Audi 80 TDi - "Andarilho"

O AC precisa ser carregado de vez em quando, é normal o gás perder a sua eficácia, não é um sistema 100% eficiente, o meu tinha gás mas não era suficiente para fazer frio e fugas não tinha, porque à pressão este está no circuito se tivesse alguma fuga perdias logo ao fim de um tempo.

Em relação aos 500€ isso realmente é pouco, ainda por cima com carros com alguns anos, no meu já gastei bastante e com esse dinheiro tinha comprado um restyling :p
 
Eles não perdem, mas este perde as propriedades, o gás pelo que vi aguenta 4 anos, mas isto depende muito do uso e a quantidade de utilização.
 
Pelo conhecimento que tenho, quanto mais usares o AC mais o gas te vai duram, mas acaba sempre por perder propriedades e isso nota-se quando o carro faz menos frio ou demora a fazer frio, não quer dizer que o AC esteja descarregado, mas sim o gás já perdeu as suas propriedades químicas.
 
Não perde nada... O gás é um gás...
Como o gás do frigorifico. E nao perde propriedades...

E sabes explicar porque não perde? Se deixares um carro parado algum tempo perde a pressão do ar que tem nos pneus, assim como tudo.

Eles dizem que não perde, mas isso não faz sentido, ainda por cima à pressão que trabalha o sistema de AC.

O gás do frigorífico também é perdido, tanto que ao fim de algum tempo isso acontece.
 
Isso foram contas feitas à político. Depois claro da mal...

Primeiro 250 nao chega para Correia mais bomba de agua. Precisas de g13+ termóstato+ outras correias... Sem contar óleo, filtros.

Carregar Ac ja começas mal. Um sistema de Ac normalmente nao precisa de ser carregado...logo se estas a carregar tens de ter em mente que é porque tens algum problema...e normalmente caros.

Agora fizeste as contas a pensar com o ovo no cu da galinha...

Não são contas à politico mas sim baseadas em pesquisa de mercado:

Filtro óleo: Filtro de óleo 0 451 103 249 de BOSCH - AUDI 10€
Resistência: Resistência, ventilador do habitáculo 0917002 de METZGER - AUDI, SEAT, VW 17€
Kit de correias: Jogo de correias dentadas V10-4161 de VAICO - AUDI, SEAT, VW 90€
Termóstato: Termóstato, líquido de refrigeração V15-99-1894 de VEMO - AUDI, FORD, SEAT, SKODA, VW 8€
Bomba de água: Bomba de água 01286 de FEBI BILSTEIN - AUDI, FORD, SEAT, VW 24€
Alarme oferta kit fecho central 4 fechos/047: Alarme Carro 47€
Liquido refrigeração: 10€
Carregamento AC (ele trabalha mas não dá frio): 50€
Total: 256€
Sobram +-250€ para óleo e mão-de-obra que como disse é a preço "especial"

Penso não ser tão irrealista como isso :)

Eu sei q os carros são uns sorvedouros de dinheiro mas há alturas em que convém pensar naquilo que é razoável ou não.
Por exemplo no Prelude já gastei milhares de €€€ no entanto em manutenção tem sido única e exclusivamente o planeado, tudo o resto foi por gosto e claro pq penso q o carro vale a pena o investimento que lhe tenho feito :)
 
Last edited:
Desculpa o off-topic Marco

Mas encontrei a explicação para a necessidade de ter de carregar o AC de tempos em tempos, é muito simples.

Ao contrário de um frigorifico um carro passa por condições adversas, vibrações, poeiras etc...

Como tal isso faz com que o gás ao longo do tempo se perca, basta pensar no compressor, este apesar de ser feito para não perder nunca é 100% possível, e a diferença de temperaturas que este é sujeito, estando ligado ao motor.

Assim como os segmentos nos cilindros de um motor, estes nunca vedam a 100%.

Entre outros factores, como tal é normal o sistema de AC ser carregado de tempos em tempos.

Agora não me venham com explicações sem argumentos que o gás não se perde...claro que se em menos de 1 ano ficar sem gás, é porque tem outra fuga não "normal", por assim dizer.
 
Não preciso de explicações porque eu ja trabalhei no frio muito tempo. A única diferenca de um sistema de frio para o Ac é o compressor. Que num frigorifico é hermético e no carro nao.

No entanto nos sistemas grandes nao se usam compressores herméticos. Tem muitos mais vibrações, muito mais poeiras, tubagem muito mais complexas, sistemas de válvulas muito mais complexos e nao se perde gás... Alias é tão grave perder gás que nao o podes deitar fora...tens de o recolher...
Se perdes gás num carro tens uma fuga. Num vedante, num permutador o que quiseres. Mas tens uma fuga...
 
1000€, 1400€ pelo 80 TDI :roll: Fui roubado :lol:
Paguei 2000€ e lá vai uns 1000€ em peças e mão de obra... E já estou quase indo a estrada de Coina para ver se consigo arrumar algum :lol:
 
1000€, 1400€ pelo 80 TDI :roll: Fui roubado :lol:
Paguei 2000€ e lá vai uns 1000€ em peças e mão de obra... E já estou quase indo a estrada de Coina para ver se consigo arrumar algum :lol:

Tiago eu comprei o meu por 1400€, mas o meu 80 precisava de uma bela revisão e restauro e quase á 5 anos atrás os 80 B4 TDI andavam no 3000€ e 4000€, mas em material já gastei bem mais que o valor do carro a diferença é que tive carro para me servir e fui arranjando aos poucos conforme podia.
 
Eu dei 2500, mas é avant, já foi à 3 anos e até hoje o mais que gastei foi na reparação da bomba injectora 350€, resto tudo coisa pouca e a maior parte mudei por prevenção
 
O preço inicial é pouco importante por vezes. As vezes é melhor pagar mais um bocado mas ficar com um carro melhor...

Quando ao Ac nao estou a falar de meros Ac é frio a serio...
Na 80 tirando de uma vez que tive de tirar o motor fora, nunca carreguei... A ultima vez foi à mais de 5 anos e funciona bem...

Quem gosta dessas teorias é a Malta que carrega,..ganha dinheiro quando por vezes é só trocar um simples vedante de meia dúzia de patacos...
 
Back
Top