Audi 80 b4 1.9TDI (reconstruido :) )

playmobil faz me um pequeno resumo do problema da 80

Actualmente os problemas que tenho são:

Pisca da direita as vezes não pisca - WD40 e resolveu :p
Vidro de trás do lado direito não abre/fecha pelo comando da porta do condutor - Espero que WD40 resolva :p

Discos de trás nas lonas, do lado direito tenho a maxila presa ao disco -> resolução a caminho (2 discos de trás, pastilhas e reparador de maxilas)

Problemas que não tenho ainda solução:

Sensor da temperatura tem dias marca e outros não marca nada, outros marca durante umas horas e depois morre, outros não marca nada e depois acorda -> não sei a causa mas irrita-me profundamente

O carro de vez em quando soluça, mudei os tubos de gasóleo e agora só faz a partir dos 120/140km/h tou quase 100% certo que é a bomba injectora (tipo é como ir em 3º puxar até aos 80km/h largar o acelerador e carregar outra vez, é isso que faz mas repetidas vezes)

Agora a 120/130 de x em x km também me treme ainda pensei que fosse a homocinêtica mas não, tenho que levantar o pé do acelerador para parar de tremer.

Cheira a gases entre o motor e o turbo, já mudei o colector mas continua a cheiar (e quando digo que cheira é cheirar mesmo, numa garagem era capaz de matar pessoas :p) tb não sei onde é a origem do problema.
 
Last edited:
O vidro não te abre só pelo do condutor, ou pelo da porta em questão também?

Se abre num lado e não no outro é estranho, pois para funcionar o vidro, ambos os botões têm de estar ligados, senão nenhum trabalha, é um circuito fechado. Poderá até ser do botão, mas tenho duvidas, internamente são tão simples no seu funcionamento que raramente avariam (só os leds). Nesse aspecto podes desmontar á vontade e encharcar de wd-40 que não há nada electrónico a avariar ali.

Se tens curiosidade em ver como são internamente os botões, tenho isso algures pelo topico na parte de mudança de leds.

Quanto ao cheiro a queimado, ve se não é pelo respiro da tampa das válvulas.
 
Quando dizes que a temperatura anda conforme apetece, deve ser o ponteiro no quadrante. Caso seja isso também podem ser soldas partidas que com os anos dos nossos Audis começam a partir. Já tive essas experiências no meu e podes ver no tópico. Numa altura cairam de repente os dois ponteiros (gasóleo e temperatura).
Alexandre onde fica essa ficha e qual a sua função (parece ser um sensor).
Abraço
 
Atenção que o problema de não marcar temperatura pode derivar de vários fatores, pode ser o chip de 3 pontas a dar o berro, pode ser soldas como pode ser o próprio mamometro e do último caso e menos provável nos 80 sensor de temperatura ou cablagem. Nos B3 que passaram pelas mãos, todos derivado à idade tinham problemas de quadrante e mamometros.
Por último aconteceu o mesmo no meu ultimo B4, eu fartei me dê abrir e fechar quadrante e aplicar mamometros VDO e UN4 e afinal o problema era diferente, o sensor de temperatura estava com defeito, fazia o ponteiro subir e descer.
Comprei um da meyle e o carro não gostou, ficou a marcar temperatura acima do normal, então fui à net e etka informar-me e com ajuda do meu amigo Ricardo, descobrimos que o sensor tinha sido substituído pela marca e que eu não era o primeiro com o mesmo problema.

Um conselho, encharca o sensor em WD40, embora ele seja blindado deve entrar alguma coisa lá para dentro, comigo resultou.
Se não resultar já sabes onde recorrer, eBay, sucata etc.
Mas primeiro vê onde está o problema, para não gastares dinheiro em vão, o sensor na concorrência é barato, mas na Audi deixas lá um rim.

Abraço e boa sorte
 


Alexand não tou a ver de onde essa peça seja :eek: é o N108 do esquema??

- - - - - - - - - -

Atenção que o problema de não marcar temperatura pode derivar de vários fatores, pode ser o chip de 3 pontas a dar o berro, pode ser soldas como pode ser o próprio mamometro e do último caso e menos provável nos 80 sensor de temperatura ou cablagem. Nos B3 que passaram pelas mãos, todos derivado à idade tinham problemas de quadrante e mamometros.
Por último aconteceu o mesmo no meu ultimo B4, eu fartei me dê abrir e fechar quadrante e aplicar mamometros VDO e UN4 e afinal o problema era diferente, o sensor de temperatura estava com defeito, fazia o ponteiro subir e descer.
Comprei um da meyle e o carro não gostou, ficou a marcar temperatura acima do normal, então fui à net e etka informar-me e com ajuda do meu amigo Ricardo, descobrimos que o sensor tinha sido substituído pela marca e que eu não era o primeiro com o mesmo problema.

Um conselho, encharca o sensor em WD40, embora ele seja blindado deve entrar alguma coisa lá para dentro, comigo resultou.
Se não resultar já sabes onde recorrer, eBay, sucata etc.
Mas primeiro vê onde está o problema, para não gastares dinheiro em vão, o sensor na concorrência é barato, mas na Audi deixas lá um rim.

Abraço e boa sorte

Vou testar, obrigado pelas dicas fantásticas :)
 
Boas pessoal, precisava da vossa ajuda novamente.

Após lhe ter mudado as molas, amortecedores, discos e pastilhas (frente e trás), oleo e filtros, assim como ter verificado o sensor que o Alexand disse, o audi decidiu voltar a compensar-me :(

Alguém sabe qual o significado da luz em forma de bateria no quadrante?


Isto porque meto a chave rodo, esta luz em forma de bateria não acede e o carro não pega, é como se tivesse morto não dá sinal nenhum, mas tenho fecho centralizado, piscas, radio, luzes...não percebo.
 
Bateria/alternador nas couves?

No entanto a luz de bateria deveria era ficar sempre presente ou a piscar, e não ausente...

Sendo TDI, ja ligaste vag-com?
 
Bateria/alternador nas couves?

No entanto a luz de bateria deveria era ficar sempre presente ou a piscar, e não ausente...

Sendo TDI, ja ligaste vag-com?


Por acaso é uma das minhas falhas, não comprei ainda o cabo :(

A luz acende assim que ponho a chave, mas apaga logo e fica apagada, o carro só pega se a luz da bateria ficar sempre ligada.

Se ligar com cabos de bateria e deixar carregar uns 10-15 minutos depois pega, e posso andar o resto do dia (parece que carrega), mas se parar de noite no outro dia já está igual.

A ver se é só bateria morta e não algo a consumir electricidade.
 
Se tiveres um voltimetro deverá ser facil verificar se o alternador carrega ou não. Dizes que ela pega se crregares um pouco a bateria. Faz isso e antes de ligar verifica a voltagem, deverá rondar os 12v, pouco abaixo ou acima.

Pões a trabalhar e voltas a verificar a voltagem com ela a trabalhar e deverá estar a bateria com voltagem superior, perto de 14v. Se tiver, o alternador funciona e esta a carregar a bateria, se a voltagem for inferior e mantiver-se ou diminuir, o alternador não está a fazer o seu trabalho.
 
Se tiveres um voltimetro deverá ser facil verificar se o alternador carrega ou não. Dizes que ela pega se crregares um pouco a bateria. Faz isso e antes de ligar verifica a voltagem, deverá rondar os 12v, pouco abaixo ou acima.

Pões a trabalhar e voltas a verificar a voltagem com ela a trabalhar e deverá estar a bateria com voltagem superior, perto de 14v. Se tiver, o alternador funciona e esta a carregar a bateria, se a voltagem for inferior e mantiver-se ou diminuir, o alternador não está a fazer o seu trabalho.


Boas Reactive, pois fui armado em 'campiao' buscar uma bateria nova....e faz exactamente o mesmo, mas se usar cabos a gaja pega.

Amanha la se vai desmontar o alternador deve ser o gajo passado não?
 
Fizeste o teste que descrevi acima? Calculo que nao.

Os obvios sao alternador ou bateria. Dado que ja eliminaste uma delas, resta o alternador, mas diga-se que isto somos nós a mandar as nossas postas sem saber muitos detalhes, ate pode ser outra coisa, mas em principio sera alternador.

No entanto, antes de o desmontares, verifica se ele produz corrente, e se tens erros no vag, só para não estares a desmontar nada em vão...
 
Back
Top