Audi 80 TDI

Estive a mudar o termostato. O acesso é muito limitado, demorei 3 horas só para desapertar e apertar os 2 parafusos da flange:
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Quanto a meter o termostato em si, sem o O-ring sair do sítio, prendi-o assim:
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Sobra-me no motor o cabo de um sensor:
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Qual poderá ser? Tenho o de temperatura da água, de nível dos travões e da água ligados (e possivelmente outros com este conector também).
 
Boas

também andei a matutar para que seria essa ficha, após alguma pesquisa,descobri que é o sensor de água do filtro de gasóleo, o numero da peça é o 028919372A
 
Este verão mudei a junta da cabeça do meu outro carro, um Saab 900. Isso deu-me a confiança para avançar com o mesmo no audi. Desde o fim de semana passado que estava a ganhar muito mais pressão, por isso não pude adiar mais.

A maior dificuldade foi tirar o retorno do óleo do turbo (estava muito preso):
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Uma surpresa foi uma capa da árvore de cames estalada:
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O carro tem estado a perder óleo (1.5 litros aos 10.000 kms) por isso por um lado vou levar o turbo a uma empresa especializada para verem se está tudo bem (havia sempre óleo debaixo dele), e uma hipótese que ainda estou a considerar é trocar os segmentos. O que acham?

Quanto à cabeça vou pedir que vejam se há passagem, e quanto a facejar gostava de saber a vossa opinião.

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(Inverteram-se os papéis e agora o Saab está de serviço para o audi) :)
 
Foi merecido. Comprei o carro a uns comerciantes de segunda num parque de um centro comercial a pensar que estava a fazer um grande negócio. Foi uma lição inestimável. Agora é arranjar o carro, o que também dá a sua pica :)
 
Já andei cerca de 200 km desde que mudei a junta, e por isso já me sinto confortável em tirar algumas ilaçoes.

Os meus problemas

Uma da capas da arvore de cames estava partida. Na retificadora foi descoberto que o veio estava empenado. Tanto a capa como o veio foram comprados na lumapecas, em pombal. Foi o único sitio do país (e do mundo) onde consegui encontrar capas a venda.

As passagens de agua da cabeca estavam bastante corroídas, foi provavelmente isso a causa da passagem de gases para o circuito de refrigeração. Foram soldadas na retificadora. Deixei lá, incluindo o torneamento da arvore de cames, montagem de valvulas e facejamento ligeiro, 220 euros, já com desconto de 34 euros por eu ter andado para trás e para a frente para lhes arranjar as pecas todas.

O pior de tudo isto foi também haver corrosão no bloco.
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Decidi encomendar JB weld (cuja temperatura máxima e superior as outras soluções no mercado), e para alem disso ainda meti em cima silicone de cobre. Honestamente, acho que se fosse um mecânico a mudar a junta não tinha tido o mesmo esmero que eu.

A junta que eu tinha no carro tinha três furos (era a mais espessa) mas mesmo depois de comprar uma igual mudei de ideias e meti uma de dois furos. O carro já tinha sido aberto, e devem ter metido a junta mais espessa porque é o recomendado nos motores com câmara de combustão na cabeca. Não é o caso do tdi, que a tem nos pistons. Medi como consegui com um paquimetro a altura dos pistons em relação ao bloco e por outro lado o carro custava muito a pegar de manha, o que a reduzida taxa de compressão também causava.

Já que estava com a mao na massa, achei que mais valia mudar também a correia de distribuição e a bomba da agua. Não mudei o tensor porque o que comprei não era o correto e não quis ficar a espera que chegasse outro. Fiz muito mal?

As minhas dificuldades


Tinha um parafuso do coletor de admissão moído, por isso a cabeca teve de sair com os coletores agarrados. Montei primeiro a cabeca e só depois os coletores. O acesso não é fácil mas é o suficiente.

Pus-me a mudar a junta da cabeca, mas nunca na vida tinha mudado sequer uma correia de alternador. Não estava a perceber como aliviar o tensor e um mecânico é que teve de me ensinar (duas vezes). Vocês devem saber, mas é com uma chave como se estivéssemos a apertar o parafuso (daí não fazer sentido na minha cabeca). Tirar a correia da bomba de agua também me obrigou a pensar um pouco.

Os meus erros

A primeira vez que liguei o motor a sensação foi de um enorme orgulho, mas depressa percebi que estava a saltar óleo por toda a parte. A tampa da cabeca ainda estava cheia de restos de silicone de uma montagem anterior. Limpei-os e meti novamente silicone e ficou a vedar bem.

Já ia fazer uma viagem grande depois de tudo montado quando comecei a ouvir, e a seguir a sentir com a mão, compressão a sair por um injetor. Isto porque não lhes tinha mudado as anilhas.

O veredito

Não aquece, não ganha pressão, e pega a primeira de manha, mesmo com o sensor de temperatura ligado. Os que me disseram neste forum que é um trabalho para quem sabe têm razão, eu não diria melhor que vocês. Eu passei 5 meses a estudar meticulosamente todos os passos, e quando comecei a mexer, tirando os casos que referi acima, já sabia o que esperar e como proceder. Sei que o meu carro neste momento tem o motor em bom estado, incluindo junta, arvore de cames, taxa de compressão, bomba de agua e correia. Isso permite me saber que ele merece outros miminhos que vai ter, incluindo pintura e outros acertos. Mudar a junta da cabeça no meu audi foi de longe a coisa mais difícil que fiz num automóvel. Foi também a mais gratificante.

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Amigo os meus sinceros parabéns pela recuperação do teu 80.
Estás a chegar ao ponto a que eu cheguei, quando comecei a aprender a mexer em carros e sim o meu 80 foi a cobaia. :D
Porque gastar balúrdios em oficina, quando podemos ser nós a fazer, mesmo que por vezes com alguma ajuda dos amigos.
Ao menos sabemos que é feito com amor e carinho e sabemos como fica.

Agora é esse motor andar sempre com G12, a agua só estraga.
 
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