Audi 80 1.6TD de 1989 - Uma bela máquina!

provavelmente tinhas comprado o termostato na concorrência ;)

O carro parado bate nos 90º e dispara as ventoinhas... supostamente se colocar o termoestato de 90º, quando a temperatura lá chegar irá disparar seja para ou em andamento.

Não duvidando de nenhuma das opiniões e respeitando todas elas, eu, na minha ingénua opinião, acho que se foi feito para andar a 90º, terá de andar a 90º independentemente se gostam ou não de andar a altas pressões e temperaturas. Porque não se trata só do aquecimento dentro da sofagem, mas sim com o bom funcionamento do carro em geral.

À uns tempo num Renault Clio que tive a junta foi-se e mandei reparar tudo e o mecânico furou o termóstato, mas o carro além de não fazer quente, andava sempre a frio e era uma barulheira... depois coloquei um termóstato indicado e o carro ficou com um trabalhar mais certinho, mas passado uns tempos... puffff junta outra vez tudo e vai para o lixo!
 
O carro parado bate nos 90º e dispara as ventoinhas... supostamente se colocar o termoestato de 90º, quando a temperatura lá chegar irá disparar seja para ou em andamento.

Não duvidando de nenhuma das opiniões e respeitando todas elas, eu, na minha ingénua opinião, acho que se foi feito para andar a 90º, terá de andar a 90º independentemente se gostam ou não de andar a altas pressões e temperaturas. Porque não se trata só do aquecimento dentro da sofagem, mas sim com o bom funcionamento do carro em geral.

À uns tempo num Renault Clio que tive a junta foi-se e mandei reparar tudo e o mecânico furou o termóstato, mas o carro além de não fazer quente, andava sempre a frio e era uma barulheira... depois coloquei um termóstato indicado e o carro ficou com um trabalhar mais certinho, mas passado uns tempos... puffff junta outra vez tudo e vai para o lixo!
o ponteiro pode bater nos 90ºc, e a temperatura real não ser 90ºc, pois o ponteiro esta calibrado para estar nos 90ºc, dentro de uma tabela especifica, que pode ser entre os 85ºc e os 105ºc, que é a temperatura normal de funcionamento, pode estar a marcar 90, e na verdade estar nos 105, e ai entra a ventoinha...
 
provavelmente tinhas comprado o termostato na concorrência ;)

Vick, acredita que nos 1.6TD não é por aí. Falas com o conhecimento de causa da maioria dos motores deste forum, 1.9TDI, mas o 1.6 é um motor muito anterior, e tem as suas manias proprias. As manias de sobreaquecimento não têm tanto a ver com os termostatos mas sim com o funcionamento deste motor. É como disse, ha casos e casos, dei o meu exemplo para que sirva de exemplo, e conheço muitos casos iguais aos meus, tanto nos 80 como nos golfs ll.

Basta ver que o que nao falta por ai sao pessoas com termostatatos OEM furados, pela razao descrita anteriormente de sobreaquecimento.

A unica coisa que posso fazer é dar a minha opiniao e experiencia, e é para isso que servem os foruns.
De resto cada um sabe de si, e faz o que lhe dá na telha. Se tiverem azar, aprenderão a mal, e esperemos que nao seja o caso.


Codolf, faz uma pesquisa e conclui o que achares melhor. Se é suposto trabalhar a 90°? É. Se vai trabalhar a 90° sem aquecer e chatear? Isso só o tempo dirá caso queiras arriscar.

Minha humilde opiniao é que mais vale o carro trabalhar um pouco abaixo do normal, do que estares sempre de olho esticado no manometro. Isto serve exclusivamente para o 1.6TD e nada mais
 
Vick, acredita que nos 1.6TD não é por aí. Falas com o conhecimento de causa da maioria dos motores deste forum, 1.9TDI, mas o 1.6 é um motor muito anterior, e tem as suas manias proprias. As manias de sobreaquecimento não têm tanto a ver com os termostatos mas sim com o funcionamento deste motor. É como disse, ha casos e casos, dei o meu exemplo para que sirva de exemplo, e conheço muitos casos iguais aos meus, tanto nos 80 como nos golfs ll.

Basta ver que o que nao falta por ai sao pessoas com termostatatos OEM furados, pela razao descrita anteriormente de sobreaquecimento.

A unica coisa que posso fazer é dar a minha opiniao e experiencia, e é para isso que servem os foruns.
De resto cada um sabe de si, e faz o que lhe dá na telha. Se tiverem azar, aprenderão a mal, e esperemos que nao seja o caso.


Codolf, faz uma pesquisa e conclui o que achares melhor. Se é suposto trabalhar a 90°? É. Se vai trabalhar a 90° sem aquecer e chatear? Isso só o tempo dirá caso queiras arriscar.

Minha humilde opiniao é que mais vale o carro trabalhar um pouco abaixo do normal, do que estares sempre de olho esticado no manometro. Isto serve exclusivamente para o 1.6TD e nada mais
não estou a duvidar da tua opinião, e eu apenas também dei a minha, mas claro vocês conhecem bem esses motores ;)
 
E não assustem o rapaz... [emoji39]
Esse motor desde que bem estimado é fiável e económico e devora quilómetros. Requer é os seus cuidados e tem as suas manias.
 
Bom dia malta....

concordo com todas as opiniões e agradeço todas elas, afinal é mesmo para isso que os forns existem, trocar ideias e conhecimentos.

Sou da opinião, que o motor se trabalhar à temperatura correta, terá melhor rendimento a nivel geral. Por outro lado se vai estragar tudo... se calhar mais vale jogar pelo seguro e deixar estar como está e não ter problemas!
 
Bom dia malta....

concordo com todas as opiniões e agradeço todas elas, afinal é mesmo para isso que os forns existem, trocar ideias e conhecimentos.

Sou da opinião, que o motor se trabalhar à temperatura correta, terá melhor rendimento a nivel geral.
Por outro lado se vai estragar tudo... se calhar mais vale jogar pelo seguro e deixar estar como está e não ter problemas!

Relativamente a este motor em especifico, posso dizer-te que, do que está realçado acima, a primeira parte da citação era exactamente a minha opinião no inicio, daí lhe ter mexido.
No entanto, depois de o ter feito, e do que aconteceu, arrependi-me exactamente pelo descrito na segunda parte da citação.

Abraços

PS: sei que os meus comentários vão um pouco contra a durabilidade do 1.6, mas na realidade é um motor muito bom e muito resistente, apenas tem as suas manias e feitios, pois sejamos realistas, não é um motor propriamente de engenharia recente. O meu, independentemente do meu azar ou situação, a realidade é que levou porrada toda a vida nas minhas mãos, sem cuidados, nunca chateou. quando começou a chatear, o meu mecânico disse que eu teria muita sorte se o carro durasse até ao fim do mês, mas a realidade é que ele andou diariamente, a aguentar porrada e nunca me deixou ficar mal mais de 8 meses, mesmo com a cabeça escachada a meio, lol, até ter arranjado o 1.9TD para lhe montar. Acho que atesta bem a durabilidade deles.
Aliás, se soubesse o que sei hoje, tinha apenas posto uma cabeça e junta do 1.9TD, turbo K24 ou T3 e ainda hoje estaria a fazer a festa com o 1.6.
 
Este fim-de-semana, não tinha muito para fazer e como não tive disponibilidade para fazer a troca dos amortecedores, foi verificar o porquê das luzes de marcha atrás não estares a funcionar...

- Verifiquei as lâmpadas e casquilhos e nada funcionava... Verifiquei os fios que passam junto ao amortecedor da mala e havia 2 fios partidos. Soldei-os e voilá... mas uma bricolage conseguida com sucesso!

Pequenos pormenores e revisões que podemos ir fazendo para o bom funcionamento e manutenção dos nossos tanques de guerra!

Abraços
 
Boa tarde malta,

Como disse num tópico mais acima, à coisa de 1 semana estive a desentupir o radiador da sofagem e aproveitar para lavar o reservatório do anticongelante.

Até aí nada de normal, o que acontece é que devido a ter perdido alguma água da tubagem, voltei a encher o reservatório, mas aqui à dias acendeu ao curvar tanto para a direita, como para a esquerda, acendeu a luz da temperatura. Abri o capot e o nível desceu. Voltei a colocar anticongelante (pouco) até chegar de novo ao nível. Acontece que voltou a acender de novo a luz e voltou a baixar novamente o nível, agora muito menos que na primeira vez.

A minha questão é saber se é normal a água baixar, sempre que se desliga algum tubo e irmos enchendo até estar “ferrado” ou algo se passa?

Por outro lado, sem falar da bomba de água, onde poderei verificar se existe alguma fuga? Quais os tubos onde circula água e quantos.

Só começou a acender a luz desde que efetuei esta operação.

Cumprimentos
 
Olá malta,

Hoje foi dia de mudar os 4 amortecedores :) Começou por não ser uma tarefa fácil devido ao acesso a principalmente nos de trás. Passando aos da frente e após deparar que não era só chegar e mudar a coisa complicou-se. Mas depois de mudar um deles, o outro foi sempre a abrir :D

Com arames e alicate conseguiu-se segurar as molas e tudo ficou no ponto ;) Quando não existe toda a ferramenta adequada, o importante é nuca desistir e arranjar soluções.

- - - - - - - - - -

Volta a sangrar o circuito e verifica se tens alguma fuga, nalgum tubo ou mesmo no próprio radiador.

Nos tubos não vejo nenhuma fuga, mas reparei que nesta bomba
krsn_c29_uee7k.jpg
ao passar o dedo, o mesmo ficou molhado e realmente tem vestígios de água não de agora, mas de outros tempos. Não sei o nome correto desta bomba, não tão pouco a sua função :(

- - - - - - - - - -

Em relação à direção manda alinhar e calibrar as jantes.

Após a montagem dos a amortecedores a direção continua leve. Quando mudei os 4 pneus, foi calibrado e alinhado a direção, supostamente, esse não será o problema, mas nada como levar a uma outra oficina e pedir para retificar tudo de novo.

Não sei se neste Audi em concreto tem, mas o meu irmão tem um Golf IV e quando ele trocou a caixa de direção, também ficou com a direção leve e após falar com o mecânico, ele disse que na caixa existe um parafuso de afinação, no qual ele mexeu e a direção ficou de novo pesada (normal).

Não sei se neste caso se aplica a mesma situação ou algo semelhante. Ele parado fica com a direção pesada, mas em andamento é que não.
 
Essa imagem onde tens a fuga, é uma bomba de agua auxiliar para o turbo. Significa que provavelmente terás o turbo Garrett T2, refrigerado a água. O intuito dessa bomba é arrefecer o turbo após desligares o carro, em vez de ter de se fazer a tipica espera de algum tempo antes de desligar o carro para equilibrio da temperatura do turbo.

Fica a tua escolha se convem trocares essa bomba ou não, pois podes sempre por o circuito directo sem ela, ou então compras nova.
Não precisas de te assustar, pois estes turbos existem em imensos motores de diferentes marcas, tanto seja Garret ou KKK (são as 2 marcas de turbos existentes nos 1.6 e 1.9 TDs), e na grande maioria dos motores eles trabalham sem qualquer tipo de arrefecimento a água.
 
Penso que tenhas feito um bom negócio 500€ por um Audi 80td se tudo correr como tem corrido até agora tens carro para muitos kms,esses motores são bastante fiáveis,verdade que são um pouco melindrosos se não lhe dermos a devida atenção mas faz kms até dizer chega com os devidos cuidados.
Já tive um também 1.6td de motor nada a dizer só o vendi porque começou a verter gasóleo pela bomba também normal nos tempos de hoje que os combustíveis estão uma lástima e isto já é material com muito km em cima,aos poucos vais ver que isso é uma máquina do aço além de serem confortáveis.
Boa sorte com a máquina.
 
Pelo preço que foi, já se sabe que existem sempre alguns retoques a fazer. Talvez tivesse encontrado algum mais recente, mas mais caro. Possivelmente não estaria tão bem estimado como este e teria de acabar por arranjar os retoques que tenho feito a este.

Penso que com tudo em ordem no fim, deverá a rondar os 1500/1800€. Mas fico com tudo ok.

Hoje foi dia de tirar o catalisador. Ficou mais solto e com um trabalhar completamente diferente :)
 
Back
Top