Audi 80 Avant TDi 1993 [ Front Look - S2 Avant + Borbet A 16x9"]

Re: Audi 80 Avant TDi 1993

Mas a questão dele é que demora a chegar lá aos 90º ... Deveria ser relativamente rápido, mais ou menos o que te demora no bmw, 4kms parece-me bem, pois é +- o que o meu demora a chegar aos 90º, se não lhe andar a dar gazadas antes disso ...

Pode ser que o teu termostato esteja nas couves ou a caminhar para lá, é uma coisa comum a se estragar... Já alguns de nós tivemos esse problema ...

Uma pergunta, quando chega aos 90º, e te pões a andar em estrada, alguma vez viste o ponteiro da temperatura voltar a baixar dos 90º??

È exactemente isso, nao é a sobrealimentação, mas sim a demora a atingir os 90ª, ou melhor... até começar a mover, nem que seja até os 70º, num uso normal, sem esticar pelo carro, pois assim, sei que ele aquece mais rápido, mas isso se espremer ao maximo! numa condução diária, é como te descrevo em cima!

Nunca testei conforme me dizes, pois aquilo demora tanto a aquecer, e os percursos que tenho feito, não dá para testar! quando chego a casa, desligo-o.... mas vou testar meter-me na auto-estrada a ver se ele baixa depois de estar nos 90º

Se isso acontecer, é porque o termostacto está avariado, funcionando sempre em aberto ou nao fecha todo! ou então nao tem :D lololol já me aconteceu no meu 1ª carro.

Isto faz com que injecte mais gasoleo, pelo carro estar mais frio, e consequentemente beber mais! além dos pistons estarem a ser refrigerados por mais gasoleo, e podendo até vidrar em alguns casos.

Neste momento e uso quotidiano casa-trabalho-casa, sendo uso citadino, o carro está a fazer 7 / 7.5lts /100km
30€ faço normalmente uns 280km,290km

Sei que um carro mt pesado, e faço muita cidade, embora ande devagar e condução sem exageros para ter bons consumos, acho que está a consumir mais do que o devido! ouço falar em 5lts 5.5 6lts, mas também me custa acreditar! isto nao é uma Ibiza com 1000kg!
 
Re: Audi 80 Avant TDi 1993

Esses sintomas parece ser termostato, o consumo para cidade se não apertas talvez no máximo 7l, em viagens de longa distancia a velocidade dentro dos 100km/h média de 5l
 
Re: Audi 80 Avant TDi 1993

Esses sintomas parece ser termostato, o consumo para cidade se não apertas talvez no máximo 7l, em viagens de longa distancia a velocidade dentro dos 100km/h média de 5l

5Lts em autoestrada acredito, visto a caixa ter uma relação muito longa, e aos 100 120km/h , vai numa baixa de rotação bastante baixa.

Em cidade estou a gastar um pouquito mais do que isso, talvez até pela temperatura do motor não estar 100% para optimizar a injecção de combustivel.
 
Re: Audi 80 Avant TDi 1993

É provável, a baixa temperatura injecta mais gasóleo e o motor faz mais esforço, tens que ver isso do termostato, até nem fica dispendioso, dá é trabalho.
 
Re: Audi 80 Avant TDi 1993

É provável, a baixa temperatura injecta mais gasóleo e o motor faz mais esforço, tens que ver isso do termostato, até nem fica dispendioso, dá é trabalho.


Sim o termostato deve ser barato! Pra mudar deve ser mais pelo acesso! Mas acredito mudar-se bem! Pode ser que até os consumos fiquem melhores! e fica como deve ser!
 
Re: Audi 80 Avant TDi 1993

O termoestato muda-se rápido, é desapertar uma abraçadeira e 2 parafusos, a minha chega aos 90º em +ou- 6/7 min percurso urbano, sem passar das 2500rpms, mas isso é facil de ver, dás uma volta, quando chegar aos 70º dás umas gazadas até aos 90º, chegado aí podes parar de acelerar, esperas um bocado se a temperatura baixar abaixo dos 87, que é um bocadinho antes dos 90 no manometro( é qd o ponteiro fica completamente na vertical) se passar daí pra baixo é porque tens o termoestato avariado
 
Re: Audi 80 Avant TDi 1993

O termoestato muda-se rápido, é desapertar uma abraçadeira e 2 parafusos, a minha chega aos 90º em +ou- 6/7 min percurso urbano, sem passar das 2500rpms, mas isso é facil de ver, dás uma volta, quando chegar aos 70º dás umas gazadas até aos 90º, chegado aí podes parar de acelerar, esperas um bocado se a temperatura baixar abaixo dos 87, que é um bocadinho antes dos 90 no manometro( é qd o ponteiro fica completamente na vertical) se passar daí pra baixo é porque tens o termoestato avariado

Isso já vi uma vez como disse, para ver se a ventoinha disparava, esperei que ela dispara-se, ele baixou um pouco dos 90º, talvez 87º, e voltou a subir para os 90º, neste ciclo.

Mas esse teste não dá para ver nada, pois a agua esta toda a 90º, ou seja, o termostacto pode estar la, mas é como se não estivesse, e não divide o circuito de agua em 2ª partes ( motor / radiador), logo aquece toda a agua à temperatura de 50º ou 70º ou 90º. Por isso custa mais a aquecer,
Imaginemos que em vez de aquecer 3 litros de cada vez, num circuito fechado, esta sempre a circular e a aquecer 6 litros.

O melhor teste é com o carro a 90º, entrar em estrada ,e ele baixar.

Outro teste é colocar a mão nos tubos, um tem de estar a aquecer, e outro mais frio, quando o termostacto abrir, o que estava frio, tem de começar a aquecer, visto estar a passar la a agua quente já. Por sua vez o outro tem de arrefecer, pois recebeu agua que estava no radiador mais fria.

ainda nao tive foi oportunidade de testar isso! lol é um coisa tao simples, mas enfim! tenho é metido gasoleo e andado!
 
Re: Audi 80 Avant TDi 1993

Novidades

1ª Trabalho de mecânica na Audi 80!

Ora bem, tinha notado ultimamente um barulho tipo folga na roda direita, parecia uma rotula ou ponteira, mas está tudo justinho, foi ai que reparei que tinha o amortecedor todo rebentado! :'(
Fui ao lado direito, e também ja estava a verter oleo! :'(

Como não estava a contar com a despesa, e como vou comprar 4 amortecedores novos Koni SRT.T, decidi comprar 2 amortecedores usados para À frente.

Fui à J.M.F Auto em Valongo, e comprei 2 amortecedores c/ mola completos por 50€

Sabado lá tive a montar o "novo" conjunto na carrinha, pois tive de comprimir as molas, e colocar as minhas!

Foi então que vi, que a minha Avant, tem Molas Eibach Pro-Kit.:oops::D:oops::D
Porreiro! pois é um conjunto bastante com!

Vocês ja tinham dito que devia tar mais baixa, agora já vi a razão, e pelos visto não era molas prençadas/cortadas!
O rebaixe é cerca de 30/35mm na frente e 30mm na trazeira, especificados pela Eibach.
Logo acho que vai ficar porreira com os Koni SRT.T, que são indicados até 40mm

Os amortecedores parecem estar porreiros, o carro ficou muito confortável, agora nota-se mais a fadiga dos trazeiros!

Caso opte, vou comprar o conjunto trazeiro por + 50€ , e fico com 4 molas originais tambem!
 
Re: Audi 80 Avant TDi 1993

Estima isso, muitos de nós temos/vamos ter um suspensão de gama baixa para poupar nos buscar, quanto a ti, já alguem gastou ai umas boas coroas e deves estar com uma boa qualidade e conforto associado.

Bem te diziamos que isso estava com rebaixe, está +- com o que o meu tem presentemente, por isso era obvio ... Ainda bem que tiveste a sorte de o antigo doo querer fazer as coisas bem, e não ao improviso com molas cortadas ou rebaixadas a quente/frio

Abraços
 
Re: Audi 80 Avant TDi 1993

boas,
-as portas de traz dá para montar colunas, salvo erro de 13cm
-o motor AHU mais conhecido por 1z é bom, tem aqui um que vai nos 500mil, o maior problema é na bomba injectora que sao difíceis de arranjar caso dei-a problemas.
-a temperatura normal de funcionamento é um pouco mais dos 90º
-a minha media é cerca de 5litros, mas se tivesse em melhor estado fazia menos meio litrito.

Ja vi que es do Porto, se quiseres aparece http://www.audipt.com/f86/encontros-norte-edn-sextas-ou-domingos-apare%E7am-106464/ :):)
 
Re: Audi 80 Avant TDi 1993

o motor 1z e o motor AHU não são o mesmo, são motores ligeiramente diferentes
 
Back
Top