Audi 80 1.6TD de 1989 - Uma bela máquina!

Essa imagem onde tens a fuga, é uma bomba de agua auxiliar para o turbo. Significa que provavelmente terás o turbo Garrett T2, refrigerado a água. O intuito dessa bomba é arrefecer o turbo após desligares o carro, em vez de ter de se fazer a tipica espera de algum tempo antes de desligar o carro para equilibrio da temperatura do turbo.

Fica a tua escolha se convem trocares essa bomba ou não, pois podes sempre por o circuito directo sem ela, ou então compras nova.
Não precisas de te assustar, pois estes turbos existem em imensos motores de diferentes marcas, tanto seja Garret ou KKK (são as 2 marcas de turbos existentes nos 1.6 e 1.9 TDs), e na grande maioria dos motores eles trabalham sem qualquer tipo de arrefecimento a água.

Estive a verificar as ligações e aquilo tem ligação que vai para o turbo e para a bomba de água e que passa também pelo tudo da soufagem. Tirando daquele sítio, não vejo mais vestígios de água. O que perde é coisa pouca, mas perde. Primeiro quero ter mesmo a certeza que é dali que perde.

Por outro lado, caso decida colocar direto sem arrefecimento para o turbo quais as consequências ou é mais que provável que o turbo se vá à vida?

Qual a sugestão eficaz e económica?

O que me continua a dar cabo da cabeça é a direção estar leve e não muito precisa/certa, tendo em conta que se trata de uma direção assistida mecânica! Porque se puxar pela mudança ela fica mais pesada (normal) e por sua vez mais precisa. Quando o carro está parado, a direção fica rija (boa/normal).

Já baixei a pressão dos pneus para 2.1 bar, pois também achava que estavam demasiado cheios.

Uma vez que troquei os amortecedores, vou voltar a calibrar as rodas, alinhar a direção e verificar se tenho alguma jante empenada.
 
Last edited:
Boa tarde malta,

Venho por este meio informar que a minha máquina morreu para a vida em virtude de um "pequeno" acidente ocorrido no passado dia 6 de Maio. Tudo porque uma simpática senhora decidiu fazer uma curva por dentro a grande velocidade e acabou por ocorrer um choque frontal.

Menos um Audi 80 no mundo, ainda para mais em muito bom estado. :'(

A ideia seria comprar um Audi A4 Avant, no entanto acabei por comprar um VW Passat 1.9 Tdi 110cv de 1998.

Até já! :) :)

IMG_0007.jpg


IMG_0008.jpg
 
Last edited:
Back
Top