Audi 80 1.6TD de 1989 - Uma bela máquina!

Em conversa, estávamos a falar que pretendia arranjar uma lata velha e não queria estar a despender mais do que 600€/700€... mesmo só naquela para fazer 20km diários, até mesmo um a gasolina chega!

Conheço uma pessoa que costuma fazer umas negociatas vou perguntar... ok!

no dia seguinte... ele tem um Audi 80 a diesel, mas de 1989! Wowww, esquece... mas nada como ver e depois tirar as conclusões.

Antes de ir ver o carro benzi-me uma 1000 vezes só em pensar no que podia encontrar... Como trabalho em seguros e o dono do carro em questão é meu cliente à muitos anos, o carro está na posse dele à 12 anos e tenho o histórico todo e de facto ele só usava o carro nas ferias do verão, pois era apenas quando o pai vinha de ferias a Portugal, pois é emigrante.

Quando lá cheguei fiquei com de boca aberta... 1.6TD, mas todo sujo... nunca tinha visto nada assim!

Anda com o carro o tempo que quiseres e vês se queres ou não. Andei com o carro durante todo o fim de semana e fiquei apaixonado. Claro que pelo preço, não posso pedir nem exigir milagres ou um carro novo, mas... por 500€ acho que foi uma bela excelente compra.

vamos ao que interessa... as fotos!

aJ4aBs.jpg


eqn78i.jpg


3bt5jn.jpg


vFWdSb.jpg


qsO0Ej.jpg


3MjEbP.jpg


F4A0Kw.jpg


YlFuRv.jpg


bEj1d6.jpg


s9Lf1I.jpg



Após a compra, a primeira coisa que fiz, foi logo enviar o carro para a "lavandaria" teve 2 dias a descascar toda a porcaria.

Depois coloquei 4 sapatos novos, que os que lá estavam tinham rasto, mas estavam todos ressequidos. Antes de colocar os pneus, contei a historia e já me ofereceu 1.000€! Pensei, se isto é bom, então é para mim :)

Depois mandei fazer uma revisão por completo. O mecânico disse-me que o carro está impecável, sem folgas, muito estimado e o motor está pronto para a guerra, pois está muito certinho e afinado!

Coisas a fazer:

- Arranjar o conta km (já está encomendado a roldana que é típico a mesma se estragar) - RESOLVIDO

- Arranjar as borrachas para os bancos, pois os mesmo deslizam ferro com ferro e nas curvas abanam para um lado e para o outro - preciso de ajuda

- Fixar o espelho do lado do condutor, pois está largo e não funciona a regulação por dentro - tenho de ver se leva novo ou é uma questão de colocar os cabos no sitio

- O vidro de trás não desembacia - preciso de ajuda

- Não faz muito quente na sofagem - preciso de ajuda

- A consola central, o regulador só dá para os pés e vidro, para os respiradores centrais o regulador não roda para lá! - preciso de ajuda - RESOLVIDO

- O regulador do quente, só vai até meio, não dá para o máximo de calor! - preciso de ajuda. - RESOLVIDO

Até agora já gastei: 500€ no carro + 240€ em pneus + 100€ na lavagem + 30€ na roldana do conta km. A revisão ainda estou à espera da conta e falta arranjar os detalhes que descrevi acima.

O que acham?

Cumprimentos
 
Last edited:
so esse volante vale um dinheirao precisa de um bocado de carinho mas vai ao sitio logo que o motor esteja solido

quanto a sofagem pode ser o radiador da sofagem que ta a dar as ultimas
 
quanto a sofagem pode ser o radiador da sofagem que ta a dar as ultimas

boas

Ele faz quente, mas não muito. Penso que seja do regulador não ir até ao máximo de quente. Mas não estou a conseguir fazer com que ele vá. Se forçar vai partir, mas pelos parafusos não me parece que tenha sido mexido ou trocado.

Cumprimentos
 
Parabens pela aquisição...

Há muito boa gente que nao se importava de ter esse volante... :p

Quanto ao quente...se não consegues rodar o botão para o quente das duas uma ou tens alguma roda dentada partida, ou tens algum problema nos cabos de aço que ligam a sofagem.

Em relação ao quente também...pode ser outra coisa...a sofagem é composta por umas pás que forçam o ar a passar por um radiador (para ter ar quente). Estas pás têm um revestimento que com o passar dos anos vai desaparecendo, ou seja, o ar que supostamente era para ser canalizado para o radiador não o é totalmente e mistura-se com ar frio, dai teres ar ligeiramente mais quente.

Conselho... se poderes muda o radiador da sofagem...aproveitas e "re-fazes" o revestimento das pás e tens os problema resolvido para os proximos 20 anos, isto porque caso não saibas o radiador da sofagem está ligado ao sistema de refrigeração do motor.
 
Sejas bem vindo e parabéns pela aquisição. ;)
Já muito aqui foi dito em relação ao problema na soufagem, podes tambem ter o radiador entupido, mas pelo aspecto do vaso de expansão isso deve de andar com agua e é normal o radiador apodrecer ou ficar entupido.
O desembaciador traseiro pode ser avaria no botão.
Os bancos, tens á vendas kits de reparação na Audi.

Já tive um volante desses e gostei muito, parecia que andava de S2 :D
 
Antes de pores G12, ja que ele nao é de borla, verifica se nao teras fugas no radiador da sofagem (verifica com regularidade o nivel no vaso), e verifica a alcatifa se fica molhada ou com humidade.
No entanto, e pelo estado do vaso de expansao, poderas nao o ter nas melhores condiçoes.
Se achares que esta entupido, podes desligar os 2 tubos que entram no cortafogo no compartimento do motor, pois esses sao os que vao á sofagem, e num dos tubos poes uma mangueira e bom caudal até sair a pressao correcta pelo outro tubo.

Poderas ter tambem problemas nos cabos de regulação das pas e controlo da sofagem em si, como ja te disseram antes, e poderas ter de desmontar o modulo dos botoes, que pelas fotos aí mostradas parece que ja esta metade desmontado, lol.

De resto podes ter certeza que é boa maquina, e nao fosse a idade avançada a afastar potenciais interessados, e muita mais gente veria que isto sao carros de guerra.

Se precisares de peças podes sempre perguntar pois alguns de nós temos ou ja tivemos material e podemos ajudar.

Abraços
 
Boa noite amigos,

Em relação aos módulos dos botões estarem desmontados, foi para ver se conseguia ver o porquê de não rodar por inteiro e por outro lado, para colocar luzes novas, pois todas elas estavam fundidas :(

Da sofagem hoje tirei estas fotos para ver se conseguimos resolver, pois pouco entendo disto e se podermos poupar alguns euros com a troca de experiência, tanto melhor :)

krsn_bd8_uee7k.jpg


krsn_c29_uee7k.jpg


krsn_8b8_uee7k.jpg


O tubo da esquerda vai para o motor, o da direita segue para um "T" que desse "T" um vai para cima para a bomba da 2ª imagem e segue onde passa pela ficha que aparece na 3ª foto...

Falou-se em pás e no radiador da sofagem... onde se encontra esse radiador? A alcatifa está seca! :) Os radiadores que encontro é o do arrefecimento do motor (grande) e depois tem 2 radiadores pequenos 1 em cada ponta...
 
Radiador da sofagem está por dentro do tablier, mesmo no fundo, perto do corta fogo. O radiador em si é barato, 20 ou 30 euros, mas como em quase todos os carros, para o remover e substituir, tens de tirar todo o tablier fora, e tudo o que isso implica. (Alguns membros cá do forum ja o fazem em pouco tempo, e podem ajudar-te).

As pás estarão no mesmo local ou perto, e portanto, igualmente dentro do tablier.

A primeira foto que puseste aí mostra a entrada e saída dos tubos que vão ao radiador da sofagem, como ja te tinha dito anteriormente. Em 90% dos casos, quando o radiador apodrece, tem fuga, ou rebenta, devido ao custo e complexidade de retirar todo o tablier, muita gente apenas "une" um desses tubos ao outro e assim a agua passa directo, sem ir ao interior do carro, sem passar no radiador da sofagem, e como tal, o carro deixa de fazer qualquer tipo de quente pelos ventiladores.

Daí eu te ter salientado a opção de tentar limpar bem. Se a agua nao te desaparecer nada, nem tiveres o chão molhado, fuga pelo menos não a tens, mas podes o ter entupido.

Retira a consola central inferior, e expoe o mecanismo e cabos do controlador da sofagem, a ver se tens problemas nos cabos e não nas pás...
 
Retira a consola central inferior, e expoe o mecanismo e cabos do controlador da sofagem, a ver se tens problemas nos cabos e não nas pás...

Obrigado pela ajuda. A consola que falas é a que tem o rádio, etc...?

A questão de colocar água com bastante caudal é diretamente na saída dos tubos... ou seja a água irá entrar para o suposto radiador e depois voltar a sair, sem nunca passar pela tubagem que está à vista, correto?
 
Obrigado pela ajuda. A consola que falas é a que tem o rádio, etc...?

A questão de colocar água com bastante caudal é diretamente na saída dos tubos... ou seja a água irá entrar para o suposto radiador e depois voltar a sair, sem nunca passar pela tubagem que está à vista, correto?

Questão da água sim.

Questão da consola, não, refiro-me á zona inferior, que passa junto á alavanca das mudanças. Creio existirem parafusos laterais ocultos detrás dessa zona, mas mesmo que me esteja a recordar mal, deverá ajudar um pouco pois já expões melhor a área que tens a analisar, detrás do controlo da sofagem.

Vê é se arranjas o programa ETKA, é bastante util e valioso a nós que temos muita coisa a desmontar. Caso nao conheças é o programa oficial VW que mostra todas as peças do veiculo, todos os parafusos e porcas, e os seus part-numbers

Abraço
 
Questão da água sim.

Questão da consola, não, refiro-me á zona inferior, que passa junto á alavanca das mudanças. Creio existirem parafusos laterais ocultos detrás dessa zona, mas mesmo que me esteja a recordar mal, deverá ajudar um pouco pois já expões melhor a área que tens a analisar, detrás do controlo da sofagem.

Vê é se arranjas o programa ETKA, é bastante util e valioso a nós que temos muita coisa a desmontar. Caso nao conheças é o programa oficial VW que mostra todas as peças do veiculo, todos os parafusos e porcas, e os seus part-numbers

Abraço

Vou verificar a questão da sofagem para ver se consigo passar ao próximo nível :)

Isso da ETKA é o cabo de diagnostico e o respetivo cabo? Se sim, nem sabia que este carro tem ficha para ligar ao pc. O meu irmão tem um, mas para ligar ao Golf IV...

Vou dando noticias. Abraço
 
é o programa de consulta de peças e part numbers, não de diagnóstico nem de ligação ao carro. Os nossos motores são completamente mecânicos, não têm nada de elect´ronica nem complicações, e daí nao haver fichas a ligar, nem diagnósticos a fazer.

Existe centralina e ficha apenas nos 80 B4, a partir de 1991. Com o tempo e convivio neste secção aprenderás as diferenças :)
 
é o programa de consulta de peças e part numbers, não de diagnóstico nem de ligação ao carro. Os nossos motores são completamente mecânicos, não têm nada de elect´ronica nem complicações, e daí nao haver fichas a ligar, nem diagnósticos a fazer.

Existe centralina e ficha apenas nos 80 B4, a partir de 1991. Com o tempo e convivio neste secção aprenderás as diferenças :)

Estive a verificar um clone do ETKA que foi falado no forum e aquilo é mesmo espetacular... pois conseguimos ver o que temos de fazer para chegar a certo sitios :) Poupa-se bastante trabalho, por vezes desnecessário, e tempo.

Hoje já chegou a roldana do conta km, depois de montar comunico.

Outra coisa que irei precisar de montar é amortecedores à frente e atras. Não pretendo nada de rebaixamentos, nem tunnings, apenas igual ou equivalente à segurança e conforto de origem. Que aconselham?

Outra coisa que tenho reparado é que tenho a direção bastante leve, parece uma direção eletrica e não hidraulica como seria suposto. O que será?

Cumprimentos
 
Em relação a amortecedores aconselho KYB, são baratos, bons e duráveis.

Em relação à direção manda alinhar e calibrar as jantes.
 
Back
Top