Atenção á nova versão do código da estrada 01 JAN 2014

É impressão minha ou está tudo louco, passam do 8 para o 80...

--------------------------------------------------------------


e30b940c-0d8b-4ac2-9987-299a31eedc79bikerulesweb2.jpg




NOTÍCIAS
Ciclistas com mais direitos no código da estrada
5 Novembro 2013
Ciclistas com mais direitos no código da estrada
A nova versão do código da estrada aumentou a proteção dos ciclistas, os mais vulneráveis na estrada.

Em vigor a partir de 1 de janeiro de 2014, o novo código da estrada redobra a atenção dada aos ciclistas. Nos velocípedes com motor (bicicletas elétricas), obriga ao uso do capacete homologado, apertado e ajustado. Apesar de não ser obrigatório, é recomendável usar o capacete, por uma questão de segurança. Segundo as novas regras, os velocípedes têm prioridade quando se apresentam pela direita. O código anterior obrigava os ciclistas a ceder passagem a veículos a motor.

Na faixa do autocarro, os ciclistas podem circular se a regulamentação municipal assim o permitir.
Na faixa do autocarro, os ciclistas podem circular se a regulamentação municipal assim o permitir.
Os automobilistas devem manter uma distância lateral, no mínimo, de 1,5 metros dos velocípedes. Na rotunda, os ciclistas podem ocupar a via de trânsito mais à direita, mas devem permitir a saída dos condutores que circulam no interior da rotunda. Também é possível fazê-lo nas faixas reservadas aos transportes coletivos, consoante a regulamentação municipal.

Esta medida, porém, deveria ser homogeneizada. A não autorização de velocípedes nestas vias coloca em risco a segurança dos ciclistas, sobretudo quando circulam entre um automóvel e um autocarro. É permitdo aos velocípedes circularem a dois numa via ao lado de uma ciclovia, desde que o façam com boa visibilidade e não causem perigo nem embaraço ao trânsito. Exceções: vias com visibilidade reduzida ou em engarrafamentos. Caso exista uma pista especial, os velocípedes devem circular de preferência por esta via. Ao fazê-lo numa via pública, devem respeitar as regras. Desde que não ponham em perigo ou perturbem os peões, os menores até 10 anos estão autorizados a andar de bicicleta nos passeios.

Os velocípedes podem ser equipados com uma cadeira homologada para o transporte de crianças até aos 7 anos de idade. Os reboques para transportar crianças devem também ser homologados. A sua circulação passa a ser autorizada e não só em ciclovias.

Sensibilidade e bom senso devem imperar. Nos automobilistas, protegendo os utilizadores mais vulneráveis, nos ciclistas, optando por manobras seguras, e nos peões, respeitando as vias para circular.
 
Sinceramente.. é mais uma razão para um gajo se chatear!

- - - - - - - - - -

É permitdo aos velocípedes circularem a dois numa via ao lado de uma ciclovia, desde que o façam com boa visibilidade e não causem perigo nem embaraço ao trânsito. Exceções: vias com visibilidade reduzida ou em engarrafamentos. Caso exista uma pista especial, os velocípedes devem circular de preferência por esta via. Ao fazê-lo numa via pública, devem respeitar as regras.

Nesta, acho que faltam aqui muitas excepções... Quer dizer, vou numa via em de dois sentidos separada por uma linha contínua, para que possa procer à ultrapassagem de um ou mais velocipedes que circulam lado a lado ou não... e mantendo a distancia segura que aí se fala, vou possivelmente pisar a linha... Quem leva a multa? Eu?

Há vias em que para ultrapassar 1 já se tem de pisar a linha... quando vão lado a lado então...

Não concordo com isto!!! Queremos ser tão desenvolvidos sem termos infra-estruturas para que isto se aplique!!!
 
Tanta coisa com a segurança das crianças dentro dos carros e vão permitir que se transportem as crianças em atrelados, em estradas de grande movimento por exemplo... :'(
 
E se um condutor de uma bicicleta cometer uma infracção...o senhor guarda faz o quê?

Se querem ter as coisas como deve ser deve ser no mínimo obrigatório fazer o código, ter matricula e já agora pagar impostos que eu também pago impostos de circulação mesmo que o meu carro esteja parado!

E ter seguro...se uma bicla bater no meu carro e for a culpada...quem paga? Eu? Pois... Eu cheguei a viver num sitio onde tinha uma estrada com um ciclivia e via muita gente a andar na estrada...
 
Ah...e nos semáforos? O código diz que as biclas podem passar o vermelho? É que é todos os dias que vejo isso...
 
Estas alterações de codigo de estrada são das maiores aberrações que alguma vez vi...
sobretudo tendo em conta a nossa a cultura, civismo e condições das vias, arruamentos estreitos e passeios de calçada irregulares onde nem uma mala de viagem rola....?
Os legisladores devem pensar que estão na Holanda onde tudo é plano, perfeitamente desenhado e executado.

Só para citar 3/4 exemplos:

1 - A maior parte das vias não tem condições para que na mesma faixa o condutor de um veiculo mantenha uma distância minima lateral de 1,5m face ao ciclista. Agora imaginem um camião.....e a circular atrás de um ciclista e as estradas com os buracos que temos.....

2- Pôr crianças de até 10 anos a decidir se embaraçam ou não o trânsito e a poder circular á vontade em cima nos passeios????? e atropelando ou ferindo alguém, respondem perante as autoridades, têm seguro?

3-Deve ser muito saudável para os ciclistas fazer esforço fisico intenso a pedalar atrás dos escapes de taxis e autocarros na faixa do BUS....

4-Prever a velocidade de um ciclista a circular para passar numa passadeira? As regras com peões eram claras:
o peão está no passeio e ainda não chegou á passadeira -> passa o carro, se o peão está a inciar ou já em cima da passadeira, pára o carro. E agora? se o ciclista ainda estiver a 30 metros da passadeira e o carro a 50 metros na via antes da mesma, começa a travar? e de noite e com nevoeiro.

Conclusão:
É de prever um perigosissimo aumento de acidentes envolvendo ciclistas, por desconhecimento e falta de adaptação das regras por parte de condutores, abuso de ciclistas e más condições da vias / sinalização.
É o equivalente a; de um dia para o outro passar a circular na faixa da esquerda, á Inglesa!
 
Outro grande problema é a falta de civismo, tanto da parte dos ciclistas como dos condutores, já fui praticante e via alguns colegas com uma mentalidade....condutores não ficam atrás que todos os dias fico parvo com cada coisa que vejo.
 
Palhaçada, esperem só em os ciclistas virem pra ia reclamar contra quem apoia estas medidas, o pior é que a grande maioria esquece-se que tambem é condutor, e certamente não gostam de empata-fod@s no caminho. essa questão de seguros por parte deles é que eu queria ver.... pois tambem provocam acidentes e outros stresses.

enfim:x
 
Os ciclistas (e aquele pessoal das motas que andam na estrada a pastar) quando sentem o para-choques do carro quase a tocar-lhes na roda eles chegam-se para o canto :D
 
Back
Top