Audi 80 Avant

Em primeiro lugar boas a todos, novos e antigos membros.
Já faço parte deste grupo à quase 10 anos e nos últimos tenho andado desaparecido, mas a companheira Audi continua comigo.
Abri este tópico não com um intuito de criar um projecto, pois mantive sempre a originalidade básica da minha carrinha, mas sim com o intuito de ir partilhando o que vai acontecendo e vai mudando, com a companheira do dia a dia.

Breve resenha histórica da minha Audi:

Foi adquirida em 2003 com 266.000km e conta neste momento com 476.000km, entre aventuras e desventuras de lá até hoje meti umas jantes originais pois vinha com uns tampões originais. Entretanto foi reparada a bomba injectora, reparado o motor na integra e uma semana depois meteram-me a traseira dentro. Aqui surgiu o dilema pois o motor estava completamente novo e a carrinha com a traseira destruida, optei por reparar e ainda cá anda hoje. Nos últimos 2 anos pensei em despacha-la e adquirir outro carro, mas não me apeteceu dar(preço reduzido a que são vendidas) a carrinha com um motor reparado com cerca de 40.000km. Optei por ficar com ela e ir resolvendo os problemas que vão surgindo num carro com 26 anos.

- Marca: Audi

- Modelo: 80

- Carroçaria: Avant

- Motor: 1.9 Tdi 90 cv

- Transmissão: Caixa manual de 5 velocidades

- Cor: Titansilber Metallic

- Jantes: OEM 15" Speedline

- Pneus: 195/65/15

- Sistema Travagem: Travões de disco ás 4 rodas com ABS

- Interior: Estofos originais em tecido cinza

- Exterior: Completamente original à excepção dos faróis, piscas frontais e piscas dos guarda lamas trocados recentemente por material de concorrencia. Panela artesanal de 2 ponteiras assimétricas.

Material não original:
Como já mencionado os faróis frontais, piscas frontais e de guarda lamas, panela de escape, também a manete de velocidades(Audi A4 B5), fole das velocidades que foi substituído por um de pele e rádio Pioneer que em breve será substituido pelo original.

Problemas actuais a resolver:

- Colocar cabo do puxador do condutor(rebentou a semana passada)
- Meter 2 pneus atrás(levou à 2.000km 2 Uniroyal Rainsport 3 à frente)
- Arranjar pedal do acelerador(capa plastica do pedal partiu)
- Ver o que se passa com a sofagem, não dá ar quente.
- Sustituir resistência do motor da sofagem, so funciona 3 e 4 velocidade
- Colocar molas nos bancos da frente
- Estofar apoio exterior do banco do condutor
- Arranjar 3 pegas do tecto com luz (as minhas os botões partiram)
- Colar centro de jante
- Testar e carregar AC
- Reparar iluminação dos botões dos vidros
- Colocar lampadas novas no quadrante
- Tentar arranjar umas lâmpadas que dêem melhor luz na sofagem
- O rádio de origem(Audi Gamma CC) vai em breve para reparar
- Reparar parachoques traseiro(levou uma pancada de cada lado, condutores que batem e fogem).


Penso que daqui do grupo o único que conhece o meu carro é o Helder aka TROTTER :)

Desculpem o testamento e vamos ao que interessa FOTOS, para já ficam estas 4 mas mais virão.

mm3k28.jpg

95vk2o.jpg

2n21js0.jpg

xpqyxv.jpg
 
Last edited:
A diferença entre o lado esquerdo e o lado direito da iluminação do quadrante. Há uns anos atrás só levou lâmpadas do lado esquerdo e no relógio que entretanto queimou novamente. Desta vez vou substituir todas.
2cs78nr.jpg
 
A fraca iluminação da sofagem apesar das lâmpadas também já terem sido substituídas aqui à uns anos mas mesmo assim nunca ficou grande coisa iluminação demasiado fraca. Já agora leva 2 ou 3 lâmpadas, penso que são só 2 mas tenho dúvidas. Alguma sugestão para melhorar a intensidade da iluminação?
ejzwau.jpg
 
  • Like
Reactions: A1Z
Boas,
Acho que fazes bem em manter a maquina, já não se fazem carros, com a fiabilidade e resistência dos 80´s.
 
  • Like
Reactions: A1Z
Boas,
Acho que fazes bem em manter a maquina, já não se fazem carros, com a fiabilidade e resistência dos 80´s.

Espero ainda fazer muitos km´s ao volante da máquina.
Realmente hoje em dia os carros não têm a qualidade de construção dos carros da era dos 90´s. Os carros passaram a ser um objecto de consumo, usar e deitar fora.
 
Faltam lampadas

madlima29 , a falta de lampadas refereste à sofagem? Sabes quantas leva?

Sei que foram substituidas à uns anos atrás, acho que a iluminação está igual desde então.

Acho é que é demasiado fraca e só se nota mais nas extremidades, o azul do frio mal se vê.
 
madlima29 , a falta de lampadas refereste à sofagem? Sabes quantas leva?

Sei que foram substituidas à uns anos atrás, acho que a iluminação está igual desde então.

Acho é que é demasiado fraca e só se nota mais nas extremidades, o azul do frio mal se vê.
Penso que só te falta a do meio.
 
Madlima29 obrigado pela pic, assim fico com a certeza que tem 3 lâmpadas, provavelmente a minha do meio está queimada ou então demasiado fraquinha. Vou ver isso no fim de semana.
 
Sobre o cabo do puxador do condutor, as 80's devem adorar essa peça, pois a minha já partiu isso 3x desde que está na família! (E está partido novamente)
 
Boa! Eu nunca mais soube do paradeiro do Gamma que aqui tinha. Vou trocar o aftermarket que tenho mas vou pela rota do improviso. O meu plano é ligar um SEAT Alana MP3 e uma entrada AUX, ficando assim com look OEM.
 
Back
Top