico de Fevereiro deste ano.
Não sei como descrever mas por vezes sinto um ligeiro baquear do motor quando em ponto morto...

Já encomendei a peça. Vamos ver como isto corre! :(
 
Um belo filme!!
Isso é tudo muito estranho, e se calhar era uma coisa muito fácil de resolver !
Sem ter um relatório dos erros é impossível saber o que é ao certo, neste momento o unico conselho que te posso dar é não andes com o carro se possível, isto porque se tens avarias registadas ele não te vai deixar o FAP fazer a regeneração, e vai entupir e acabar por trazer mais problemas.
Não conheces outro mecânico de jeito?
Ja agora que país é que vives? se não for indiscrição ;)
 
É um filme de horror...
Acredito que seja simples mas sem ter um gajo em quem confiar é complicado. Vivo na Dinamarca.
Desde que o carro veio, basicamente não andei com ele.
Esta peça é a minha ultima esperança!

Entretanto comprei um leitor de códigos e corri um diagnóstico.
49752246348_56948fef9d_m.jpg
49752246338_de935260d9_m.jpg
49753114172_bc52c9b895_m.jpg
49752782891_ce8d592d69_m.jpg


Se te ocorrer alguma ideia, força!
 
http://wiki.ross-tech.com/wiki/index.php/18447/P2015/008213

Com esse código de erro...algo se passa com motor que gere a abertura das borboletas de admissão com avaria
Neste video podes ver um caso igual/parecido, embora o erro não seja 100% o mesmo, a avaria vem do mesmo sitio
é um problema conhecido nos 2.0TDI .


Na Audi Só vendem o motor junto com o colector, um preço bastante puxado.
Mas pelos vistos o motor na concorrência vende se a parte

Pois ai na Dinamarca deve de ser como aqui na Suiça...levam couro e cabelo e nem sempre trabalham bem.
 
É limpar essa porcaria bem limpa, mudar a junta e ta a andar de mota.
A limpeza não resolve (Até pode resolver, mas ai o colector tem de estar cheio de lixo mesmo, para bloquear os flaps)
Existe muita informação sobre isso para os 3.0TDI sobre os swirls flaps, neste caso o problema é basicamente o mesmo, acontece devido ao desgaste da peça mesmo.
Fora quando o motor queima mesmo
 
A limpeza não resolve.
Existe muita informação sobre isso para os 3.0TDI sobre os swirls flaps, neste caso o problema é basicamente o mesmo, acontece devido ao desgaste da peça mesmo.
Fora quando o motor queima mesmo

Pelos erros que ele tem ai, o motor da borboleta ainda nao avariou, acho que ele vai a tempo de fazer uma limpeza e salvar o conjunto colector e borboleta.
 
Back
Top