Audi 80 Avant 1.9TDI - A Julia - Da minha parte, em fim de projecto.

Olá a todos

Adquirimos em meados de Fevereiro deste ano a minha Júlia, nome que a minha filha de 4 anos decidiu apelidar, uma Audi 80 Avant de 1993.

Tivemos uma necessidade repentina de adquirir um carro barato, fiável e económico, e apareceu-nos esta viatura por um preço muito muito em conta, que era de uma pessoa conhecida.

O que é certo é que nestas 3 semanas já lhe fiz mais de 2500Km e já me afeiçoei à carrinha.

Tem algumas mazelas, típicas da idade, algumas já resolvidas, outras por resolver, motivo pelo qual decidi juntar-me à comunidade, para partilhar experiências e conhecimentos com outros foristas. Já aprendi algumas coisas lendo outros tópicos e já fiz alguns arranjos/Mods, e como tal decidi também abrir um tópico.

Está muito feia por fora, com verniz da tinta toda a descascar nas portas, o capot e o tejadilho já nem têm verniz, para-choques da frente riscado, umas mossas aqui e ali, mas se ela se portar bem até ao verão irá ganhar uma pintura nova!!

Caracteristicas:
Modelo: Audi 80 B4 1.9 TDi 90cv 1Z
Cor: Verde escuro
Ano: 07/1993 nacional (XX-CJ-XX)
Local: Mafra
Km's : 123 mil e mais 100 e muitos, pois este pelo que me contaram, é o 2º quadrante que leva.
Extras de fábrica: Jantes (mau estado), AC (sem funcionar), vidros eléctricos x4, direcção assistida, retrovisores eléctricos, faróis de nevoeiro, tecto de abrir eléctrico, lava faróis (sem funcionar), ABS (penso que todas as 1.9tdi trazem)

Arranjos/Mods já efectuadas.
-Ponteira de transmissão do lado direito substituída
-Tubo de agua roto, substituído
-Luzes no tablier substituídas (graças à excelente reportagem no tópico do goncalo_dordio)
-Fole punho das mudanças substituído
-Comando para o fecho central com chave ponta e mola (ficou à maneira, postarei fotografias)
-Bomba do "mija mija" traseiro substituída (pediam 52€ na Audi + iva e resolvi o problema com 8€ já com portes, pelo ebay)
-Interruptor de uma luz interior, reparado.
-Radio Pioneer, amplificador e um "pequenino" Sub MTX, que andavam no sótão dos meus tempos de puto maluco!!!


Possíveis Mods/Arranjos para efectuar
-Falta ver e reparar um TOC ao arrancar mais forte ou a subir, seguido de um segundo TOC ao tirar o pé do acelerador -> Feito. Era um apoio de motor
-Colocar triângulos novos, rotulas e ponteiras de direcção (um pouco ressequidas) -> Feito.. em vez dos triangulos, substitui as rotulas e os casquilhos da barra estabilizadora.
-Resolver uma fuga de agua para o chão. -> Feito. Falange de agua rachada. Substituida.
-Resolver uma fuga de óleo da direcção assistida para o chão -> Feito. Anilhas de esmagamento do parafuso do tubo que liga à bomba substituidas.
-Resolver as folgas entre os bancos e as calhas.
-Substituição do radiador da sofagem, pois está roto e os tubos estão em ligação directa.
-Reparação de fuga no AC (segundo antigo dono, descarrega-se em 3 meses)
-Faróis de xenon (vêm a caminho). Acho a iluminação de origem muito fraca, não sei se é defeito ou feitio, já foram alinhados. -> Feito. Já estão montadas.
-Pintura Nova (mesmo a precisar)
-Mandar vir a grelha inferior esquerda do para-choques dianteiro, que falta -> Feito - substituido
-Talvez futuramente colocar discos ventilados.
-Umas matriculas novas (estão em mau estado, principalmente a de trás) -> Feito. Substituidas.

(haja €€€€ e paciência)

Desculpem lá o texto extenso e assim muito cru, mas embora trabalhe em programação informática, não tenho grande jeito para isto das postagens.

Colocarei fotos assim que possível, pois se eu gosto de ver as fotos dos carros e das mods/reparações do pessoal, é no mínimo justo colocar tb aqui fotos da minha.

Um abraço de Mafra
Luís Jorge
 
Last edited:
Re: Audi 80 Avant 1.9TDI - A Julia

Eheheh mais um para esta grande família dos 80!

Apesar de ainda não ter visto a carrinha já estou a ver que está a precisar de uns mimos! E tu pareces aplicado em fazer com que ela renasça :D

Tens aí muitas e boas ideias, força! No que eu puder estou cá para ajudar! :D

Off-topic: Programas em quê? Eu também sei fazer umas coisas, sou Técnico de Informática de Gestão.
 
Re: Audi 80 Avant 1.9TDI - A Julia

Olá a todos

Adquirimos em meados de Fevereiro deste ano a minha Júlia, nome que a minha filha de 4 anos decidiu apelidar, uma Audi 80 Avant de 1993.

Tivemos uma necessidade repentina de adquirir um carro barato, fiável e económico, e apareceu-nos esta viatura por um preço muito muito em conta, que era de uma pessoa conhecida.

O que é certo é que nestas 3 semanas já lhe fiz mais de 2500Km e já me afeiçoei à carrinha.

Tem algumas mazelas, típicas da idade, algumas já resolvidas, outras por resolver, motivo pelo qual decidi juntar-me à comunidade, para partilhar experiências e conhecimentos com outros foristas. Já aprendi algumas coisas lendo outros tópicos e já fiz alguns arranjos/Mods, e como tal decidi também abrir um tópico.

Está muito feia por fora, com verniz da tinta toda a descascar nas portas, o capot e o tejadilho já nem têm verniz, para-choques da frente riscado, umas mossas aqui e ali, mas se ela se portar bem até ao verão irá ganhar uma pintura nova!!

Caracteristicas:
Modelo: Audi 80 B4 1.9 TDi 90cv 1Z
Cor: Verde escuro
Ano: 07/1993 nacional (XX-CJ-XX)
Local: Mafra
Km's : 123 mil e mais 100 e muitos, pois este pelo que me contaram, é o 2º quadrante que leva.
Extras de fábrica: Jantes (mau estado), AC (sem funcionar), vidros eléctricos x4, direcção assistida, retrovisores eléctricos, faróis de nevoeiro, tecto de abrir eléctrico, lava faróis (sem funcionar), ABS (penso que todas as 1.9tdi trazem)

Arranjos/Mods já efectuadas.
-Ponteira de transmissão do lado direito substituída
-Tubo de agua roto, substituído
-Luzes no tablier substituídas (graças à excelente reportagem no tópico do goncalo_dordio)
-Fole punho das mudanças substituído
-COMANDO PARA O FECHO CENTRAL COM CHAVE PONTA E MOLA (ficou à maneira, postarei fotografias)
-Bomba do "mija mija" traseiro substituída (pediam 52€ na Audi + iva e resolvi o problema com 8€ já com portes, pelo ebay)
-Interruptor de uma luz interior, reparado.
-Radio Pioneer, amplificador e um "pequenino" Sub MTX, que andavam no sótão dos meus tempos de puto maluco!!!


Possíveis Mods/Arranjos para efectuar
-Falta ver e reparar um TOC ao arrancar mais forte ou a subir, seguido de um segundo TOC ao tirar o pé do acelerador
-Colocar triângulos novos, rotulas e ponteiras de direcção (um pouco ressequidas)
-Resolver uma fuga de agua para o chão.
-Resolver uma fuga de óleo da direcção assistida para o chão
-Resolver as folgas entre os bancos e as calhas.
-Substituição do radiador da sofagem, pois está roto e os tubos estão em ligação directa.
-Reparação de fuga no AC (segundo antigo dono, descarrega-se em 3 meses)
-Faróis de xenon (vêm a caminho). Acho a iluminação de origem muito fraca, não sei se é defeito ou feitio, já foram alinhados.
-Pintura Nova (mesmo a precisar)
-Mandar vir a grelha inferior esquerda do para-choques dianteiro, que falta
-Talvez futuramente colocar discos ventilados.
-Umas matriculas novas (estão em mau estado, principalmente a de trás)

(haja €€€€ e paciência)

Desculpem lá o texto extenso e assim muito cru, mas embora trabalhe em programação informática, não tenho grande jeito para isto das postagens.

Colocarei fotos assim que possível, pois se eu gosto de ver as fotos dos carros e das mods/reparações do pessoal, é no mínimo justo colocar tb aqui fotos da minha.

Um abraço de Mafra
Luís Jorge
NA MINHA ,ALARME COM ANTI-CARJEKING TRANCA AUTOMATICA CHAVE PONTA E MOLA IGUAL AS A4. pessoal esta 80 vem mesmo a calhar pro encontro, traz hamburguers. eheheh
 
Re: Audi 80 Avant 1.9TDI - A Julia

Por enquanto as fotos que tenho são estas

dscf01101.jpg


dscf01191.jpg


dscf01161.jpg


Que acham acerca das luzes (médios) dos vossos 80's? A minha parece-me muito fraca, embora as ópticas pareçam estar ok e foram alinhadas. É defeito da minha? Feitio de todas? Defeito dos meus olhos?
De qualquer maneira vou por xenon. Andei a ler umas coisas aqui no forum e decidi mandar vir de 4300k. A ideia é passarem o mais despercebido possível. E como tenho lava-farois, pode ser que os nossos amigos não impliquem muito. Depois dou aqui o feed-back. Aquilo é preciso furar as tampas de trás das ópticas, certo? Quem já pôs nos 80's onde é que colocaram os balastros/transformadores?
 
Re: Audi 80 Avant 1.9TDI - A Julia

o comando e igual ao meu. forca com a avant , eheheh a minha ja ta afocinhada, as 80 s de frente parecem jipes
 
Re: Audi 80 Avant 1.9TDI - A Julia

Eu tenho a mesma opinião.
O Ford Fiesta do meu cunhado de 1991 tem muita mais luz que a minha. Mas vou colocar umas Phillips Blue Vision para não ter problemas com a IPO.

Fiz um bom negócio com um bom amigo 80...
 
Re: Audi 80 Avant 1.9TDI - A Julia

Uma das minhs 1ªs mods foi a substituição do fole do punho das mudanças, pois estava numa desgraça.
Para tal é necessário retirar a tampa que se vê na imagem com uma chave de fendas pequena e dá acesso a um parafuso, chave de caixa 8, salvoerro, que é o que segura a moldura do fole.
dscf01421.jpg



Depois é desenroscar o punho da manete nas mudanças, com cuidado, segurando no veio enquanto se desenrosca, para não forçar muito a estrutura e não aumentar as possíveis folgas, e puxar o fole e a estrutura para cima.
Quando tiverem o fole novo e o fole velho na mão, irão perceber logo o resto. Aquilo são duas molduras que se apertam uma na outra com 4 parafusos, onde o fole fica "entalado" entre as duas molduras.
Depois é montar pela ordem inversa.

Fica aqui o aspecto final.
dscf01331.jpg
 
Re: Audi 80 Avant 1.9TDI - A Julia

E ficam mais fotos.
dscf01391.jpg


dscf01591.jpg


Aqui o capot até parece bonito, mas quando está seco, fica completamente baço.
Aquilo em baixo no parachoques, infelizmente não é sujo, é mesmo riscado. Dá a sensação que houve umas incursões off-road. Falta-me a grelha do lado esquerdo
dscf01541.jpg

Tenho a moldura do farol de nevoeiro do lado direito quase branca. Alguem sabe se há algum produto para que aquilo volte a ficar um pouco mais parecido com o original? Ou a única solução é comprar um novo?
Alguém sabe se aquilo é fácil de montar? É preciso tirar o parachoques para fora?



E por fim, fica aqui a solução que encontrei para que o TOC que ele faz ao arrancar a subir, deixasse de me incomodar :):)
Andava esquecido no sotão há mais de 6 anos. Se fosse 1 CM mais alto não cabia debaixo da chapeleira. Se hoje fosse comprar um, comprava com metade do tamanho, só o quero para encher um pouco os graves. O tempo em que andava a dar musica aos outros já acabou à uns anos :) . Ainda não tive paciência para fixar o Ampli.
dscf01601.jpg



Luís Jorge
 
Re: Audi 80 Avant 1.9TDI - A Julia

hamburguer, o que tu pretendes é basicamente um "reparador" de plásticos né?

Fala-se muito do Einszett Kunstoff, inclusive já mo recomendaram aqui no fórum, no entanto eu tenho utilizado um produto que se vende em maior parte dos hipermercados que salvo erro é da gama "Reflex", depois confirmo, tenho o meu no carro agora...

Abraço
 
Back
Top