Audi 80 Avant

Até deixa água na boca! Excelente trabalho!

De vez em quando tem que ser, a ver se a pele original ainda dura muitos anos.
Como já cheguei a dizer ainda ponderei em mandar estofar por causa de uma esfoladela da pele e das rugosidades, mas com uma lixadela resolvi o assunto.
Agora pra aí de 3 em 3 meses dou-lhe uma limpadela e condiciono-o com hidratante.
 
Tenho andado a ponderar rebaixar a minha carrinha pois já merece uns amortecedores novos atrás e à frente.
Como referi no projecto do Nirvanadas está fora de questão recondicionar os amortecedores pois os frontais são manhosos.

A solução seria umas molas Eibach Pro Kit com:

- uns Bilstein B4 Sport(mais curtos que os OEM) se é que efectivamente existem pois não se encontram em lado nenhum.

- Sachs Advantage a gas para chassis rebaixados, os frontais ainda se arranjam agora os traseiros estão esgotados em todo o lado.

No caso de a manter igual sem rebaixamento vai acabar por levar com uns Bilstein B4 a gas e pronto, só espero é que se optar por esta solução a carrinha não fique tipo jipe :) é que 4 dedos de diferença entre pneu e guarda lamas já é alto suficiente.

Pode ser que até à altura em for fazer a troca de amortecedores se consiga arranjar os Sachs traseiros, entretanto vai ficando em stand by por que agora no inicio do mês vai ter que mamar com 2 pneus à frente e revisão geral $$$$$$$$$$.
 
Um dos problemas da minha carrinha desde sempre é a direcção assistida, provavelmente mais cedo ou mais tarde vai ter que levar uma nova ou uma reconstruida, depende da massa.
O fole que levou já está roto e o óleo vai desaparecendo e neste momento já está abaixo do mínimo e começa a fazer barulho quando está em esforço.
Como não tenho disponibilidade para parar a carrinha por uma questão de necessidade a solução temporária é ir adicionando óleo.

Ao procurar, para além do que vendem na origem, aparecem-me outros que não sei se são compatíveis pois as embalagens ou têm tampa VERMELHA ou PRETA e segundo sei o meu é verde(inclusive a tampa do recipiente é verde).

Por norma a tampa da embalagem não é indicativa da cor do óleo?

Sabem dizer-me se há algum compatível verde e onde posso comprar?

Obrigado
 
uns Bilstein B4 Sport(mais curtos que os OEM) se é que efectivamente existem pois não se encontram em lado nenhum.
Penso que os B4 não sejam realmente Sport, havia uma refª com o veio ligeiramente mais curto para as molas Sport.
Se os frontais são manhosos, é meter uns novos em condições e reparar os traseiros no Jorge. Eu nunca o fiz, mas conheço quem fez e diz 5*. Até em 4x4 e olha que não são meigos a andar...
Sabes a refª oem dos traseiros? Estou curioso com uma coisa....
Quanto a rebaixar, sei que no tempo do auge das 80 B4 na Alemanha muita malta usava as Vogtland, baixavam cerca de 20mm, tinham homologação Tuv e eram progressivas ou seja, tornavam-se mais duras quanto maior fosse o esforço exercido sobre elas. E eram um pouco mais baratas que as Eibach. Eu tive um conjunto num Golf Gti e não posso dizer mal.
Quanto ao óleo da direcção, no reservatório não diz qual é o recomendado? Tipo isto:
 

Anexos

  • òleo dir..jpg
    òleo dir..jpg
    351,6 KB · Visualizações: 9
Penso que os B4 não sejam realmente Sport, havia uma refª com o veio ligeiramente mais curto para as molas Sport.
Se os frontais são manhosos, é meter uns novos em condições e reparar os traseiros no Jorge. Eu nunca o fiz, mas conheço quem fez e diz 5*. Até em 4x4 e olha que não são meigos a andar...
Sabes a refª oem dos traseiros? Estou curioso com uma coisa....
Quanto a rebaixar, sei que no tempo do auge das 80 B4 na Alemanha muita malta usava as Vogtland, baixavam cerca de 20mm, tinham homologação Tuv e eram progressivas ou seja, tornavam-se mais duras quanto maior fosse o esforço exercido sobre elas. E eram um pouco mais baratas que as Eibach. Eu tive um conjunto num Golf Gti e não posso dizer mal.
Quanto ao óleo da direcção, no reservatório não diz qual é o recomendado? Tipo isto:

zefern quanto à referência dos amortecedores traseiros não sei, só quando os tirar fora. Se forem originais provavelmente são Sachs ou Boge.

Já nem me lembrava das molas Vogtland, isso ainda se fabrica?

Quanto ao óleo tenho a certeza que é verde mas faltava-me a referência, o autocolante do meu reservatório foi-se.

Obrigado pela referência, estava a pensar comprar óleo compativel mas em principio vou à VW e compro OEM.
 
zefern quanto à referência dos amortecedores traseiros não sei, só quando os tirar fora. Se forem originais provavelmente são Sachs ou Boge.
Esqueça, já vi a refª da 80 B4 e não dá para o desenrascar. Era uma situação que tinha aqui, que até era um bom negócio para mim mas também não deu e poderia ceder (posso explicar por pm se quiser), de uns Bilstein B4 made in Germany que só estiveram montados um mês.
Já nem me lembrava das molas Vogtland, isso ainda se fabrica?
Penso que sim....
http://www.grandesmarcaspecasauto.eu/compra/molas-de-rebaixamento-vogtland-audi-80-b4-35mm-4270
 
Esqueça, já vi a refª da 80 B4 e não dá para o desenrascar. Era uma situação que tinha aqui, que até era um bom negócio para mim mas também não deu e poderia ceder (posso explicar por pm se quiser), de uns Bilstein B4 made in Germany que só estiveram montados um mês.

Penso que sim....
http://www.grandesmarcaspecasauto.eu/compra/molas-de-rebaixamento-vogtland-audi-80-b4-35mm-4270

Quanto aos amortecedores vai ter que ser mais para a frente, os frontais ainda estão bons apesar de não serem grande coisa e os traseiros apesar de estarem nas couves não se nota muito mesmo a curvar.

Fixe ainda se encontrar as molas Vogtland, baixam é mais que as Eibach pelos vistos.

Por enquanto a prioridade vai ser tentar arranjar os travões dos batentes dos bancos que pelos vistos já estão descontinuados, acho que vou ter que recorrer a bricolage. Outros dos stresses vai ser o meu banco, a parte fácil é a do enchimento que já me magoa as costas, a parte dificil é arranjar tecido igual para o estofar pois o apoio lateral já tem um buraco, a parte do assento tem 2 furos e as costas já começam a presentar desgaste por falta de enchimento.
Já ponderei arranjar um do lado do passageiro em bom estado e trocar só o assento para a estrutura do meu só não sei é se dá para trocar de um lado para o outro, ou então trocar só o tecido.

Outra situação é a troca do porta luvas, o meu só fecha à base da pancada, isto porque o fecho não tem afinação e segundo o mecânico tem peças partidas na parte do aperto.
Tenho um completo para trocar só ainda não o troquei porque a minha tampa está completamente nova e outra tem uns riscos.
Já estive a olhar para aquilo e não vejo jeito de separar a estrutura de aperto do porta luvas em si, nem arrisquei fazer nada sendo aquilo em plástico e com mais de 20 anos ainda faço borrada e parto também a estrutura.
Alguém sabe como separar aquilo ou conhece algum tutorial para separar a estrutura do porta luvas em si?
 
Quanto aos amortecedores vai ter que ser mais para a frente, os frontais ainda estão bons apesar de não serem grande coisa e os traseiros apesar de estarem nas couves não se nota muito mesmo a curvar.
Eram só os traseiros (e os dois pelo preço de um).
Fixe ainda se encontrar as molas Vogtland, baixam é mais que as Eibach pelos vistos.
Mais 5mm que as Eibach, do que me lembro ficava no ponto com jante 17.

Tecido Audi 80? Não será o 24068? Era o mais comum nelas....
http://www.carstuff.pt/pt/31-tecidos#/marca-audi
Não sei se vendem ao público, mas através de um estofador consegue isso.
Tenho um completo para trocar só ainda não o troquei porque a minha tampa está completamente nova e outra tem uns riscos.
Da 80 não sei como se separa, nunca o fiz. Mas essa que tem riscos é facílimo de recuperar. A minha da B5 riscou com as fivelas de uma mochila do rapaz. Não arranjei melhor na sucata nem nova. Levei-a a um conhecido meu que tem uma oficina detalhe automóvel e por 15 aérios ficou nova. Mas qualquer pintor auto faz isso (precisa é do material certo).
 
Tecido Audi 80? Não será o 24068? Era o mais comum nelas....
http://www.carstuff.pt/pt/31-tecidos#/marca-audi
Não sei se vendem ao público, mas através de um estofador consegue isso.

O tecido é esse mesmo e aqui à uns tempos entrei em contacto com eles a perguntar o preço. Um autêntico roubo, eles cobram 75€ o metro, perguntei ao meu estofador se os gajos não se teriam enganado pois fiquei "burro" com o preço e ele respondeu - " é mais ou menos isso e é por isso que ninguém faz stock".
 
O tecido é esse mesmo e aqui à uns tempos entrei em contacto com eles a perguntar o preço. Um autêntico roubo, eles cobram 75€ o metro, perguntei ao meu estofador se os gajos não se teriam enganado pois fiquei "burro" com o preço e ele respondeu - " é mais ou menos isso e é por isso que ninguém faz stock".
Mas deve ser o metro linear. O rolo deve ter 2m largura ou perto disso...
E talvez tenham os enchimentos dos bancos (ver assentos/encostos). Arranjei lá há uns anos atrás para a 307 da patroa que estavam "selados".
 
Back
Top