Atenção á nova versão do código da estrada 01 JAN 2014

Tópico em 'Audi Bar' iniciado por pratinhol, 7 Nov 2013.

  1. pratinhol

    pratinhol Well-Known Member

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    É impressão minha ou está tudo louco, passam do 8 para o 80...

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    NOTÍCIAS
    Ciclistas com mais direitos no código da estrada
    5 Novembro 2013
    Ciclistas com mais direitos no código da estrada
    A nova versão do código da estrada aumentou a proteção dos ciclistas, os mais vulneráveis na estrada.

    Em vigor a partir de 1 de janeiro de 2014, o novo código da estrada redobra a atenção dada aos ciclistas. Nos velocípedes com motor (bicicletas elétricas), obriga ao uso do capacete homologado, apertado e ajustado. Apesar de não ser obrigatório, é recomendável usar o capacete, por uma questão de segurança. Segundo as novas regras, os velocípedes têm prioridade quando se apresentam pela direita. O código anterior obrigava os ciclistas a ceder passagem a veículos a motor.

    Na faixa do autocarro, os ciclistas podem circular se a regulamentação municipal assim o permitir.
    Na faixa do autocarro, os ciclistas podem circular se a regulamentação municipal assim o permitir.
    Os automobilistas devem manter uma distância lateral, no mínimo, de 1,5 metros dos velocípedes. Na rotunda, os ciclistas podem ocupar a via de trânsito mais à direita, mas devem permitir a saída dos condutores que circulam no interior da rotunda. Também é possível fazê-lo nas faixas reservadas aos transportes coletivos, consoante a regulamentação municipal.

    Esta medida, porém, deveria ser homogeneizada. A não autorização de velocípedes nestas vias coloca em risco a segurança dos ciclistas, sobretudo quando circulam entre um automóvel e um autocarro. É permitdo aos velocípedes circularem a dois numa via ao lado de uma ciclovia, desde que o façam com boa visibilidade e não causem perigo nem embaraço ao trânsito. Exceções: vias com visibilidade reduzida ou em engarrafamentos. Caso exista uma pista especial, os velocípedes devem circular de preferência por esta via. Ao fazê-lo numa via pública, devem respeitar as regras. Desde que não ponham em perigo ou perturbem os peões, os menores até 10 anos estão autorizados a andar de bicicleta nos passeios.

    Os velocípedes podem ser equipados com uma cadeira homologada para o transporte de crianças até aos 7 anos de idade. Os reboques para transportar crianças devem também ser homologados. A sua circulação passa a ser autorizada e não só em ciclovias.

    Sensibilidade e bom senso devem imperar. Nos automobilistas, protegendo os utilizadores mais vulneráveis, nos ciclistas, optando por manobras seguras, e nos peões, respeitando as vias para circular.
     
  2. Ricardo JZ

    Ricardo JZ New Member

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    Sinceramente.. é mais uma razão para um gajo se chatear!

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    Nesta, acho que faltam aqui muitas excepções... Quer dizer, vou numa via em de dois sentidos separada por uma linha contínua, para que possa procer à ultrapassagem de um ou mais velocipedes que circulam lado a lado ou não... e mantendo a distancia segura que aí se fala, vou possivelmente pisar a linha... Quem leva a multa? Eu?

    Há vias em que para ultrapassar 1 já se tem de pisar a linha... quando vão lado a lado então...

    Não concordo com isto!!! Queremos ser tão desenvolvidos sem termos infra-estruturas para que isto se aplique!!!
     
  3. pratinhol

    pratinhol Well-Known Member

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    Tanta coisa com a segurança das crianças dentro dos carros e vão permitir que se transportem as crianças em atrelados, em estradas de grande movimento por exemplo... :'(
     
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  4. Ricardo JZ

    Ricardo JZ New Member

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    Também não vejo referência ao uso obrigatório de cinto de segurança e capacetes para as crianças que viajam no atrelado...
     
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  5. pratinhol

    pratinhol Well-Known Member

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    Pode até levar cinto, capacete e o raio... se levar com um carro por trás tem alguma salvação possível... ??!!
     
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  6. RMM

    RMM New Member

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    E se um condutor de uma bicicleta cometer uma infracção...o senhor guarda faz o quê?

    Se querem ter as coisas como deve ser deve ser no mínimo obrigatório fazer o código, ter matricula e já agora pagar impostos que eu também pago impostos de circulação mesmo que o meu carro esteja parado!

    E ter seguro...se uma bicla bater no meu carro e for a culpada...quem paga? Eu? Pois... Eu cheguei a viver num sitio onde tinha uma estrada com um ciclivia e via muita gente a andar na estrada...
     
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  7. Ricardo JZ

    Ricardo JZ New Member

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    Amigo Carlos, Não estou a dizer que ia salvar... Apenas comentei o facto de não haver referência a isso...
     
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  8. RMM

    RMM New Member

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    Ah...e nos semáforos? O código diz que as biclas podem passar o vermelho? É que é todos os dias que vejo isso...
     
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  9. CutKiller

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    Podes pois... Sais da bicla... passas pelo passeio e pronto.. voltas à estrada :green:
     
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  10. ELFuracon

    ELFuracon Well-Known Member

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    Estas alterações de codigo de estrada são das maiores aberrações que alguma vez vi...
    sobretudo tendo em conta a nossa a cultura, civismo e condições das vias, arruamentos estreitos e passeios de calçada irregulares onde nem uma mala de viagem rola....?
    Os legisladores devem pensar que estão na Holanda onde tudo é plano, perfeitamente desenhado e executado.

    Só para citar 3/4 exemplos:

    1 - A maior parte das vias não tem condições para que na mesma faixa o condutor de um veiculo mantenha uma distância minima lateral de 1,5m face ao ciclista. Agora imaginem um camião.....e a circular atrás de um ciclista e as estradas com os buracos que temos.....

    2- Pôr crianças de até 10 anos a decidir se embaraçam ou não o trânsito e a poder circular á vontade em cima nos passeios????? e atropelando ou ferindo alguém, respondem perante as autoridades, têm seguro?

    3-Deve ser muito saudável para os ciclistas fazer esforço fisico intenso a pedalar atrás dos escapes de taxis e autocarros na faixa do BUS....

    4-Prever a velocidade de um ciclista a circular para passar numa passadeira? As regras com peões eram claras:
    o peão está no passeio e ainda não chegou á passadeira -> passa o carro, se o peão está a inciar ou já em cima da passadeira, pára o carro. E agora? se o ciclista ainda estiver a 30 metros da passadeira e o carro a 50 metros na via antes da mesma, começa a travar? e de noite e com nevoeiro.

    Conclusão:
    É de prever um perigosissimo aumento de acidentes envolvendo ciclistas, por desconhecimento e falta de adaptação das regras por parte de condutores, abuso de ciclistas e más condições da vias / sinalização.
    É o equivalente a; de um dia para o outro passar a circular na faixa da esquerda, á Inglesa!
     
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  11. mlw_1550

    mlw_1550 Well-Known Member

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    Concordo contigo em absoluto. É o nosso governinho de bananas a fazer o que sabe melhor, pôr o carro à frente dos bois.
     
  12. RicardoEV

    RicardoEV Well-Known Member

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    Outro grande problema é a falta de civismo, tanto da parte dos ciclistas como dos condutores, já fui praticante e via alguns colegas com uma mentalidade....condutores não ficam atrás que todos os dias fico parvo com cada coisa que vejo.
     
  13. Rui.Sport.Line

    Rui.Sport.Line New Member

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    Palhaçada, esperem só em os ciclistas virem pra ia reclamar contra quem apoia estas medidas, o pior é que a grande maioria esquece-se que tambem é condutor, e certamente não gostam de empata-fod@s no caminho. essa questão de seguros por parte deles é que eu queria ver.... pois tambem provocam acidentes e outros stresses.

    enfim:x
     
  14. Ricardinho11

    Ricardinho11 New Member

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    Os ciclistas (e aquele pessoal das motas que andam na estrada a pastar) quando sentem o para-choques do carro quase a tocar-lhes na roda eles chegam-se para o canto :green:
     
  15. alex_arganil

    alex_arganil Well-Known Member

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    Desculpem lá, mas isto é impossível... diarreia cerebral novamente em acção.. :'(
     
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