Audi a3 1.9 tdi bls de 2009

O motor é o BLS, na altura em que tive de comprar a cambota, tive de comprar a para o motor BLS que é raríssima enquanto que a do BXE é bastante comum, para além disso, sendo o meu a versão 8P Facelift, já tem um motor com "modificações" face ao da versão 8P!
Em relação ao filtro de partículas, o meu carro não o possui de origem, mas posso verificar se apresenta algum valor no livrete!
 
Ok. Pelo que tinha aferido, o BLS é um BXE sem DPF. Obrigado pela correção, parece que não é tao linear a info.

Ora essa!!
O BLS é mais recente do que o BXE, o meu possui o motor BLS.
Com tudo, apesar de ser mais recente, pelos vistos nem todos têm filtro de partículas!
 
Boas colega,
Penso que deveria de trocar as capas das bielas para descargo de consciência e prevenir algum problema futuro!
 
Boas colega,
Penso que deveria de trocar as capas das bielas para descargo de consciência e prevenir algum problema futuro!

Obrigado pela resposta, é que realmente fiquei na duvida, porque tinha ideia que só os com FAP é que deram chatice, seja, o oleo mistura-se com o gasóleo e vai perdendo características, até que acaba por desgastar precocemente as cames e as capas de vielas, e isto agrava-se com a baixa qualidade dos materiais das capas e serviços longlife. porque efectivamente os relatos que tenho visto são todos carros após 2007 inclusive e os poucos que se encontra de 2006 a dar chatice têm FAP. pois relativamente aos anteriores de meados de 2006 não se encontra grande informação. alguém confirma isto, ou, alguém tem ou conhece um carro antes de 2007 sem FAP que tenha dado chatice, seja ele BXE ou BLS? Obrigado
 
Last edited:
Colega,
Ter FAP ou não ter não afecta em nada pois a FAP só faz a mistura de combustível com o óleo do motor quando as regenerações são interrompidas inúmeras vezes levando a que a mesma entupa e faça essa mistura de fluídos!
 
Colega,
Ter FAP ou não ter não afecta em nada pois a FAP só faz a mistura de combustível com o óleo do motor quando as regenerações são interrompidas inúmeras vezes levando a que a mesma entupa e faça essa mistura de fluídos!

Entendo obrigado pela resposta
Irei seguir o conselho e proceder há troca na proxima muda de óleo,
Alguém sabe a marca e modelo das ideais para lá?
Já agora gostava mesmo de saber se existe algum caso de sem fap
 
Misturar oleo... Essa é novaa para mim.
Explica la isso melhor.

Caso a regeneração da FAP seja interrompida várias vezes, o combustível que é usado para a regeneração acaba por se misturar com o óleo do motor destruindo o bloco. É um assunto um pouco comum no fórum da BMW. Corrija-me se estiver errado!

- - - - - - - - - -

Entendo obrigado pela resposta
Irei seguir o conselho e proceder há troca na proxima muda de óleo,
Alguém sabe a marca e modelo das ideais para lá?
Já agora gostava mesmo de saber se existe algum caso de sem fap

Colega,
Penso que o melhor será mesmo comprar na própria marca mas pelo sim pelo não pergunte na altura da compra se o problema já está resolvido nas novas!
 
Contrario, acontece muito mais nos primeiros BLS que nos modelos mais "recentes". (Posso estar enganado, mas é a ideia que tenho)
As capas das bielas não são muito caras, eu dei 100/110 euros pelas capas todas (sao 8) na marca por isso (Ja vendi o carro, mas ainda ali as tenho)
O gasoleo misturado com o Oleo, acontece (Isto pelo o que ja me explicaram, não sei se é mesmo assim) porque durante a regeneração é injetado gasóleo após a combustão, isto para aumentar a temperatura dos gazes de escape, quando interrompes a regeneração, parte desse gasóleo fica na câmara de combustão e acaba por escorrer pelos segmentos/cilindros até chegar ao carter onde se mistura com o oleo, dai algumas vezes o nível do óleo subir
 
Contrario, acontece muito mais nos primeiros BLS que nos modelos mais "recentes". (Posso estar enganado, mas é a ideia que tenho)
As capas das bielas não são muito caras, eu dei 100/110 euros pelas capas todas (sao 8) na marca por isso (Ja vendi o carro, mas ainda ali as tenho)
O gasoleo misturado com o Oleo, acontece (Isto pelo o que ja me explicaram, não sei se é mesmo assim) porque durante a regeneração é injetado gasóleo após a combustão, isto para aumentar a temperatura dos gazes de escape, quando interrompes a regeneração, parte desse gasóleo fica na câmara de combustão e acaba por escorrer pelos segmentos/cilindros até chegar ao carter onde se mistura com o oleo, dai algumas vezes o nível do óleo subir

a questão é que são raros os BLS sem FAP, inclusive o BLS é um motor contruido a pensar em levar FAP, a propria localização do turbo e outros componentes justifica isso. Apenas houve no inicio antes de ser obrigatorio carros com a opção sem/com FAP.

Isso da regeneração entendo perfeitamente.... aliás é mesmo por entender tão bem é que sempre associei há perca de características do óleo devido há mistura o problema existente dos 105cv nas cames e nas capas de viela. Apenas em todos os fóruns que li sobre este assunto nunca encontrei um único caso de motores sem FAP de origem com este problema, mas posso ter procurado mal e daí a estar a tirar duvidas. De qualquer das formas penso já estar esclarecido, e se dizem que conhecem casos especificos de carros sem FAP de origem a dar raia nas capas, eu acredito 8)

já agora substituindo as capas o pessoal fica descansado? Outra coisa este motor substituindo as capas é fiavel andar com 145/150cv?

As diferenças para o 130 internamente são muitas?
 
Last edited:
Colega,
Eu o mesmo não tem FAP de origem só que é mais novo "2009" e foi dos últimos a sair com o motor 1.9tdi e teve o problema das capas das bielas!
 
Colega,
Eu o mesmo não tem FAP de origem só que é mais novo "2009" e foi dos últimos a sair com o motor 1.9tdi e teve o problema das capas das bielas!

Ok... Obrigado pelo feedback

alguem sabe dizer se mesmo a após substituição o motor é muito fraco, ou pode eventualmente aguentar alguma carga?
 
Last edited:
Que confusão que aqui anda.

BLS tem FAP ( 1.9 TDI 105Cv ) ( 2008 - 2009 )
BXE não tem FAP ( 1.9 TDI 105Cv ) ( 2005 - 2007 )
Após 2009 apareceram os 1.6 TDI.

Ambos os motores equipamentam Seat \ Audi \ Skoda \ VW
 
Back
Top